(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Em clima acirrado, campanha chega ao final. Eleitor dará o veredito das urnas

Política Comentários 27 de outubro de 2016

Em mais um pleito muito acirrado, anapolinos escolherão, neste domingo, quem irá governar Anápolis nos próximos quatro anos: Roberto do Órion (PTB) ou João Gomes (PT)?


A campanha eleitoral deste ano começou, oficialmente, no dia 16 de agosto, pouco depois de os partidos políticos terem indicado os seus representantes na disputa, em suas respectivas convenções. O primeiro turno contou com sete concorrentes à Prefeitura: João Gomes (PT); Roberto do Órion (PTB); Pedro Canedo (DEM); Carlos Antônio (PSDB); Valeriano Abreu (PSC), Ernani de Paula (PSDC) e José de Lima (PV). E, ainda, 561 candidatos a uma das 23 vagas da Câmara Municipal.
No primeiro turno, foram, exatos, 45 dias de campanha - metade do tempo da eleição de 2012, que foi de 90 dias. A campanha de rádio e televisão foi reduzida de 45 dias para 35 dias, iniciando-se em 26 de agosto último.
No dia 02 de outubro, os anapolinos foram às urnas e o resultado confirmou aquilo que já era esperado, ou seja, a realização do segundo turno, sendo que os classificados para esta fase foram o petista João Gomes, que obteve 53.988 votos (29,92% dos votos válidos e o petebista Roberto do Órion, que obteve 38.913 votos (21,56% dos votos válidos. Os demais tiveram a seguinte votação: Pedro Canedo, 27.544 votos (15,26%); Valeriano Abreu, 23.520 votos (13,03%); Carlos Antônio, 19.788 votos (10,97%); José de Lima, 14.415 votos (7,99%) e Ernani de Paula, 2.294 votos (1,27%).
Os 23 eleitos para a Câmara Municipal foram: Antônio Gomide (PT); Vilma Rodrigues (PSC); Amilton Filho (SD); Fernando Paiva (PTN); Leandro Ribeiro (PTB); Thaís da Aspaan (PSL); Jean Carlos (PTB); Valdete Fernandes (PDT); Pastor Elias Ferreira (PSDB); Luiz Lacerda (PT); João da Luz (PHS); Domingos do Cedro (PV); Lisieux Borges (PT); Lélio Alvarenga (PSC); Deusmar Japão (PSL); Mauro Severiano (PSDB); Américo (PSDB); Jakson Charles (PSB); Pedro Mariano (PRP); Teles Júnior (PMN); Professora Geli (PT), Luzimar Silva (PMN) e Elinner Rosa (PMDB).
Com a definição do primeiro turno, os candidatos João Gomes e Roberto do Órion iniciaram a campanha do segundo turno buscando reforçar as alianças. O petista conquistou a adesão do Pastor Elismar Veiga (PHS), que foi candidato a vice na chapa de Carlos Antônio (PSDB). O candidato do PTB, por sua vez, trouxe para a sua coligação os partidos dos ex-candidatos Carlos Antônio (PSDB); Valeriano Abreu (PSC), José de Lima (PV) e Pedro Canedo (DEM). O então candidato, Ernani de Paula (PSDC), foi o único a ficar neutro.
A polarização entre os dois nomes tornou a disputa mais acirrada, com ambas as campanhas fazendo ataques. Inclusive, a Justiça Eleitoral chegou a determinar a suspensão dos programas de rádio e televisão dos dois candidatos. Também, houve a apreensão de material apócrifo e muita guerra nas redes sociais entre cabos eleitorais de João Gomes (PT) e Roberto do Órion (PTB). A Justiça Eleitoral recebeu dezenas de representações sobre diversos tipos de abusos cometidos pelas duas campanhas. Por outro lado, os candidatos tiveram, também, tempo e espaço em todos os veículos de comunicação para divulgarem suas propostas e ideais.

Diplomação
Agora, no desfecho de toda essa trajetória percorrida pelos candidatos e seus seguidores, a palavra final ficará com o eleitor, através do voto na eleição deste domingo, 30, que definirá quem irá conduzir a Cidade administrativamente nos próximos quatro anos. A Justiça Eleitoral já definiu que a diplomação dos eleitos no pleito deste ano, ocorrerá no dia 16 de dezembro próximo, às 19:30 horas, no Teatro Municipal. Na ocasião, serão diplomados o prefeito eleito, o seu vice e os 23 vereadores e igual número de suplentes. A posse vai acontecer no dia 1º de janeiro, sendo que na Câmara Municipal, deve ocorrer, também, a eleição para a composição da Mesa Diretora.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Dívidas do Estado com a União alongadas em até 240 meses

20/07/2017

Aprovadas na Assembleia Legislativa nas sessões realizadas no período de convocação extraordinária, nos dias 14 e 17 des...