(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Embaixador da Holanda visita Anápolis

Economia Comentários 13 de maro de 2015

Notas Gerais


Representantes da Embaixada do Reino dos Países Baixos (Holanda) no Brasil e uma comitiva de empresários holandeses, liderados pelo embaixador Han Peters, visitaram na última quarta-feira,11, o Porto Seco Centro-Oeste, maior terminal alfandegário da região. Acompanhados do superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), William O’Dwyer, eles conheceram o local e manifestaram, entre outros interesses, a disposição daquele país em realizar parcerias com Goiás visando transferências de tecnologia na área de logística e transporte.
A delegação holandesa foi recebida pelo diretor-superintendente do Porto Seco, Edson Tavares, e pelo superintendente-adjunto, Everaldo Fiatkoski, responsável pela área de comércio. Tavares, que comanda a unidade há 13 anos, apresentou os números, a capacidade e os projetos para a expansão dos negócios no terminal, destacando a localização privilegiada e a logística inteligente, além da infraestrutura em implantação naquela área, como a Plataforma Multimodal de transportes e o Aeroporto de Cargas de Anápolis que deverá operar nos próximos anos.
Para o superintendente de Comércio Exterior, William O’Dwyer, a visita da comitiva ao Porto Seco foi de grande importância. Permitiu o início do diálogo com os holandeses que têm know how em logística e transportes com o propósito de futuras parcerias em grandes projetos do estado e também para a modernização do terminal. Entre os empresários presentes, estavam executivos do Porto Central (ES) / Porto de Roterdã, empresários do setor de hortifruticultura e de empresas que intermedeiam negócios entre estados brasileiros e países europeus.
Na terça-feira (10), a delegação holandesa participou, em Goiânia, do primeiro seminário “Holanda-Goiás: Desenvolvendo Parcerias”, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), quando foram realizadas rodadas de negócios entre empresários goianos e os empresários visitantes. O Reino dos Países Baixos é o principal parceiro econômico de Goiás na Europa e o segundo no mundo. As exportações goianas para a Holanda, no ano passado, somaram US$ 651,4 milhões e representaram 9,33% de tudo o que o estado exportou.

O Porto Seco
Edson Tavares apresentou a empresa Porto Seco Centro-Oeste S/A que é hoje uma das mais modernas estações aduaneiras do país, com mais de 300 clientes e capacidade para movimentar 22 mil toneladas de carga por mês. Atende setores como agricultura, farmoquímicos, construção, siderurgia e minerais, entre outros. Criada há 15 anos, a empresa abriga representações dos vários órgãos do governo responsáveis pela legalização do processo de importação e exportação. Seu maior objetivo é dar agilidade a esse processo, associando o transporte rodoviário, ferroviário e aéreo e oferecendo variadas opções de armazenagem, além de rapidez no desembaraço das cargas.
O diretor-superintendente apresentou como principais desafios para a consolidação do terminal a construção de uma hidrovia ligando o estado à região Norte do país e a reforma de trechos da ferrovia Centro Atlântica. Edson Tavares desafiou os holandeses a apresentarem projetos e investirem nesses empreendimentos, tanto na construção das eclusas para a hidrovia quanto na reforma da ferrovia.

A Superintendência de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás apresentou as potencialidades de Goiás e os números da balança comercial Goiás-Holanda aos visitantes.
Ao final, o embaixador Han Peters se disse impressionado com a logística do Porto Seco, e convidou os representantes da empresa a participarem de missão brasileira à Holanda. Após a visita, a delegação holandesa se reuniu com o governador Marconi Perillo em almoço no Palácio das Esmeraldas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Ministério Público quer implantar nova tecnologia para monitorar os preços dos combustíveis

21/09/2017

O projeto MP de Olho na Bomba, desenvolvido pelo Ministério Público de Goiás em parceria com o governo estadual com o obje...

Preços dos combustíveis variam até mais de 36% nos postos

21/09/2017

O Procon de Anápolis realizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, pesquisa para aferir a variação de preços dos combustí...

Balança comercial registra o 44º superávit consecutivo

21/09/2017

O secretário de Desenvolvimento (SED), Francisco Pontes comemorou na última quarta-feira, 13, o resultado da balança comer...

Anápolis é a cidade do Estado com mais vagas de emprego

21/09/2017

O Sistema Nacional de Emprego é uma instituição criada pelo Governo Federal, com objetivo de promover a interação entre ...