(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Frota rodando irregular causa preocupação

Cidade Comentários 30 de maio de 2014

Pátio privado de guarda de veículos já tem hoje quase 03 mil unidades retidas, mas há espaço para atender à demanda


Na quinta-feira, 29, o Centro Pátio de Anápolis, o primeiro pátio privatizado de recolhimento e guarda de veículos de Goiás, reuniu autoridades ligadas às áreas de trânsito e de segurança pública, para um café da manhã em comemoração ao seu primeiro ano de funcionamento. Durante o evento, um dos assuntos em evidência foi a grande quantidade de veículos que circulam na Cidade com documentação irregular, principalmente, com relação ao licenciamento e pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Segundo o administrador do órgão, Valeriano Sahium, o local hoje conta com mais de 2,7 mil veículos retidos, incluindo os mais de 1,3 mil que foram removidos do pátio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). Mas, conforme disse, o espaço é suficiente para novas retenções, uma vez havendo por parte da polícia e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), o interesse em intensificar as operações para combater a frota irregular.
Em média, o Centro Pátio recebe 400 veículos - entre carros e motos - que são detidos em blitzen, ou, envolvidos em acidentes. Os proprietários têm prazo de 90 dias para fazerem a retirada. Após esse período, os veículos apreendidos já podem ser liberados para leilões. Nesta condição, conforme informou Valeriano Sahium, estão quase 1,8 mil veículos sob a guarda da empresa, que possui uma área de mais de 40 mil metros quadrados, toda murada e com um moderno sistema de segurança e vigilância 24 horas, localizada no Jardim Primavera I.

A Polícia
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Rubens Maia, ressaltou que o pátio privado tem sido uma peça fundamental de apoio às forças de segurança do Município, uma vez que os pátios até então existentes estavam operando com a capacidade no limite. O que, até, impedia a PM de realizar um número maior de operações. Conforme observou, há, de fato, a necessidade de um trabalho mais forte para combater a frota irregular, visto que em alguns casos, ocorre de os meliantes usarem veículos com documentação irregular para praticarem delitos. Além do que, ponderou, é um dever de todo cidadão ter a documentação do seu veículo em dia para evitar problemas.
O diretor da CMTT, Alex Araújo, ressaltou que todos os veículos que estavam no pátio do órgão já foram removidos para o Centro Pátio de Anápolis. Na sua avaliação, esta parceria celebrada entre a empresa e a autarquia retirou da responsabilidade da mesma a guarda dos veículos que estavam sob seus cuidados, transferindo-a para um local adequado e que dispõe de estrutura e segurança para receber os veículos apreendidos.

CIRETRAN
O diretor da Circunscrição Regional de Trânsito, Paulo Ricardo Arantes Lemasson, informou que é de grande valia contar com a parceria do setor privado. O órgão, também, vem enfrentando, ao longo dos anos, problemas de superlotação em seu pátio, devido ao crescimento da frota. Só para se ter uma ideia, por mês, em torno de 800 veículos são emplacados na regional do Detran.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, a participação do setor privado nesta área é muito bem vinda. Inclusive, conforme adiantou, está em curso uma negociação para que o Centro Pátio possa, também, receber os veículos que são apreendidos pela corporação. Neste caso, observou, é necessário o envolvimento também do Poder Judiciário, uma vez que os veículos que se encontram sob a guarda da Polícia Civil, são alvo de processos judiciais.
“Nós estamos prontos para atender às demandas e colaborar para que possamos reduzir essa frota que está circulando irregularmente em nossa região”, arrematou Valeriano Sahium.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Novo contrato entre SANEAGO e Município sai nos próximos dias

11/10/2018

Principal tema em debate na reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis na última quarta-feira...

Conclusão da obra da Câmara Municipal tem muitos entraves e custos elevados

11/10/2018

A comissão instituída pelo Prefeito Roberto Naves, com o objetivo de fazer um amplo “diagnóstico” sobre a situação d...

Vereadores que participaram das eleições 2018 comemoram votos

11/10/2018

O presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho (SD), agradeceu a vitória nas urnas do domingo (07/10). Com 16.486 votos, e...

Enel recebe enxurrada de críticas por atendimentos prestados em Anápolis

11/10/2018

Uma, duas, três, quatro vezes o fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Enel Distribuição Goiás foi int...