(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Entidade desenvolve projetos de apoio ao menor com câncer

Social Comentários 19 de abril de 2017

Portal vai direcionar informações importantes para facilitar acesso à rede de atendimento aos pacientes oncológicos em Anápolis


O Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Núcleo Esperança) ultima os preparativos para o lançamento de dois projetos que vão qualificar as informações disponíveis aos pacientes de câncer infanto-juvenil, bem como ofertar serviços e benefícios, através da chamada Rede de Atenção Oncológica. O projeto é dividido em duas vertentes: o OncoREDE e o OncoSOCIAL.
De acordo com o presidente do Núcleo Esperança, Valber Barreto de Queiroz, o OncoREDE será constituído de um portal e um sistema de call Center, através do qual, as pessoas poderão ter acesso a diversas informações sobre o atendimento aos pacientes com câncer como, por exemplo, locais para consultas, exames, tratamento, dentre outras. Pela complexidade que envolve a doença, muitas vezes, os pacientes ficam desorientados sobre onde buscar os serviços de saúde na área oncológica.
O portal vai ter informações estruturadas para evitar os desgastes que pacientes e familiares enfrentam num momento de dificuldade, de desgaste emocional e, mesmo, de tempo. As informações serão também disponibilizadas via central telefônica, já que muitas pessoas têm dificuldade de acessar a internet.
Valber Barreto ressaltou que o Núcleo Esperança está buscando parceiros a fim de consolidar o projeto, que deve estar acessível a partir da primeira quinzena do mês de agosto próximo. Todas as informações para o banco de dados, inclusive, estão sendo colhidas e organizadas para o lançamento no portal.
O Núcleo Esperança também trabalha a todo vapor, para implantar o OncoSOCIAL, que terá como carro-chefe um cartão de vantagens para o paciente, que vai oferecer vantagens em locais de entretenimento e lazer, estacionamentos, descontos em estabelecimentos comerciais e uma série de outros serviços. Valber Barreto observa que o OncoSOCIAL também prevê a criação de um cadastro para atendimento às necessidades dos portadores de câncer. Como exemplo, ele cita uma pessoa que está necessitando de uma cadeira de rodas. Ao fazer o cadastro no projeto, ela entrará numa espécie de fila para receber o benefício pleiteado.
A Rede de Atenção Oncológica, de acordo com o presidente do Núcleo Esperança, vai ser apresentada aos 59 municípios que pactuam com Anápolis na área de atendimento oncológico. Ele observa que, hoje, os 60 municípios concentram uma população de mais de 1,1 milhão de habitantes. E, em que pese o aumento populacional e o número de pacientes com câncer, a rede de atendimento pouco cresceu nos últimos anos em Anápolis e há, portanto, a necessidade de que os pacientes e familiares tenham informações mais consistentes antes de buscarem atendimento no Município.
Piloto
Valber Barreto adianta que o projeto é inédito no País. O mesmo - segundo disse - foi apresentado em um encontro da Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança com Câncer e já despertou o interesse de duas cidades - Uberlândia (MG) e Cuiabá (MT) - em implantar um sistema nos mesmos moldes.
O desafio agora é conseguir os parceiros a fim de que o OncoREDE e o OncoSOCIAL possam funcionar. Os custos de implantação estão na casa de R$ 14 mil, envolvendo a criação do portal, de um sistema de gerenciamento e armazenamento de informações de pacientes e da rede; criação do 0800 e equipamentos.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Social

Entidade desenvolve projetos de apoio ao menor com câncer

19/04/2017

O Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Núcleo Esperança) ultima os preparativos para o lançamento de...

Comunidade carente de Anápolis rebebe ação social do Rotary

31/03/2017

O Rotary Clube Anápolis Oeste e a Casa da Amizade realizaram, pela primeira vez, o Dia do Servir. O evento aconteceu em 25 d...

APAE recebe homenagem da Câmara Municipal por projetos desenvolvidos

24/03/2017

No Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a Câmara Municipal prestou homenagem à Apae de Anápolis, atravé...

Projeto visa criação de abrigo para mulheres vítimas de violência

09/03/2017

A vereadora Thaís Souza (PSL) anunciou na quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, seu Projeto de Lei que propõe a ...