(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Estudantes têm encontro com as artes plásticas

Geral Comentários 26 de junho de 2015

Os alunos são levados a conhecer produção dos trabalhos de artistas anapolinos


Cerca de 900 estudantes - a maioria de escolas da rede municipal de ensino - participaram de ação educativa na Galeria Antônio Sibasolly e conheceram os trabalhos de artistas anapolinos produzidos no âmbito do projeto Teia/Rede Anapolina de Artes Visuais. A exposição, iniciada no dia 25 de maio, fica aberta à visitação até o dia 3 de julho. Alunos de sete escolas, seis núcleos do Projeto Criar e Tocar, e de uma escola de Jesúpolis foram conduzidos, de forma pedagógica, a desvendar os “mistérios” da arte contemporânea e a entender o processo que levou os artistas a produzirem os trabalhos em exposição.


Participaram das ações educativas estudantes das escolas municipais Alfredo Jacomossi, Moacyr Romeu Costa, Afonsina Mendes do Carmo, Lions Anhanguera, João Luiz de Oliveira, Rodolf Mikel Ghannan e Paroquial Santo Antônio. E ainda os alunos do projeto Criar e Tocar, núcleos da Vila Operária, UniEVANGÉLICA, Setor Industrial Munir Calixto, Vila Jaiara, e bairros Vivian Parque e Paraíso.


O projeto Teia compreende ações de pesquisa em arte contemporânea, intercâmbio entre artistas, criação de processos artísticos, exposição e abordagem pedagógica com estudantes da rede pública. “O projeto Teia, além de se estruturar em três eixos consistentes - o da pesquisa, o da criação/produção e o do acesso - tem a característica de fomentar e valorizar os artistas locais”, afirma a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura, Gabrielle Côrrea.


Segundo Gabrielle, o projeto é um exemplo de que os sistemas de cultura são eficientes e que têm ainda uma maior chance de êxito quando baseadas em articulações entre a sociedade civil e o poder público.  A iniciativa do projeto, sua criação, produção e execução é de um cidadão comum, que é artista plástico, professor e pai de família, e que buscou o financiamento do poder público para viabilizar seu ideal de contribuir para o desenvolvimento da arte contemporânea em Anápois e a valorização dos artistas da região.


Segundo o idealizador do projeto Teia e curador da exposição, Paulo Henrique Silva,  mais que oferecer aos artistas e estudantes de arte a oportunidade da troca de experiências e de vivências coletivas, as principais conquistas advindas do projeto são a de colocar em conexão artistas de gerações diferentes e a de proporcionar às crianças e jovens oportunidade formação e reflexão sobre o fazer artístico.


As obras apresentadas, em sua maior parte, foram feitas nos ateliês dos participantes e seguem narrativas e poéticas já desenvolvidas por eles em suas trajetórias. Os expositores são Adelaide Fontoura, Maria Alice de Oliveira, Erasmo Magéri, Fernanda Adamski, Flávia Fabiana, Glélia Aparecida Barreto, Joardo Filho, José Benedito, José Loures, Luís Sérgio, Napefi, Raísa de Sá Feitosa Cavalcante, Rei de Souza, Sílvio Morais, Talles Lopes de Oliveira, e Valdson Ramos.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...