(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Equipamentos modernos para mais segurança nos parques

Segurança Comentários 31 de janeiro de 2015

Município receberá unidade móvel de vídeo monitoramento, pistolas de choque, sprays de pimenta e bombas de efeito moral


A segurança nas principais praças e parques de Anápolis está ganhando um reforço de peso do Ministério da Justiça. A informação foi repassada ao CONTEXTO pelo assessor especial de Segurança Pública da Prefeitura, Coronel Sidney Pontes. Segundo ele, uma das novidades a caminho é uma unidade móvel de videomonitoramento, que poderá ser utilizada nestes locais, por exemplo, em eventos que reúnem um público grande ou, também, em ações estratégicas de prevenção e combate ao uso e tráfico de entorpecentes.
Além da base móvel, que é equipada com 20 câmeras de monitoramento e que tem um custo estimado de R$ 1,9 milhão, a Cidade irá receber, também, mais dois veículos e uma moto. O kit do Ministério da Justiça faz parte do programa “Crack é possível vencer!”, ao qual Anápolis está integrada desde 2009. Também, foram disponibilizadas as chamadas armas não letais, sendo 50 pistolas de condutividade elétrica, espargidores de pimenta e bombas de efeito moral (gás lacrimogênio).
De acordo com o assessor especial de Segurança Pública, a chegada deste material é resultado de um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2012. No ano seguinte, o Ministério da Justiça promoveu um curso de capacitação para a operação dos equipamentos, que contou com a participação de 40 policiais militares, civis e bombeiros de Anápolis. Após a conclusão do curso, o Município encaminhou um projeto para se habilitar à aquisição do kit e, agora, o material está chegando e já há pessoas devidamente habilitadas para o manuseio.
No caso das pistolas de choque e dos espargidores de pimenta e bombas de efeito moral, o material fica sob a responsabilidade da Prefeitura, mas, o uso deve ser feito pelos policiais militares e civis que foram capacitados no curso.
A base móvel deverá atender a várias demandas estratégicas das forças de segurança pública, fortalecendo o trabalho de videomonitoramento que conta, hoje, com cerca de 65 dispositivos fixos já implantados.

Vigilância
Sidney Pontes adiantou, ainda, que, nos próximos dias, a Assessoria Especial de Segurança - que assumiu a área responsável pela vigilância dos parques e praças, antes ligada à Secretaria de Meio Ambiente - irá abrir uma chamada para a contratação de uma nova empresa para o serviço que, hoje, está sendo feito com o apoio de vigilantes que atuavam nas escolas da Rede Municipal. Ele explicou que a Prefeitura não rompeu o contrato com a empresa que fazia o serviço e que ela (a empresa) foi que desistiu do serviço. “A Procuradoria Geral do Município, inclusive, está estudando a possibilidade de aplicar uma penalização”, informou, acrescentando que o contrato terminaria no mês de fevereiro. “Se soubéssemos antes, teríamos adiantado a nova chamada, mas fomos pegos de surpresa”, salientou, acrescentando que depois da chamada, é aberto prazo para que a segunda empresa melhor classificada no certame e, em caso de negativa, um novo procedimento deverá ser aberto para a chamada da terceira colocada. Caso não seja possível, aí sim seria necessária uma contratação em caráter emergencial. Mas, de qualquer forma- ressaltou Sidney Pontes - é uma questão que já está sendo prontamente solucionada.
“Com a retomada da vigilância, mais o videomonitoramento e o reforço do policiamento da PM com o banco de horas, creio que teremos uma situação muito boa com relação à segurança nos parques e praças”, pontuou o assessor de Segurança.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia visita a ALA 2

12/10/2017

Na última terça-feira,11, uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visitou...

Implantação do Polo de Defesa poderá ter linha de crédito federal

12/10/2017

Resultado da reunião ocorrida na última terça-feira, 10, com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o projeto de implantaç...

Fugas expõem fragilidade na segurança da Cadeia Pública

06/10/2017

No domingo, primeiro de outubro, quatro presos conseguiram escapar do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” ap...

ALA 2 começa a se preparar para receber os primeiros caças Gripen

08/09/2017

Denominada de Base Aérea de Anápolis até dezembro do ano passado e, a partir de então, de ALA 2, a unidade local da Forç...