(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Goianão 2013: Anápolis e Grêmio estreiam no domingo

Esportes Comentários 19 de janeiro de 2013

As duas equipes tiveram uma semana de muita movimentação, visando a estreia na temporada no domingo


Com históricos e perfis diferentes, os dois clubes da Cidade que irão disputar a série A do Campeonato Goiano de Futebol- Anápolis Futebol Clube e Grêmio Esportivo Anápolis- estreiam neste domingo,20, jogando contra a Aparecidense no Estádio Jonas Duarte e o contra Crac de Catalão, no Estádio Genervino da Fonseca, respectivamente. Em comum, os dois clubes trabalham para realizar uma boa campanha num campeonato que promete muitas surpresas.
Durante a semana, as duas equipes tiveram um ritmo intenso de treinamentos. O Anápolis, ainda sentindo o peso da derrota por 5 a 2 no amistoso com o Brasília, dentro do Jonas Duarte, poderá providenciar novos reforços, segundo informa o gerente de futebol Ari Júnior. O Grêmio Anápolis também está confiante. A equipe conta com 24 jogadores para este início de temporada. A mais recente contratação foi o volante Alexandre, revelado pela base do Goiás.

História
O Anápolis Futebol Clube foi fundado no dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A idéia era de criação de um time do "povão", para competir com outro já existente, a Anapolina, que era considerado o time da "elite". Em 1947, conquistou o seu primeiro título estadual, quebrando um tabu. Pela primeira vez um time do interior ganhava o campeonato que não é reconhecido pela federação goiana de futebol. Em 1951 muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube.
Em 1965, sagra-se campeão estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3x2 em uma virada histórica, no estádio Jonas Duarte. Nesse dia, recebendo público recorde, a torcida foi ao delírio quando o time entrou em campo, com: Dida; Sorriso, Nina, Osmar, Paraguaio e Áli; Genésio e Eudécio; Zezito, Nelson Parrila e Deca. No banco ficaram o goleiro Morais, Baiano, Wilson e outros craques. O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxambu. No ano seguinte disputou a Taça Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição.
No ano passado, o Anápolis, que havia caído para a segunda Divisão do regional, montou uma boa estrutura e acabou sagrando-se Campeão da Divisão de Acesso.


O Grêmio
A história do Grêmio Esportivo Anápolis é mais recente. O time foi fundado em 1999, na cidade de Inhumas, com a proposta de se firmar como um clube-empresa para acolher, revelar e negociar jogadores. Com esse propósito, mudou-se para Anápolis no ano de 2006. No ano seguinte, o Grêmio, também apelidado de Azulão Anapolino, foi um dos times do interior brasileiro que mais exportou jogadores para o exterior, entre eles, o atacante Maranhão que passou pela Anapolina, onde foi destaque do time.
Em 2011, o Grêmio Anápolis retornou na 3ª Divisão do Campeonato Goiano e foi campeão invicto. Na Divisão de Acesso do ano passado, a equipe fez uma boa campanha e foi vice-campeão, garantindo, assim, sua vaga na elite do Goianão de 2013.
Time base do Anápolis Futebol Clube
Goleiro - Flávio Mendes (campeão da Série B com o time em 2012)
Lateral direito - Marcelo Tchê (veio do Santa Helena)
Zagueiro - Souza (veio da Chapecoense - SC)
Zagueiro - Bruno Lopes (oriundo do time campeão da Série B em 2012)
Lateral esquerdo - Jorge Henrique (veio do Brasiliense)
Volante - Washington (oriundo do time campeão da Série B em 2012)
Volante - Zé Neto (veio do CRAC de Catalão)
Volante - Evandro (veio da Aparecidense)
Meia - Jefferson (veio do América MG)
Atacante - Maranhão (veio do ASA de Arapiraca AL)
Atacante - Rafael Grampola (veio do Bahia Esporte
Técnico - Wladimir Araújo


Time base do Grêmio Esportivo Anápolis
Goleiro Walber (ex- Anapolina, Imperatriz e Goiânia)
Lateral direito - Jaílson (veio do futebol paraibano)
Lateral esquerdo - Felipe Assis (veio da Friburguense)
Zagueiro - Ícaro (veio do Ceilândia)
Zagueiro - Luizão (ex Anápolis Futebol Clube)
Volante - André (veio do Ituano - SP)
Volante - Isaías ‘Zazᒠ(veio do Aparecida de Goiânia)
Meia - Jorginho (veio do Goiatuba)
MEIA- Tindurim (Veio do Paulista de Jundiaí)
Atacante - Américo (veio do Vila Nova GO)
Atacante - Sandrinho (veio do Costa Rica - Portugal)
Atacante - Manoel Júnior (veio da Jataiense)
Técnico - Edson Júnior

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Jogos da Primavera têm 8 mil inscritos

21/09/2017

Ano após ano, o número de atletas inscritos para os Jogos da Primavera tem se ampliado e, nesta edição - a 46ª - são 7....

Galo faz parceria com a UniEvangélica

21/09/2017

O futsal anapolino tem mais um representante na principal competição de futsal do Estado. É o Anápolis Futebol Clube no C...

Eleição da Rubra já tem cinco pré-candidatos

21/09/2017

A assembleia geral ordinária em que convoca todos os conselheiros da Associação Atlética Anapolina irá acontecer na pró...

Rapidinhas

14/09/2017

Rapidinhas A Seleção Goiana de Futsal, que foi representada por atletas e comissão técnica do Arena de Anápolis, conse...