(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Entidade encerra semestre com presença do CAT

Cidade Comentários 01 de julho de 2011

Conselho trouxe à pauta processos num montante de cerca de R$ 15 milhões. Para o presidente da Acia, vinda do órgão foi uma deferência ao Município


O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Wilson de Oliveira, encerrou o calendário de reuniões ordinárias da entidade do primeiro semestre deste ano, com uma pauta recheada de assuntos e a presença de um grande número de associados, diretores e convidados especiais. Na última quarta-feira,29, também a Acia recebeu uma reunião ordinária em caráter itinerante do Conselho Administrativo Tributário (CAT) do Estado de Goiás.
Durante a reunião, Wilson de Oliveira anunciou as providências que vêm sendo tomadas para se efetivar a doação de uma área com cinco mil metros quadrados, para se construir a nova sede da ACIA. O ex-presidente, e, hoje, titular da Companhia dos Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial), Ridoval Chiareloto, está gestionando junto ao Governo de Goiás, através da Procuradoria Geral do Estado e deve anunciar a doação do terreno em breve. A área fica na Avenida Brasil Sul, próxima ao Trevo de acesso a Goiânia.
O Presidente destacou ainda que diversas empresas anapolinas figuram entre as maiores recolhedoras de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Goiás, conforme relação publicada na última semana. Para Wilson de Oliveira, isto reflete a força econômica de Anápolis e a importância, cada vez maior, que o Município representa no Centro Oeste Brasileiro.


Reunião do CAT
O Conselho Administrativo Tributário do Estado de Goiás promoveu uma reunião ordinária nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. O CAT, como é mais conhecido, é uma instituição formada por representantes de empresas e da Secretaria Estadual da Fazenda, para julgar recursos administrativos, em questões de multas e outras penalidades. Foi a primeira vez que o ele se reuniu fora de Goiânia, onde fica a sua sede.
De acordo com o presidente da Acia, empresário Wilson de Oliveira, isto se deve à importância de Anápolis no cenário regional e na força que a Associação Comercial e Industrial representa na composição do PIB goiano. Nada menos que 27 processos foram julgados e encaminhados pelos membros do CAT. A partir da experiência de Anápolis, o CAT pretende promover as reuniões itinerantes fora dos limites da Capital do Estado.

Outros assuntos
Durante a reunião de quarta-feira, 29, diversos outros assuntos foram abordados pelos diretores da ACIA. Um deles disse respeito à preocupação que algumas empresas de reciclagem vêm observando, com a concorrência de similares de Goiânia. O Primeiro Vice Presidente, Ubiratan Lopes da Silva, exortou os empresários do ramo em Anápolis que busquem a qualidade total, como o fizeram as empresas de construção civil. Segundo ele, hoje nenhuma construtora de outra cidade constrói prédios em Anápolis, devido à qualificação das empresas anapolinas. São, segundo ele, quase 20, com capital e estrutura genuinamente anapolinas. Ubiratan Lopes da Silva disse que o caminho para qualquer empreendimento é a qualidade.
Também na mesma reunião, representantes do IEL (Instituto Evaldo Lodi) fizeram explanações a respeito do trabalho que desenvolvem junto às empresas, objetivando qualificá-las. Citaram, como exemplo, o Porto Seco Centro Oeste, que implantou o programa de Qualificação de Fornecedores, objetivando aprimorar as relações comerciais entre aquela estação aduaneira e diversas empresas da Cidade.
Outro assunto abordado foi a questão relativa à cobrança da Taxa de Licença Para Funcionamento, que a Diretoria Jurídica está cuidando junto à Prefeitura. O desdobramento do assunto está previsto para o mês de agosto.
A diretoria da Acia somente volta a se reunir no dia 03 de agosto, mas, durante todo esse tempo, o setor administrativo estará funcionando normalmente.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...