(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Espetáculo infantil enfatiza importância da leitura

Cultura Comentários 10 de junho de 2016

Noksturday – A cidade dos livros estreia em Anápolis e promete encantar crianças com um mundo mágico de livros


Um mundo de fantasias feito de livros. Esta é a cidade encantada e de “Noksturday”, espetáculo infantil que estreia nesta terça-feira, 14, às 19:30 no Teatro Municipal. Neste reino, os seres encantados estão perdendo a magia pois foram esquecidos pelas crianças e trocados pelo computador, a televisão e o vídeo game. Os heróis embarcam então em uma aventura, saindo de dentro do livro, e vêm até o mundo real despertar nas crianças o prazer pela escrita e pela boa leitura.
A montagem, que tem como tema central a valorização da literatura, traz também a metáfora da importância de se escrever a própria história, estimulando o uso da imaginação como ferramenta de resolução das adversidades. A produção é animada ao som de canções clássicas como Aquarela executadas ao vivo.
“A peça é uma releitura moderna do clássico Alice no País das Maravilhas. Nossa Alice é Pipoca, uma menina sonhadora, de imaginação poética, que valoriza os livros e o hábito da leitura e que aponta para a importância de que cada um escreva a própria história”, explica o diretor Felipe Brum. Segundo ele o autor Frank Ferraz escreveu um teatro popular que agrada às crianças, pelo encantamento da atmosfera lúdica, e aos pais, que encontram no teatro um parceiro sincero para a participação na formação de valores importantes em seus filhos.
Felipe cresceu em Anápolis mas se profissionalizou nas grandes escolas e palcos de premiados espetáculos no eixo Rio-São Paulo. Em 2014 protagonizou o espetáculo “Mania de Explicação” ao lado de Luana Piovani, eleito como melhor infantil daquele ano. Recentemente retornou à cidade para estar a frente da Companhia de Teatro MAE – Manifesto Arte Evolução - fundada em fevereiro como núcleo cultural do Instituto Sattwa. Esta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Oscip, trabalha com projetos sociais nas áreas de saúde, educação e cultura na cidade.

Formando Plateia
O projeto está diretamente comprometido com o fomento da sociedade Anapolina em torno da arte teatral, uma vez que o teatro infantil se caracteriza por “formação de plateia”, criando no indivíduo a cultura de se frequentar sala de espetáculos. Além disso, segundo Felipe, o projeto visa profissionalizar diversos artistas envolvidos, com elenco formado exclusivamente por atores locais.
No caso de Noksturday, a ação tem três pilares: Projeto Escola, com excursão das escolas particulares; projeto Pais e Filhos que estimula que as famílias frequentem juntas as salas de teatro e o projeto Social, que subsidiado pelo Instituto Sattwa cria acesso às sessões para alunos carentes de escolas públicas, creches e orfanatos. Somente na estreia, crianças de três lares de Anápolis serão contempladas. “Almejamos que nossas iniciativas possam sensibilizar, conscientizar e mobilizar as o poder público e privado sobre as oportunidades de desenvolvimento pessoal oferecidas à população, apela o diretor. Ele acrescenta ainda que “o apoio da iniciativa privada é vital na criação de novas práticas e na reflexão sobre o modo como a cidade vê e entende cultura”.

SERVICO
NOKSTURDAY – A cidade dos livros
Estreia: 14 de junho, as 19:30 no Teatro Municipal
Ingressos antecipados com desconto: R$ 10 (Instituto Sattwa – rua Benedito Borges de Almeida, 252, Jundiaí)
Demais datas e Informações – 3701 - 3315
Facebook: noksturday

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Verba de R$ 460 mil para a cultura

09/11/2017

Na manhã da última quarta-feira, 08, a Secretaria Municipal de Cultura anunciou o lançamento do edital de seleção de pro...

Festival Anapolino de Música inscreve até novembro

26/10/2017

O Festival Anapolino de Música (Famu) entra em sua 9ª edição valorizando a produção musical em Anápolis. O período de...

Bolsa literária está de volta este ano

26/10/2017

O secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges Filho, participou na manhã desta quinta-feira,26, de reunião da União...

Festa nos Distritos neste final de semana em Sousânia

20/10/2017

Com objetivo de reconhecer a importância política e econômica dos distritos do município, a Prefeitura de Anápolis promo...