(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Farmácia caseira: É sempre importante ter uma

Saúde Comentários 24 de setembro de 2010

Para quem nunca teve, vai um lembrete importante: é sempre bom dispor, em casa, de uma farmácia caseira, aquela constituída por plantas, ervas e vegetais em geral. É sabedoria antiga, mas que funciona.


Fato mais do que comprovado pela ciência, certos nutrientes têm propriedades medicinais e, por isso, são capazes de prevenir e até combater doenças e indisposições. Veja a relação de alimentos que não podem faltar na geladeira e na despensa.
Se o resfriado atacar, capriche no consumo de frutas cítricas. Sua tão propalada eficácia contra gripes e resfriados não é conversa fiada. Pesquisadores da área de nutrição já se renderam às evidências de que o abacaxi, a acerola e a mexerica podem prevenir e combater os males do aparelho respiratório. Motivo: a vitamina C, o nutriente topa-tudo nessa briga contra espirros e coriza, multiplica os glóbulos brancos no sangue - uma importante arma no combate às infecções. Embora seu sistema imunológico esteja sempre a postos para conter o ataque dos vírus, um reforço é sempre bem-vindo. Essa ajuda extra pode, sim, estar nos cítricos. Eles integram uma relação enorme dos chamados alimentos funcionais - frutas, grãos, cereais, verduras, laticínios e peixes que contêm ingredientes ativos capazes de fortalecer seu organismo a ponto de evitar doenças ou mesmo combatê-las.
Alimentos imunológicos
Melhoram a imunidade celular contra corpos estranhos, microorganismos e células doentes. Exemplos: hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes.
Alimentos antioxidantes
Protegem o corpo contra os radicais livres e ajudam a combater doenças como câncer, cardiopatias, catarata e diabetes. Fontes: brócolis, cenoura e abóbora.
Alimentos poliinsaturados
Podem prevenir doenças do coração e hipertensão. Estão nos óleos vegetais, nos peixes de água salgada e fria e na semente de linhaça. Assim sendo, comer direito faz muito bem. Para ficar livre dos males que vivem à espreita, selecione os melhores alimentos na feira e no supermercado. Os mais comuns (com os respectivos remedinhos da mãe natureza) estão lá. Mas, não adianta incluí-los no cardápio só de vez em quando. Para obter resultados, é necessário ter o hábito de comê-los diariamente.
Alface contra a TPM
Por uma simples discussão, as mulheres podem ficar com um mau humor insuportável. É um comportamento cíclico e, em geral, ocorre de 10 a 15 dias antes da menstruação. Outros sintomas da TPM são igualmente desagradáveis: prisão de ventre, insônia, enxaqueca, ansiedade e retenção hídrica que, ainda por cima, provocam aumento de peso.
Além de alface, aumente a ingestão de:
• Hortaliças e frutas (alcachofra, melancia, tomate, morango e abacaxi), que são diuréticos e ajudam a diminuir o inchaço.
• Carboidratos (barra de cereais, granola, banana) para aumentar a produção de serotonina, a substância que provoca bem-estar
Gengibre contra a enxaqueca
Nos dias em que a pessoa se acha com excesso de trabalho, sob forte stress, acaba rendendo uma bela dor de cabeça, porque as tensões provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Quando muito intensa, pode provocar náuseas e aversão ao barulho e à claridade. É a famosa enxaqueca. O gengibre bloqueia a ação da prostaglandina, um hormônio responsável por sensações dolorosas. Assim que a dor começar a incomodar, bata no liquidificador meia colher (sopa) de gengibre em pó, 1 potinho de iogurte desnatado, 1 colher (sopa) de aveia em flocos, 1 banana, 1 colher (chá) de mel e 1/2 copo de água.
Além de gengibre, aumente a ingestão de:
• Pão e arroz integrais e batata em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Eles aumentam os níveis de triptofano, um aminoácido que funciona como matéria-prima para a fabricação de serotonina, neurotransmissor do bem-estar.
cenoura x dor muscular
Volta e meia, você se empolga com a malhação, exagera no treino e acaba com uma dorzinha muscular desagradável no dia seguinte. É claro que o ideal é não fazer esforço além do recomendado pelo professor de ginástica. Mesmo assim, ninguém está livre do incômodo. Busque alívio na cenoura, que pode estar na salada ou nos lanches antes das refeições.
Além da cenoura, coma também:
• Abóbora, que contém os compostos bioativos kaempferol, licopeno, quercitina e betacaroteno, com efeito analgésico.
banana x depressão
