(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Enel flagra furtos de energia em cidades goianas

Geral Comentários 27 de setembro de 2018

Entre os alvos estão empresas de Anápolis, Formosa, Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Jesúpolis


A Enel Distribuição Goiás realizou na última quinta (20) e sexta-feira (21) uma operação contra furto de energia em Goiás. Foram fiscalizadas sete empresas em Anápolis, Formosa, Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Jesúpolis e, em quatro delas, foram encontradas irregularidades na medição de energia. Os medidores de outras duas empresas - uma em Formosa e outra em Águas Lindas de Goiás - serão analisados. Nesta ação, cinco pessoas foram presas em flagrante e vão responder por furto qualificado. As prisões aconteceram nos municípios de Anápolis, Valparaíso de Goiás e Jesúpolis.
O responsável por Medição e Perdas de Energia da Enel Distribuição Goiás, Leandro Chaves, informa que a empresa está intensificando o combate às irregularidades. “No ano passado tínhamos 44 equipes para atuar contra o furto de energia em unidades consumidoras de pequeno e médio porte. Atualmente, temos 103 e até o final deste mês serão mais 16. Para inspecionar grandes instalações temos seis equipes e com previsão de entrada de mais oito até o início do mês seguinte. ” Ele afirma que, nos últimos 12 meses, as perdas comerciais de energia foram de 360 giga-watts-hora, o suficiente para abastecer Goiânia por quase um mês e meio e equivalente a R$ 115 milhões.
A distribuidora reforça que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela empresa e coloca em risco a segurança das pessoas. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento.
Além da Enel, que perde energia comprada, o consumidor perde com a sobrecarga do sistema e as variações de tensão, que podem ocasionar a queima de eletrodomésticos e ainda o perigo de choque elétrico existente para quem tenta realizar gatos, gambiarras e ligações irregulares.
Para solucionar o problema das perdas energéticas, a empresa trabalha em diversas frentes realizando inspeções sistemáticas nas medições, investindo na construção de redes elétricas antifurto e na aquisição de medidores com tecnologias mais modernas, regularizando medições defeituosas e criando programas de recuperação de clientes e de eficientização energética. Tem investido também na inteligência de identificação dos alvos para inspeção, implantando tecnologias inovadoras para análise de dados e equipamentos de monitoria online das instalações consumidoras.
A Enel alerta que os clientes podem denunciar casos de furto de energia pelos canais de atendimento da empresa: pelo site (www.eneldistribuicao.com.br/go), Central de Atendimento (0800-62-0196) ou perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Bazar beneficente em prol de instituições sociais

14/02/2019

Neste sábado, 16, das 8h às 13h, o grupo Mulheres Em Pauta, composto por 30 mulheres de Anápolis, realizará um Bazar Bene...

Banco de leite reforça equipe com nutricionista

14/02/2019

Desde o dia 5 de dezembro do ano passado, o Banco de Leite Humano de Anápolis deixou de ser uma simples sala para se tornar ...

Feirantes e permissionários devem se recadastrar

14/02/2019

Para proporcionar mais legalidade, organização dos espaços e oferecer suporte aos feirantes e permissionários, a Prefeitu...

Adultos também precisam seguir um calendário de vacinação, alerta saúde

14/02/2019

Muita gente não sabe, mas os adultos também precisam ser vacinados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risc...