(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Festas juninas: Tradição mantida através dos séculos

Cidade Comentários 21 de junho de 2013

Manifestação religiosa, folclórica e social resiste às investidas do progresso e mantém viva a cultura desde o Brasil colonial


Junho é um mês caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. São as festas juninas que acontecem de Norte a Sul do Brasil. Elas acontecem em maior número véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, comemorativos a São João.
Em Anápolis as Festas Juninas, tradicionalmente também conhecidas como Barraquinhas, ocorrem em diversas comunidades, sejam religiosas, educacionais, empresariais, filantrópicas e, até mesmo, nas festas particulares em família. Entre os dias 31 de maio e 16 de junho aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis, a 6ª edição da Festa em Honra a Santo Antônio de Pádua. Os primeiros dias da programação foram de cunho religioso sendo finalizada com a programação social, que aconteceu entre os dias 12 e 16 de junho. O comerciante Marcos Antônio Abadia, de 48 anos de idade, foi convidado pela segunda vez a ser o organizador, conhecido como festeiro. “Por ser uma festa religiosa, nos preocupamos em fazer com que o ambiente fosse totalmente familiar. Nosso cuidado esteve até com a escolha das letras das músicas, mas não perdendo a característica junina da festividade”, relata.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades. Servem-se pamonha; curau; milho cozido; canjica; cuscuz, pipoca e bolo de milho. Também fazem parte do cardápio desta época, arroz doce, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce, entre outros pratos típicos.
O Gerente de uma rede de supermercados em Anápolis, Dermivaldo José de Moura, conta que nessa época do ano, uma estrutura temática é montada dentro do mercado, pelas próprias marcas fabricantes, para dar destaque aos produtos alimentícios consumidos na época. Com isso, percebeu-se um aumento entre 10 e 15% dos na vendagem dos produtos utilizados nas festas juninas, como pipoca, amendoins e milho.
O casal Márcia Tessarolo, 38, e Guilherme Mota Tessarolo, 38, participa da Festa de Santo Antônio, também chamada barraquinha, com os filhos, João Victor, 13, e César Augusto, 10. Os estudantes e amigos, José William, 21, Mayara, 20, Cristiane, 21, e Daniel, 25, participaram da festa pela terceira vez.
Além das comunidades católicas, as festas juninas são tradição nos centros educacionais e escolas. No Colégio Estadual Rotary “Donana”, localizado na Vila Santa Maria de Nazaré, a festa junina é realizada há 30 anos. O objetivo é promover-se a integração entre a comunidade escolar. Os alunos, juntamente com os professores, enfeitaram toda a escola e durante alguns dias ensaiaram a quadrilha que foi apresentada no dia da festa”, conta a Coordenadora Pedagógica e organizadora da festa, Eliane Evangelista de Souza, que há 28 anos trabalha na instituição.
Cerca de mil pessoas participaram da festa, que para a coordenadora tem uma grande importância dentro do ambiente escolar. “Quando realizamos uma festa junina, dançando quadrilha entre outros fatores, mantemos viva uma antiga tradição brasileira, nem tanto pelo lado religioso, pois a escola é laica, mas pela celebração da festa da colheita que nossos antepassados celebravam”, esclarece.
Diversas festas já foram realizadas na Cidade, mas outras ainda estão por vir. Confira algumas:
 No dia 28 e 29 de junho, o SESC Anápolis fará festa junina com show de grupos de forró, apresentação de quadrilha, touro mecânico, show pirotécnico, concurso do casal mais caracterizado e barraquinhas com comidas e bebidas típicas. Início a partir das 19h, nas quadras externas. A entrada para comerciários e dependentes é de um quilo de alimento não perecível e dois quilos de alimentos não perecíveis para conveniados e usuários que não possuem a carteira do SESC.
 No dia 22 a partir das 20h, acontece o “Arraiá da APAE” na Escola Maria Montessori, no Setor Bougainville, em Anápolis. A renda da festa será destinada a adaptações na piscina da Escola para a realização de atendimentos adequados nas áreas de hidroterapia, fisioterapia aquática e atividades terapêuticas que necessitam dos recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim. Reserve seu convite pelo telefone: 3098-2525.
 Começam neste dia 21 e termina no dia 30 de junho, na Paróquia São Pedro e São Paulo as festividades são voltadas para os santos ao qual leva a igreja leva o nome, localizada no Bairro Maracanã.
Box – Conheça a origem das festas juninas
Existem duas explicações para o termo ‘festa junina’. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João, o que fez com que a princípio fosse denominava ‘Joanina’.
A festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesse período houve uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses na cultura local. Da França veio a dança, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica veio a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma dessas regiões, resultando nas festas juninas que conhecemos hoje.  

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Cemitérios Municipais recebem obras para o feriado de Finados

20/10/2017

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura está concluindo a limpeza e a manutenção, realizadas no Cemitério...

Iniciada a construção de calçadas em toda a Avenida Brasil Norte

20/10/2017

A Avenida Brasil ainda está em transformação. A via recebe, neste momento, intervenções que já deram um novo perfil par...

Estado vai repassar o prédio da Rodoviária para a Prefeitura

20/10/2017

O prédio do Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga” será incorporado ao patrimônio do Município. A transferência...

SANEAGO reconhece falhas, mas não admite a falta de água

20/10/2017

Várias ocorrências de desabastecimento de água foram registradas em Anápolis, entre quarta e quinta feiras (dias 18 e 19 ...