(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Festival de Cinema começa com muitas atrações

Cultura Comentários 20 de maio de 2016

A abertura oficial do evento aconteceu na última quarta-feira,18, no Teatro Municipal, com a presença de vários artistas e cineatas


Com uma extensa e variada programação, começou nesta quarta-feira, 18, a sexta edição do Anápolis Festival de Cinema, evento que conta com a presença de atores, diretores, críticos e profissionais importantes do cinema brasileiro. A intenção da Prefeitura de Anápolis é alcançar um público diversificado com esta ação idealizada com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica e descobrir talentos na região.
O prefeito João Gomes prestigiou o evento que, em seu primeiro dia, contou com a presença de artistas como Zezé Motta, Elisa Lucinda, João Miguel, Gilda Nomacce e Magnólia Felix. O apresentador foi o ator Sandro Pedroso. Na oportunidade, o público pôde conferir também a exibição dos filmes: O Menino Azul; Importadores; e o curta Blá Blá Blá.
Segundo a atriz Zezé Mota, uma das homenageadas da noite, o Anápolis Festival de Cinema se consolidou no meio cultural, no Estado e no País, com a participação de artistas de renome e com destaque no cinema brasileiro. “Tenho a grata satisfação de participar deste Festival em Anápolis e, nesta sexta edição, o evento vai conseguir um sucesso maior ainda fazendo da cidade uma referência para o cinema brasileiro”, explica.
O secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida, fez um convite à população para que participe do 6º Anápolis Festival de Cinema, que segundo ele, movimentará a cidade. “É importante que a população prestigie esse evento. Desde a abertura, a toda extensa grade de atividades que ocorrem, principalmente, no Teatro Municipal de Anápolis e também nos bairros. A Prefeitura realizou um grande salto na área cultural na cidade e todas as ações são pensadas para que todos tenham mais opções de lazer que fujam do habitual. E quem é aquele que não gosta de cinema?”, destacou o secretário.
João Gomes afirmou que o Festival de Cinema faz parte de uma ação conjunta em prol da educação no município. "O Festival de Cinema veio trazer um acréscimo na oportunidade de novos produtores e pessoas interessadas em conhecer mais do cinema nacional", disse.
Para o prefeito, a iniciativa vem ainda proporcionar à cidade destaque no cenário da cultura nacional. "Anápolis hoje é conhecida no Centro-Oeste e em todo Brasil pelo Festival de Cinema. Durante uma semana nós estaremos desenvolvendo esta arte que é fundamental para nossa cidade", finalizou.

Festival de Cinema
A Mostra Competitiva começou nesta quinta-feira, 19, sempre a partir das 19h30, no Teatro Municipal. Às 9 horas, começaram as mostras paralelas, também no Teatro Municipal, com o filme Xica da Silva. Logo após, houve um debate com a atriz Zezé Motta na troca de informações sobre as apresentações.
Neste ano, nos dias 21 e 22 de maio, acontece também a Mostra de Cinema Universitário, às 14 horas, no Teatro Municipal. O Cine Lua Cheia será realizado no dia 21 de maio no Parque da Liberdade, a partir das 22 horas. Será promovido, também, o 4º Fórum Arranjo Produtivo Local do Audivisual Anapolino (APL).

Nesta quinta-feira também começa o calendário de oficinas. As inscrições estão abertas de acordo o número de vagas para cada capacitação. Das 13h30 às 17h30 começa a oficina: Cinema – Execução e Olhar Crítico com Lucas Mendes. Serão promovidas ainda as oficinas: O Som em Cena, com Beto Strada; Roteiro Prático, com Juliana Frank; e Montagem, com Cristina Amaral.
Na quinta-feira, teve início o cronograma de apresentações do Festivalzinho voltado aos alunos da rede municipal de ensino. A exibição de filmes voltados para este público acontece até dia 24 de maio.
A cerimônia de premiação e exibição do filme “Do gramofone a grande tela” será realizada no dia 24 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Municipal. Toda a programação está no site oficial do evento: www.anapolisfestivaldecinema.com.br.

Filmes selecionados para VI Anápolis Festival de Cinema

Curta Nacional
Sesmaria, de Gabriela Richter Lamas
Até a China, de Marcelo Marão
Fio-Terra, de Ian Capillé
Quintal, de André de Novais Oliveira
Rapsódia Para o Homem Negro, de Gabriel Martins

Curtas Centro-Oeste – ficção
Fragmentos, de Antônio Balbino
Vida de Boneco, de Flávio Gomes de Oliveira
Sonho de Dom Bosco, Delírio de Dom Quixote, de Gérson deveras
Wendigo, de Luciano Evangelista
O Dia Secreto, de Benedito Ferreira

Curtas Centro-Oeste – documentário
Leblon Marista, de Fabrício Cordeiro, Luciano Evangelista
A Praça Falou Mais Alto, de Ranulfo Alves – 2015 – 19 min - Goiânia (GO)
Carrossel, de Rafael de Almeida
Yaciara Nara Menina, Mulher das Brumas do Tempo, de Marcos Marrom
Baque Solto em Buenos Aires, de Ângelo Lima

Curtas Anapolinos - ficção
O Segredo da Estação, de Wagner Silva
O Bombom, de Julius Cesar
Divina Luz, de Alan Maycon, Caio Rodrigues, Guilherme Gnomo
Esquizo, de Alvinam Magno
Do Outro Lado da Linha, de Absair Weston
Tentação, de Érico José

Curtas Anapolinos - documentário
Homo Ludens, de Daniela Oliveira
Primavera 92, de Rei Sousa
Alerta, A Recomendação das Almas, de Arnaldo Salu
Muitos Me Seguem, Mas Só Deus Me Acompanha, de Rei Sousa

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Festa nos Distritos neste final de semana em Sousânia

20/10/2017

Com objetivo de reconhecer a importância política e econômica dos distritos do município, a Prefeitura de Anápolis promo...

Canto Coral - Encontro Nacional vai até sábado

20/10/2017

Grupos de Anápolis, de Goiânia, de Brasília, do Paraná e de Minas Gerais se apresentam, no Teatro Municipal, se apresenta...

Museu de Artes Plásticas de Anápolis abre nova exposição

12/10/2017

“Precisamos conversar” é o título da exposição que o Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA) abre ao público n...

Branca de Neve ao som de Beatles

06/10/2017

Uma das personagens mais carismáticas das histórias infantis e um banda que se tornou um mito na música, foram o cenário ...