(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Expedição WDC/Abranet visita Anápolis

Geral Comentários 28 de outubro de 2011

Após percorrer 100 cidades brasileiras será traçada uma “radiografia” sobre a realidade da internet brasileira


Desde a última quarta-feira,26, começou a ser traçada uma radiografia da realidade da internet brasileira. A Expedição WDC/Abranet começou sua jornada onde serão percorridos 25 mil km para visitar 100 cidades em todas as regiões do país, dentre as quais algumas que serão beneficiadas com a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) através da Telebrás, e outras que são as cidades que mais crescem no país.
O trecho 1 da Expedição será realizado no Centro-Oeste e passará por 25 cidades, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A largada foi em Brasília e seguiu rumo a Santo Antônio do Descoberto, primeira cidade atendida pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). As demais cidades a serem visitadas pela Expedição na região centro-oeste serão: Alexânia, Anápolis (que fez parte do roteiro na quinta-feira (27), Goiânia, Rio Verde, Jataí, Barra dos Garças (MT), Nova Xavantina (MT), São Felix do Araguaia (MT), São José do Xingu (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Colíder (MT), Sinop (MT), Sorriso (MT), Nobres (MT), Cuiabá (MT), Chapada dos Guimarães (MT), Jaciara (MT), Rondonópolis (MT), Coxim (MS), Campo Grande (MS), Bonito (MS), Rio Brilhante (MT) e finalizará em Presidente Prudente (SP).
Nessas visitas, a WDC e seus patrocinadores pretendem mobilizar a comunidade local, os empresários, as autoridades e a mídia para que entendam a importância de se ter o acesso Banda-Larga de qualidade e os benefícios para a população desse serviço.
“Essas visitas não pretendem ser apenas técnicas, queremos ver in-loco a realidade, vamos tirar uma radiografia da internet e também saber como está o sentimento da segurança nessas cidades, ao final teremos muita informação para compartilhar com o governo, patrocinadores, mídia em geral, e assim contribuir para melhoria da infraestrutura do país, “ comenta Vanderlei Rigatieri, diretor geral da WDC e que acompanhará 100% da expedição .

Laboratório móvel
O carro da Expedição WDC/Abranet é um verdadeiro laboratório-móvel. É nele que estão todos os equipamentos que serão responsáveis pelos testes e que documentarão o dia a dia da Expedição. A pick-up está equipada com 4 câmeras Sony de alta definição (HD) com visão panorâmica da área externa frontal, traseira e interior da cabine e 1 (com visão de Piloto e co-piloto) com suporte ao protocolo SIP da Grandstream, sendo possível comunicação bi-direcional de áudio. O Servidor é apropriado para veículo (vibração) com software de gerenciamento que possibilita a gravação da imagem e áudio das câmeras.
Além disso, a unidade está equipada com 2 rádios que farão anáilse de espectro. Com esses rádios é possível identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atuam nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis. O carro está ainda equipado com uma rede local gerenciada por uma RB-493G Mikrotik, interligando todos os dispositivos, desde o sistema de CFTV-IP passando pelos rádios de analise de Espectro ao sistema de wi-fi.
A rede local conta com um roteador capaz de prover acesso a internet via 3G, dessa forma, toda a rede terá acesso a internet, inclusive disponibilizada através de wi-fi para seus ocupantes.Análise de 3G - com a disponibilidade de um roteador com suporte a 3G, será feita análise de sinal 3G das principais operadoras do Brasil (Vivo, Claro, Tim e OI).
A Expedição conta uma plataforma de comunicação on line www.expedicaowdc.com.br que atualizará o mercado, patrocinadores, seguidores. O Facebook foi escolhido para receber o hotsite da Expedição e todos os outros canais convergirão para ele. Será uma plataforma integrada para facilitar a interação com os fãs da Expedição.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...