(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Expectativa na visita de Alcides

Política Comentários 23 de janeiro de 2010

Oficialmente para concretizar a parceria entre o Estado, via Saneago, e a Prefeitura de Anápolis, para obras de saneamento, a visita do Chefe do Executivo Estadual a Anápolis na quarta-feira, pode significar mais coisas


Marcada anteriormente para esta semana (dia 20) foi transferida para o dia 24, quarta-feira, a vinda do Governador Alcides Rodrigues (PP), parte de seu secretariado e a diretoria da Saneago. De acordo com a pauta, a solenidade prevista para acontecer às nove da manhã, no gabinete do Prefeito Antônio Gomide (PT), vai selar, oficialmente, a parceira entre a Prefeitura e o Governo do Estado, para uma série de obras de saneamento, dentre elas a extensão de redes distribuidoras de água potável e captadoras de esgoto sanitário na Cidade. É o resultado do convênio assinado entre as duas partes, avaliado em R$ 100 milhões, dos quais cerca de R$ 64 milhões serão oriundos de empréstimos contratados pela estatal, com o aval da Prefeitura. O planejamento para a execução das obras já está praticamente delineado e vai contemplar, segundo informações preliminares, cerca de dez bairros onde, ainda, não existe o benefício da água tratada.
Mas, é certo, também, que a agenda do Governador em Anápolis será ampliada para o aspecto político/administrativo, tendo em vista uma série de pendências existentes na relação Município/Estado, o que vai ensejar, seguramente, a abordagem ao Governador e sua equipe, sobre as providências e os procedimentos a serem adotados, levando-se em consideração, inclusive, ser este um ano eleitoral. Como Anápolis detém o terceiro maior contingente de eleitores no Estado, tem-se como certo que a estrutura política da qual faz parte o Governador Alcides Rodrigues, tem interesse em “ficar de bem” com os votantes anapolinos, assim como com os formadores de opinião, lideranças classistas e outros representantes comunitários.

Expectativa
Há expectativa, por exemplo, de que o Governador confirme investimentos anunciados há 90 dias, quando ele esteve em Anápolis e falou da disposição em aplicar dinheiro do Estado em obras de pavimentação nos bairros, através do projeto PACI (Programa de Asfalto nas Cidades), inclusive concluindo o serviço de renovação da pista central no Distrito Agro Industrial, cujas obras foram interrompidas antes mesmo da metade de sua execução.
Todavia, o que os anapolinos querem, mesmo, é ouvir do Governador, sobre as providências a serem adotadas para obras de grande envergadura na cidade, dentre elas, a construção do mini-presídio, cujo terreno já foi adquirido, escriturado e doado pela Prefeitura, sem qualquer custo ao Estado. Outra cobrança que, efetivamente, vai acontecer, é sobre o andamento do processo licitatório do Aeroporto de Cargas, já que, de parte do Tribunal de Contas do Estado não existe mais qualquer empecilho. Dentro dessa tese, inclusive, espera-se que o Governo de Goiás anuncie a retomada das negociações junto ao Governo do Amazonas, a fim de que o entreposto comercial da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) seja, efetivamente, instalado na Plataforma Multimodal junto ao Daia.
Outra “dívida” do Governo de Goiás para com Anápolis é a construção do Centro de Internação Para Jovens e Adolescentes, cujos recursos principais já foram conseguidos junto ao Governo Federal, numa iniciativa do Juiz de Direito da Infância e da Juventude, Carlos Limongi Sterse, faltando, agora, a contrapartida do Governo Estadual.
Assim sendo, mais do que administrativa, a visita do Governador Alcides Rodrigues, na próxima quarta-feira, deverá ser eminentemente política. Junto à sua assessoria, soube-se que o Chefe do Executivo Estadual pretende sair de Anápolis com uma avaliação altamente positiva, sugerindo-se, desta forma, que além do contrato entre Prefeitura e Saneago, outras providências importantes para a Cidade estejam sendo reveladas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...