(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Empresariado celebrou os 83 anos da ACIA

Geral Comentários 08 de fevereiro de 2019

Entidade participou de momentos importantes no desenvolvimento de Anápolis


Cerca de um ano após a chegada da Estrada de Ferro, em 1935, quatro empresários do Município, pressionados pela fiscalização à época, decidiram criar uma entidade para a defesa dos seus interesses comuns e de outros empresários. No dia 08 de fevereiro de 1936, era fundada a Associação Comercial de Anápolis que, anos depois, agregou à sua representação o setor industrial e adotou a sigla ACIA (Associação Comercial e Industrial de Anápolis).
Na última quarta-feira, 06, perante um auditório lotado de representações políticas e classistas, a ACIA comemorou o seu 83º aniversário de fundação. Entre os presentes, o Prefeito Roberto Naves e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, que foi convidado para proferir uma palestra sobre os projetos da entidade e sobre a possibilidade cortes de recursos no chamado Sistema S, que foi ventilada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e seria na ordem de 30% a 50%.
O presidente da ACIA, Anastácios Apostolos Dagios, destacou que, ao longo de sua existência, a entidade teve participação ativa para o fortalecimento dos ciclos econômicos do Município como o do arroz, o cerâmico e, mais recentemente, o da indústria. E, também, segundo ele, a ACIA teve participação nas grandes conquistas de Anápolis e região, citando o apoio à construção de duas capitais - Goiânia e Brasília; a implantação da Base Aérea; do Distrito Agro Industrial; do Porto Seco; do Polo farmoquímico e, na atualidade, a entidade tem como uma de suas bandeiras trazer para o Município um polo ligado ao setor de segurança e defesa.
O Prefeito Roberto Naves fez um discurso breve, enaltecendo o relevante papel desempenhado pela ACIA ao longo dos seus 83 anos de história, “trabalhando e apostando na Cidade e no seu desenvolvimento”, ressaltou, parabenizando os presidentes e diretores da entidade.
O presidente da FIEG, Sandro Mabel, afiançou que como empresário em Anápolis (se grupo possui uma envasadora de pimentas no DAIA), irá abraçar os projetos estruturantes do Município, como o funcionamento da Ferrovia Norte Sul, do Aeroporto de Cargas, da Plataforma Logística e do Centro de Centro de Convenções. Além disso, ele já se prontificou a trabalhar em prol da implantação do Parque Tecnológico, projeto, este, que está sendo trabalhado pela ACIA em parceria com a Prefeitura.
Em relação à “facada” anunciada pelo Ministro Paulo Guedes, Sandro Mabel ponderou que os recursos compulsórios do Sistema “S” são de natureza privada, ou seja, dos descontos de parte das contribuições e tributos que as empresas pagam sobre a folha de pagamento.
Segundo Sandro Mabel, hoje, uma redução de 30% nas receitas do SESI e SENAI em Goiás traria consequências graves para todos: empresas, trabalhadores e sociedade. Estimativas preliminares apontam o fechamento de seis ou sete das 28 unidades das instituições, a eliminação de mais de 76 mil matrículas e demissão de, até, 800 funcionários. Além de o SENAI reduzir drasticamente a formação e qualificação profissional necessária à indústria goiana.
Em Anápolis, ligados à FIEG, o Sistema “S” conta com duas unidades do SESI (Jaiara e Jundiaí) e uma unidade do SENAI (a mais antiga do Estado, criada em 1952). E, ainda, unidades do SESC, SENAC, SEST/SENAT, SEBRAE.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Bazar beneficente em prol de instituições sociais

14/02/2019

Neste sábado, 16, das 8h às 13h, o grupo Mulheres Em Pauta, composto por 30 mulheres de Anápolis, realizará um Bazar Bene...

Banco de leite reforça equipe com nutricionista

14/02/2019

Desde o dia 5 de dezembro do ano passado, o Banco de Leite Humano de Anápolis deixou de ser uma simples sala para se tornar ...

Feirantes e permissionários devem se recadastrar

14/02/2019

Para proporcionar mais legalidade, organização dos espaços e oferecer suporte aos feirantes e permissionários, a Prefeitu...

Adultos também precisam seguir um calendário de vacinação, alerta saúde

14/02/2019

Muita gente não sabe, mas os adultos também precisam ser vacinados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risc...