(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Estradas vicinais recebem melhorias

Geral Comentários 18 de outubro de 2018

Trabalho traz segurança aos produtores e facilidade para escoamento da safra, além de prevenir acidentes


Os produtores e moradores da zona rural têm experimentado mais tranqüilidade e segurança ao transitar pelas estradas vicinais do município, desde que, no mês de agosto, o prefeito Roberto Naves determinou a ampliação dos serviços de manutenção das vias de acesso às propriedades, por meio da contratação de uma empresa especializada. Os problemas de escoamento da produção deixaram de existir após 121 quilômetros de estrada receberem melhorias. São três turmas equipadas com escavadeira, motoniveladora, três caminhões e duas minicarregadeiras.
De lá pra cá, todos os distritos foram atendidos em pelo menos duas oportunidades, até o final do mês de setembro. Da mesma forma, o transporte escolar se beneficiou da solução de problemas que acarretavam veículos danificados e atrasos dos estudantes, principalmente durante o período chuvoso.
No distrito de Goialândia foram percorridos 51,3 quilômetros e implantadas 20 cacimbas para canalizar a água da chuva para o lençol freático. Já em Souzânia, foram atendidos 52 quilômetros e instaladas 11 lombadas redutoras de velocidade. Nesse momento, o trabalho é desenvolvido pela terceira vez em Joanápolis, onde a média diária de 12 quilômetros tem sido mantida.
As frentes de serviço têm caráter permanente e não devem ser interrompidas, já que, após o término, no final do mês de dezembro, o contrato pode ser renovado. A Prefeitura está investindo quase R$ 150 mil durante a vigência.

Cacimbas
de infiltração
Por meio de parceria mantida entre a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e a Secretaria Municipal de meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, a Prefeitura retomou a implantação de cacimbas nas estradas vicinais do município, a partir da região do Ribeirão Piancó, onde dezenas já recebem a água da chuva. E o resultado não poderia ser melhor: a conservação das vias foi ampliada, reduzindo custos de manutenção. Por outro lado, a enxurrada, que causaria danos às estradas e propriedades, é infiltrada para o lençol freático, repercutindo positivamente para o meio ambiente.
O trabalho segue nas proximidades do Piancó, mas já está sendo ampliado para alcançar outras regiões. No distrito de Goialândia, 20 delas já estão ativas e outras serão finalizadas. O modelo, que tem demonstrado eficiência está sendo assimilado como uma política pública, com reflexos nas contas do município, no bolso dos produtores e na dívida humana com a natureza.

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Procon de Anápolis promove curso de Defesa do Consumidor

15/03/2019

Nesta sexta-feira, 15, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor e, em alusão a data, a Prefeitura de Anápolis, por mei...

Mulher trabalhadora recebe 79,5% do rendimento do homem no Brasil

15/03/2019

Em 2018, o rendimento médio das mulheres ocupadas com entre 25 e 49 anos de idade (R$ 2.050) equivalia a 79,5% do recebido p...

Adesão automática a cadastro vai à sanção presidencial

15/03/2019

A adesão automática de consumidores e empresas aos cadastros positivos de crédito segue para sanção presidencial. O Plen...

Vereador pede reativação da Delegacia de Meio Ambiente

15/03/2019

O vereador Valdete Fernandes (PDT) sempre se mostrou incomodado e sensível quanto às questões ambientais no município de ...