(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Festa celebrará os 110 anos da imigração japonesa

Cultura Comentários 01 de maro de 2018

Anapolino participou de encontro no Japão que deu subsídio para a festa, que acontecerá em diversas partes do País


Há 110 anos o Brasil começava a receber os primeiros imigrantes japoneses. Segundo os historiadores, o marco principal foi a chegada do navio Kasato Maru no Porto de Santos, fato registrado no dia 18 de junho de 1908. O navio saiu do porto de Kobe, numa viagem que durou 52 dias. Na embarcação estavam 781 japoneses vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, mais 12 passageiros independentes, além de outros passageiros e a tripulação.
Os historiadores apontam que, na época, a imigração era uma iniciativa benéfica aos dois países. O Brasil necessitava de mão de obra para as lavouras de café nas regiões Sul e Sudeste e o Japão precisava aliviar a pressão interna devido ao seu alto índice demográfico. Os tempos passaram e o Brasil, hoje, é considerado um dos países que mais abraçou a cultura nipônica. Em Anápolis, os primeiros imigrantes japoneses começaram a chegar por volta de 1920, trazendo na bagagem coragem, determinação e sabedoria.
A segunda edição do Festival do Japão em Anápolis vai celebrar estes 110 anos de cooperação e amizade. E a festa promete muitas inovações, em relação à ocorrida no ano passado, segundo informou Jorge Matsubara, presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Anápolis, que retornou recentemente de uma viagem ao Japão, a convite do governo daquele país, para participar do “Juntos” - Programa de Intercâmbio para a promoção da compreensão entre o Japão e a América Latina/Caribe. Ao todo, uma delegação de 24 pessoas, sendo 14 brasileiros e 10 representantes de outras nacionalidade: Argentina, México, Peru, Bolívia e Paraguai.
Jorge Matsubara realça que o convite para estar neste encontro, é fruto do reconhecimento do trabalho feito em Anápolis pela Associação, com o objetivo de preservar e divulgar as tradições japonesas. Ele lembrou que, no ano de 2007, foi realizada em parceria com a UniEvangélica, a primeira edição da Mostra de Cinema Japonês e, de lá para cá, aconteceram outros eventos. No ano passado, aconteceu a primeira edição do Festival do Japão em Anápolis, com o apoio da Embaixada do Japão e a presença, no Município, do Embaixador Akira Yamada.

PROGRAMAÇÃO
O festival, este ano, está previsto para o período de 31 de agosto a 02 de setembro próximo, na Praça Dom Emanuel, que foi, também, palco da primeira edição, recebendo, durante todo o evento, um público de 10 mil pessoas. A ideia é praticamente dobrar este número e as atrações da festa.
Dentre as atrações previstas, estão a apresentação de Taikô (tambores japoneses); danças típicas, música japonesa; oficinas de Origami (arte em papel) e Raku (cerâmica japonesa); apresentações musicais e os estandes que vão servir pratos típicos do País: Sushi; Sashimi; Yakssoba, Gyoza e degustação de saquê. Ainda, é prevista a vinda de um chef que vai ensinar três receitas especiais originárias do Japão, as quais serão apresentadas durante o festival. Além disso, várias outras atrações estão sendo programadas para a celebração.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cultura

Peça enfoca obsessão por atuar e dramas existenciais

13/12/2018

Um ator obcecado pela atuação em uma peça entra em confronto com os dramas de sua existência. Esse é o ponto de partida ...

Escola de Artes “Oswaldo Verano” comemora 50 anos

07/12/2018

Há 50 anos começava uma história de dedicação ao ensino artístico na cidade. Nascia a Escola de Artes Oswaldo Verano, e...

Espetáculo resgata atrizes de Hollywood em Anápolis

23/11/2018

A busca de refúgio da vida turbulenta pela fama, recomeço após frustrações na carreira ou simplesmente aproveitar as fé...

Escola de artes oferece oficina de gravura em metais

16/11/2018

A Escola de Artes Oswaldo Verano, unidade cultural de formação mantida pela Prefeitura, vai ofertar uma oficina de aplicaç...