(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Goiás reforça combate ao “novo cangaço”

Segurança Comentários 17 de janeiro de 2014

Polícia Militar implanta mais uma base do Comando de Operações de Divisas, na região Nordeste do Estado


Desde a última quarta-feira,15, começou a funcionar a 10ª base do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar. O município de Campos Belos, Região Nordeste de Goiás, recebeu a unidade que tem como um dos focos o combate aos crimes conhecidos como “Novo Cangaço” – em que grandes quadrilhas da Região Nordeste do País “fecham” pequenas cidades para assaltos. A base reforça o policiamento na região de divisa com o Tocantins e a Bahia. Ainda em 2014 o COD deve iniciar sua atuação em mais cinco localidades, fechando as divisas estaduais.
O Comando está presente em Goiânia, Corumbaíba, Cabeceiras, Posse, Piranhas, Jataí, Chapadão do Céu, Aporé e Caçu. Devem receber bases fixas Britânia, São Miguel do Araguaia, Itumbiara, Catalão e Luziânia. Além do efetivo do COD, para o policiamento de divisas estão sendo treinados policiais militares dos Grupos de Patrulhamento Táticos (GPTs). Com a nova base está concluída a etapa de fechamento das divisas da Região Nordeste de Goiás.
No caso de Campos Belos, o COD conta com apoio da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), que será responsável pelo pagamento de horas extras remuneradas aos pms do GPT que irão atuar nas divisas. “É um convênio muito importante com a Agetop”, avalia o comandante do COD, tenente-coronel Luís Cesar Gonçalves de Paiva.
A participação da Agetop também abrange o apoio na fiscalização rodoviária e soma-se ao combate aos crimes de fronteira: tráficos de drogas, contrabando, descaminho, entre outros. Essas parcerias, com a da Agetop, contribuem no desempenho do COD. No ano passado, o Comando apreendeu seis toneladas de entorpecentes.
“Foi fruto do desenvolvimento do trabalho e da interação, da soma de esforços. Nós mantemos um contato muito bom, muito salutar com a Polícia Federal, com a Receita Federal – que nós realizamos operações constantes, com a Polícia Civil, com a Polícia Rodoviária Federal… Então, essa interação e a soma de esforços, mediante o esforço do nosso grupo, está dando sucesso”, pontua Paiva.
Após a inauguração em Campos Belos, a próxima fase de expansão do COD é na Região Leste do Estado, na área dos municípios de Jussara, Britânia e Aruanã. “A tendência é fechar o nosso Estado. Se vierem para o nosso Estado certamente serão abordados pelo COD e apreendidos os ilícitos”, conclui.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia visita a ALA 2

12/10/2017

Na última terça-feira,11, uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visitou...

Implantação do Polo de Defesa poderá ter linha de crédito federal

12/10/2017

Resultado da reunião ocorrida na última terça-feira, 10, com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o projeto de implantaç...

Fugas expõem fragilidade na segurança da Cadeia Pública

06/10/2017

No domingo, primeiro de outubro, quatro presos conseguiram escapar do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” ap...

ALA 2 começa a se preparar para receber os primeiros caças Gripen

08/09/2017

Denominada de Base Aérea de Anápolis até dezembro do ano passado e, a partir de então, de ALA 2, a unidade local da Forç...