Acordar se sentindo péssimo e viver com a sensação de ter chegado ao fundo do poço. É comum acontecer com muita gente. Quando esses sentimentos se prolongam por dias, o melhor é procurar ajuda médica. Mas, comendo direito, dá para amenizar a tristeza que parece não ter fim. Uma dieta rica em vitaminas B1, B6 e C, ácido fólico, niacina, cobre, magnésio, ferro e ômega 3, traz alívio. É que esses nutrientes estimulam a fabricação da serotonina (caso da banana), da dopamina e da noradrenalina, neurotransmissores que regulam o humor.
Além da banana, aumente a ingestão de:
• Semente de abóbora, rica em magnésio.
• Soja, boa fonte de cobre.
• Feijão-preto, lotado de ferro
• Folhas verdes, com muito ácido fólico.
• Farelo de trigo, cheio de vitamina B6.
• Abacaxi, rico em vitaminas do complexo B, A e C.
• Linhaça, arenque, atum, salsão e sardinha, ótimas fontes de ômega 3
frutas secas x cansaço
Há dias em que o desânimo é tão forte que você tem que fazer um esforço enorme para sair da cama, acaba desistindo da academia e não tem coragem nem para ir à balada. Seu problema pode ser deficiência de vitaminas e sais minerais, especialmente o potássio. As frutas secas concentram maior quantidade de frutose (açúcar natural) e de nutrientes do que as frutas frescas. Além disso, são ricas em potássio, ferro e triptofano, aquele aminoácido que estimula a produção da serotonina amiga, que faz a pessoa se sentir mais feliz e animada.
Além das frutas secas, aumente a ingestão de:
• Maçã. Rica em vitaminas A, B1 e B2, além de fósforo e potássio, combate o stress.
• Uva. O complexo B dá energia.
pão integral é laxante
Usar remédios para fazer o intestino funcionar é a maior roubada. Além do risco de viciar o organismo, eles podem provocar a eliminação das vitaminas A, D, E e K. Você precisa de fibras. Não digeridas, elas passam pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes. O consumo diário do pão integral, por exemplo, ajuda seu intestino a funcionar como um relógio.
Além dos pães integrais, aumente a ingestão de:
• Massas e cereais integrais.
• Vegetais (batata-doce, vagem, berinjela, mandioca, brócolis).
• Frutas (coco fresco, ameixa-preta, damasco seco, uva passa, laranja).
brócolis x câncer de mama
A boa fama dessa hortaliça justifica-se plenamente. Cientistas de importantes centros de pesquisa em vários países são unânimes em afirmar que ela tem propriedades anticancerígenas. Além da mama, os brócolis podem combater a doença no esôfago, no pulmão, na faringe, no útero, no pâncreas e no cólon. Esse alimento é rico em indóis, um fitoquímico que ajuda na prevenção de tumores.
Além de brócolis, aumente a ingestão de:
• Repolho e couve-flor, outras boas fontes de indóis e isotiocianatos, substâncias com ação descongestionante e antiinflamatória. Como se fossem antibióticos naturais, combatem viroses e fungos, reduzem o colesterol e diminuem a pressão arterial, além de proteger o fígado.
abacaxi x má digestão
Aquela desagradável sensação de queimação no estômago, às vezes acompanhada de azia, pode estar com os dias contados. Só depende de você. O primeiro passo é mudar os maus hábitos alimentares. Isso significa comer menos e mais devagar, mastigar bem, não deitar de estômago cheio nem ficar muitas horas em jejum. O abacaxi é rico em bromalina, uma enzima digestiva.
Além do abacaxi, aumente a ingestão de:
• Mamão, que contém papaína, outra enzima digestiva. Inclua nas refeições principais.
• Chá de espinheira-santa, pois tem ação antiácida e inibe a produção do suco gástrico.
chá de funcho x cólica menstrual
O problema se deve à alteração na produção de hormônios, que acaba provocando fermentação, acompanhada de dores abdominais. O funcho é um bom aliado no combate aos gases que causam esse tipo de desconforto.
Além do funcho, aumente a ingestão de:
• Chá de macela, que também pode controlar os espasmos durante a menstruação.
Fonte:
Tahís Cavalheiro - Boa Forma

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Infectologia tem jornada sábado

18/05/2017

A Sociedade Goiana de infectologia realiza neste sábado, 20, a I Jornana de Infectologia de Anápolis. As palestras têm por...

Como superar o fim de um relacionamento?

27/04/2017

Ter o ‘coração partido‘ é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Univ...

Obras no Huana continuam com recursos da venda da CELG

27/04/2017

As obras de ampliação e reforma do Hospital de Urgências de Anápolis “Dr. Henrique Santillo” terão continuidade com ...

Saúde realiza vacinação contra a gripe até dia 26 de maio

19/04/2017

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira, 17, e as vacinas estão disponívei...