(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Empresas apostam no esporte e lazer para motivar equipes

Cidade Comentários 05 de julho de 2013

A prática não é nova, mas a cada dia é maior o número de empresas que apostam em atividades extras à rotina das plantas de fábricas e dos escritórios, para motivar e obter melhor rendimento dos seus colaboradores


A prática não é nova, mas a cada dia é maior o número de empresas que apostam em atividades extras à rotina das plantas de fábricas e dos escritórios, para motivar e obter melhor rendimento dos seus colaboradores. Em Anápolis, um dos maiores polos industriais do interior do Brasil, a realidade não é diferente.
O SESI (Serviço Social da Indústria) em Goiás tem uma série de programas voltados paras as indústrias. A principal delas é a ginástica laboral, onde, via de regra, diretores, gerentes, encarregados e os funcionários dos mais variados níveis das empresas se reúnem para praticarem alongamentos e receberem orientações de educadores físicos.
Além da Ginástica laboral, o SESI, também disponibiliza a sua estrutura física para que as indústrias promovam atividades esportivas e de lazer, não só com os funcionários, mas, também, agregando os familiares. Uma das pioneiras no Distrito Agro Industrial de Anápolis, a empresa Gravia realizou, recentemente, mais uma edição do seu tradicional Jogos Gravia, envolvendo oito modalidades: Atletismo; Natação; Voleibol; Futsal; Truco; Sinucão, Dominó e Tênis de Mesa. No total, o evento reuniu cerca de 1,2 mil pessoas entre funcionários e familiares.
O próprio SESI, inclusive, estimula os seus colaboradores a interagirem com outros meios esportivos. No 4º Circuito de Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, a unidade da Vila Jaiara levou uma equipe de 50 participantes. “A participação desta equipe em corridas visa a confraternização, sociabilização, superação de desafios, fortalecimento da equipe, prática esportiva para o bem estar físico e mental, que contribui na melhoria da qualidade de vida”, ressalta a gerente da unidade, Nara Núbia Costa.


Colatex: retorno com o estímulo ao esporte
Assim que Jairo Bastos, 32, assumiu o cargo de Analista de Marketing na empresa Colatex, sugeriu, em meio a uma brincadeira, a adesão da empresa pela chamada ginástica laboral, onde os colaboradores da empresa são estimulados a praticarem atividades físicas em determinados dias da semana, na própria empresa, com o acompanhamento de profissionais da área. “Tinha vindo morar em Anápolis há pouco tempo e sentia falta de praticar algum exercício. Então, me inscrevi numa corrida e a chefia, em tom de brincadeira, disse para eu ir com a camiseta da empresa para fazer propaganda. Diante disso me questionei: Porque realmente não fazermos isso?”, conta Jairo. Depois do episódio, Jairo apresentou uma proposta de inserção da atividade física uma vez por semana na carga horária dos funcionários, que sentissem o desejo em participar do novo desafio. “Abrimos espaço à prática de exercícios físicos na empresa. Os colaboradores interessados passaram por uma ampla avaliação médica e demos início aos treinos ministrados pelo SESI todas as sextas-feiras, das 16h às 17h, num espaço externo da empresa”, explica.
Dos 50 funcionários da empresa uma equipe com aproximadamente 20 destes foi criada e formou-se a equipe do “Pintou mais saúde Colatex”. A idade dos integrantes da equipe vai dos 16 aos 52 anos. Um deles é Carlos Alberto Soares, 36, que trabalha na área de produção da empresa. “Fazer parte da equipe está sendo ótimo. Temos corrido todos os dias, para nos prepararmos para os circuitos em que toda a equipe da empresa participa”, conta.
Carlos se refere ao Circuito Anapolino de Corrida de Rua que acontece durante todo ano, com oito etapas que percorrem as ruas de vários bairros de Anápolis com a participação de mais cinco mil atletas e com público presente nas provas de dois a três mil espectadores, totalizando em média oito mil pessoas envolvidas diretamente com o evento.
Com um percurso de cinco quilômetros, o Circuito foi criado com a intenção de popularizar e estimular a prática da corrida de Rua em Anápolis, propiciando uma melhor qualidade de vida aos anapolinos e moradores da região, que também participam das etapas do evento. Por necessitar manter uma rotina nos treinos para conseguir completar os percursos dos circuitos, Carlos já perdeu cinco quilos. “As melhoras no meu condicionamento físico na e saúde também são notórias".
Jairo Bastos explica que uma das intenções do projeto é justamente esse, integras os funcionários e a empresa. “Esse projeto permite não existir apenas aquela relação de trabalho e salário entre o colaborador e a empresa, mas vai além, pois o funcionário se sente parte da empresa”. Essa ação também tem o objetivo de promover mais saúde ao colaborador, ampliando sua socialização e promovendo uma opção de entretenimento, lazer e o principal, qualidade de vida. Os funcionários da empresa também disputaram a Corrida do Trabalhador, promovida pelo SESI.



Benefícios da ginástica nas empresas
O que sua empresa ganha
-Redução dos efeitos decorrentes do sedentarismo pela adoção de práticas regulares e adequadas de atividades físicas dentro e fora da empresa;
-Diminuição de problemas relacionados a problemas de postura;
-Melhoria das relações interpessoais;
-Melhoria do ambiente de trabalho.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Sucesso da exposição agropecuária em seu novo parque, na BR-153

14/09/2017

A 61ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) está sendo realizada em novo espaço, neste ano, o Sindicato Rural d...

Primeira Igreja Batista comemora Jubileu de Ouro no Município

14/09/2017

A Igreja Batista Central de Anápolis celebrou, com êxito, o seu Jubileu de Ouro, marcando cinco décadas no trabalho de eva...

Audiência pública busca soluções para a Estação Rodoviária Rodoviário

14/09/2017

Sem apresentar nenhuma solução que possa pelo menos reduzir as várias deficiências enfrentadas nos últimos anos, por ini...

Aulas do Cursinho Municipal vão começar no próximo sábado

14/09/2017

O prefeito Roberto Naves lançou, nesta quarta-feira, 13, o curso preparatório gratuito para vestibulares e para o Exame Nac...