(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Festival de teatro traz atrações para o público infantojuvenil do Município

Cidade Comentários 16 de maro de 2018

Razões Para Sonhar, nome dado ao projeto, chega à terceira edição edição com programação repleta de novidades


A arte ensina e educa. O teatro, a partir da sua dramaturgia, transmite sabedorias, emoções e faz refletir e questionar sobre o mundo que nos rodeia. É pensando neste potencial que Razões Para Sonhar – Festival de Teatro para Infância e Juventude trabalha voltado ao público de crianças e adolescentes. A 3ª edição ocorre em Anápolis desde o dia 26 de fevereiro último e se estenderá até o dia 28 de abril próximo. A programação é gratuita e possui fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Organizado pela Anthropos Cia de Teatro e Oliveira e Santos Caetano, a programação conta com espetáculos, seminários e oficinas e workshop. Constantino Isidoro, organizador do festival, comenta da importância de um projeto de mediação cultural, fomento e divulgação da produção artística voltada para infância e juventude. “Muito além de ser uma mostra de teatro, o Razões para Sonhar tem como objetivo refletir sobre a importância da educação do sensível para crianças, adolescentes e jovens como possibilidade para o reencantamento do mundo”.
São mais de 10 espetáculos presentes na programação com grupos de Anápolis, Goiânia, Brasília e São Paulo. A tarde de abertura teve o Palhaço Biribinha (AL) e seu espetáculo Magia. A Cia. Boca do Lixo, grupo também responsável pela Escola de Circo de Anápolis, e também de Anápolis, o grupo Expressão Cia Teatral, se apresentaram em escolas públicas da cidade.
A partir desta sexta-feira, 16, cinco espetáculos vão acontecer gratuitamente e abertos ao público. Os grupos Corpo Composto e Solo de Dança e Cia Mega Break crew apresentam e AdoleSendo, às 14 horas, e Concreto, às 15 horas, respectivamente, no Teatro IFG.
No sábado (17/03) o festival recebe o grupo La Casa Incierta (DF) com o espetáculo Café Frágil, destinado a bebês. Acontecem em dois horários no Teatro Municipal de Anápolis, às 10h e 16h. O Anashopping também vai ser palco de espetáculo no Festival Razões para Sonhar. Serão quatro apresentações de Azulindo no Teatro de Bonecos Serafín, da Cia Serafín Teatro, às 13, 14, 15 e 16 horas.
Para encerrar a programação artística, no domingo (18/03), às 17 horas, no Parque Ipiranga, a Cia Pé de Cana, de Iracemápolis (SP), apresenta o espetáculo Circo de Doisdo, conduzido pelos palhaços Capivara e Foifó. Eles viajam o Brasil a bordo de uma Kombi montando um pequeno picadeiro de circo por onde passam. Malabarismo, acrobacias e improvisos prometem levar muita diversão ao público.
As apresentações ocorrem em escolas, destinadas aos alunos, mas também em diversos locais, como em praça aberta, Teatro Municipal, Teatro Sesc e Anashopping. Todos com entrada gratuita.

SEMINÁRIO DE ARTES
Outra vertente do festival é promover o diálogo e discussões sobre o fazer arte para um público tão específico. Por isso, sábado (17/03) é dia de Seminário de Artes para Infância e Juventude. Às 9 horas, no SESC, tem conferência de abertura com Sandro di Lima e o tema “Qualidade em arte para infância e juventude – que bicho é esse?”. A programação segue às 14 horas, na Escola de Teatro, com Glauber Coradesqui falando sobre “Mediação Cultural para as artes da cena – experiências contemporâneas de formação de plateia”.
OFICINAS E CURSOS
A programação está recheada de oficinas de iniciação teatral para crianças e jovens e, para quem quer aprofundar no assunto, o Razões Para Sonhar oferece dois cursos de capacitação de longa duração: de Direção Teatral para a Infância e Juventude e de Capacitação para Educadores – Mediação Cultural para as Artes da Cena. Estes serão ministrados todos os sábados de 17/03 a 28/04. Serão cinco encontros, sempre das 09 às 18 horas.
Razões para Sonhar – Festival de Teatro para Infância e Juventude possui fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e entende que a arte tem uma enorme importância na relação do homem com o mundo. Aproximar crianças e jovens da linguagem artística é a maneira que um grupo goiano pensou em fazer a diferença e em movimentar a produção teatral no estado.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Prefeitura inicia desassoreamento do lago do Parque

20/09/2018

Recuperado na gestão do Prefeito Roberto Naves, o Central Parque da Juventude Onofre Quinan voltou a receber melhorias. Nest...

Multas por infrações no trânsito têm redução em mais de 15 por cento

14/09/2018

As multas por infrações no trânsito em Anápolis caíram mais de 15% de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o ...

Humanização do atendimento é meta de programa inovador

06/09/2018

Uma cólica renal levou Leila Evangelista, 49, pela primeira vez à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. No caminho pen...

Milhares de visitantes são esperados no dia dos Portões Abertos na ALA 2

06/09/2018

Neste sábado, 08, das 9h às 17h, a Ala 2 (Base da Aérea de Anápolis), irá abrir as suas instalações para mais uma edi...