(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Gomide é convidado para ir a Londres e recebe prêmio

Meio Ambiente Comentários 19 de maro de 2011

A convite da embaixada do Reino Unido, chefe do Executivo anapolino irá conhecer novas tecnologias para o tratamento de lixo. A Prefeitura também receberá, novamente, o prêmio Chico Mendes


Ações na área de meio ambiente, como o tratamento de resíduos sólidos, a construção das lagoas de tratamento de chorume, a implantação da coleta seletiva, a proteção de áreas verdes e a criação de parques, tem alavancado o nome de Anápolis nesse setor. Neste sábado, 19, o prefeito Antônio Gomide viaja para Londres, a convite da Embaixada do Reino Unido, para conhecer de perto novas tecnologias no tratamento de lixo. Ainda esse semestre, a Prefeitura de Anápolis recebe, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio máximo do Instituto Chico Mendes, concedido a empresas e instituições públicas que se destacam no trato com o meio ambiente.
Tanto o prêmio deste ano, quanto o convite da viagem vieram devido, principalmente, à boa gestão de resíduos sólidos desenvolvida pelo município, englobando a operacionalização do Aterro Sanitário e a construção das lagoas para tratamento de chorume, que culminaram na expedição da licença de funcionamento do local até 2015.
Outro ponto fundamental para este reconhecimento é a coleta seletiva realizada em Anápolis com a criação da cooperativa de catadores que, atualmente, atende 60 bairros da cidade. “Além do trabalho sustentável que propõe a coleta seletiva, a cooperativa dá mais dignidade aos catadores que tem um rendimento mensal de quase mil reais”, informa o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Henrique Ribeiro. No ano de 2010, o prêmio Chico Mendes veio pela proteção de áreas verdes como o cercamento de dez espaços, a reforma de parques e praças e a construção do Parque Ambiental Ipiranga.


Reino Unido
E foi justamente esse conjunto de ações visando a proteção ambiental em todos os níveis, constatado por meio de pesquisas, que levaram a Embaixada do Reino Unido a convidar Anápolis para conhecer o trabalho que eles desenvolvem. Luiz Henrique Ribeiro conta que, na Inglaterra, como em boa parte da Europa, o sistema utilizado para tratamento de resíduos sólidos é biodigestor. “Como os países são pequenos, eles não tem espaços suficientes para implantação de aterros, então usam esse sistema que reduz a matéria orgânica em 2% e ainda gera energia”, esclarece.
Além de Anápolis, integrarão a comitiva os municípios goianos de Senador Canedo, São Miguel do Passa Quatro e Aparecida de Goiânia e também as seguintes cidades mineiras: Teófilo Otoni, Lavras, Patrocínio, Governador Valadares e Viçosa. O secretário informa que na oportunidade, além de Londres, eles visitarão mais duas cidades do Reino Unido para saber mais sobre a gestão de resíduos sólidos e trazer novidades e sistemas eficientes de tratamento para que sejam implantados em Anápolis. “Buscaremos informações importantes que podem nos auxiliar aqui na cidade, melhorando ainda mais o nosso trabalho”, pontua.
Para Luiz Henrique Ribeiro, este reconhecimento surgiu, principalmente, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na área ambiental, que sempre foi tratada com prioridade pela atual gestão municipal. “Isso é prova de que a Prefeitura de Anápolis está no caminho certo e investindo constantemente na questão ambiental”, afirma.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Meio Ambiente

Limpeza preventiva de córregos

14/09/2017

Os córregos se contorcem diante do assoreamento que desidrata os cursos d’água nesse momento de estiagem. Mas para evitar...

Queimadas em vegetações e plantações estão têm registro de incidência na região de Anápolis

10/08/2017

Embora já se esteja em um período que favorece a sua ocorrência, a estação da seca ainda não provocou este ano grandes ...

Compensação ambiental vai garantir retirada de árvores

13/07/2017

Para cada palmeira de guariroba retirada do canteiro central da Avenida Brasil - medida necessária para a continuidade da ob...

Programa combaterá desperdício de água

15/06/2017

Combater o desperdício de água. Este é o objetivo do Pró-Água, programa que será lançado na próxima terça-feira,20, ...