(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Eleitores enfrentam muitas horas de espera

Geral Comentários 03 de agosto de 2013

Central do Anashopping sofre com a falta de estrutura para acomodar os interessados. Expectativa é de que o horário de atendimento seja estendido nos próximos meses


O Recadastramento Biométrico Obrigatório para moradores de Anápolis, Campo Limpo e Ouro Verde de Goiás começou em março. Os eleitores das três cidades responderam ao chamado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a procura pelos postos de atendimento é alta, o que vem gerando problemas como, longos períodos de espera para atendimento. Episódios de falhas no sistema de cadastro e falta de conexão com a internet, interromperam os trabalhos nos últimas semanas. Além disso, a falta de estrutura e o desencontro no repasse de informações, também, têm sido agravantes.
A farmacêutica Tainá dos Santos chegou ao posto do TRE no Anashopping ao meio dia - horário de início do atendimento - e pegou a senha de número 750. Às 15h, o painel eletrônico ainda mostrava a senha 500. Sentada no chão, com uma revista nas mãos ela disse que sabia que teria que esperar bastante. “Já sabia que ia demorar, então, vim preparada. Trouxe comida e uma revista para me distrair. Mas, a falta de estrutura para acomodar a quem está esperando desmotiva”, comentou.
“Cheguei aqui às 11h e a fila já fazia voltas pelo segundo piso. Peguei a senha 689”, conta a fisioterapeuta Ana Carolina Oliveira que, assim como Tainá, estava acomodada no chão do posto de atendimento. “Não eram nem 14h quando acabaram as senhas e a porta de entrada foi fechada. Estou por conta do recadastramento hoje, mas outras pessoas não podem esperar tanto. O horário de atendimento é muito curto. Além disso, os funcionários estão despreparados para repassarem informações, confundem, contradizem-se uns aos outros”, completou.
A lavadeira Nildete Vieira Lima já havia feito seu recadastramento, mas voltou ao posto para auxiliar a filha, a técnica de enfermagem Bianca Lima Ferreira, que estava com o filho de um ano nos braços. Sem lugar para sentar, mesmo com a criança, a técnica de enfermagem estava otimista. “A chamada da senha preferencial é rápida. A única dificuldade é ter que ficar de pé com criança”, disse Bianca.

Junção de esforços
De acordo com o servidor responsável pela central de atendimento do Anashopping, Fernando Lopes, a procura pelo serviço aumentou significativamente, devido às propagandas veiculadas no rádio e na televisão. “Em dias de grande movimento já chegamos a atender a 1.600 pessoas”, contou.
Fernando reconhece que há falhas no atendimento ao público, mas conta que a estrutura montada no local é fruto de uma junção de esforços entre TRE, prefeituras e organizações. “Os equipamentos foram doados pelo Tribunal Superior Eleitoral e os órgãos e cartórios eleitorais emprestaram seus funcionários. Contamos com 36 guichês de atendimento e estamos aguardando a chegada de mais 100 cadeiras para acomodar quem estiver esperando”, explicou. “Não há verbas públicas disponíveis para um grande aumento da estrutura, mas a expectativa é de que nos próximos meses passemos a contar com mais 30 funcionários, o que vai permitir estender o horário de atendimento”.
Ainda, segundo o servidor, os episódios de falta de conexão com a internet e falha no sistema, que ocorreram na semana passada, foram fatos isolados, além do poder e da responsabilidade da central de atendimento do TRE. “A operadora responsável pelo sinal de internet precisou passar por uma manutenção na rede e ficamos sem sinal por duas tardes”, explicitou. “É bom ver que o público não deixou para a última hora. Sabemos que não estamos no nível ideal de atendimento, mas tentamos resolver os problemas que surgem o mais rápido possível e estamos reunindo esforços para melhorar ainda mais”, finalizou.

Onde e como fazer o recadastramento?
Moradores de Anápolis, Campo Limpo e Ouro Verde podem fazer o recadastramento em um dos seguintes postos de atendimento:
Central de Cartórios de Anápolis: Rua Augusto de Lima, QD 06, LT. 03, Residencial Virgínia Correa, Maracananzinho - Anápolis. Atendimento das 12h às 18h
Anashopping: Av. Universitária, 2.221 - Vila Santa Izabel - Anápolis. Atendimento das 12h às 18h
Os documentos necessários para o Recadastramento Biométrico são:
Para os moradores de Anápolis (Originais):
- Comprovante de Endereço
- Título de eleitor
- CPF
- RG
Para os moradores de Campo Limpo e Ouro Verde (Cópia):
- Comprovante de endereço em nome próprio (conta de água, energia ou telefone fixo)
- Documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS)
Mas, se o comprovante de endereço estiver em nome de terceiro, o eleitor de Campo Limpo e Ouro Verde deverá levar cópia dos seguintes documentos.
- Comprovante de endereço em nome de terceiro (conta de água, energia ou telefone fixo);
- Documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS); e
- Mais algum dos seguintes documentos (apenas um deles basta)
1. Contrato de aluguel autenticado e com firma reconhecida; ou
2. Declaração do proprietário de que o eleitor reside em sua propriedade, com firma reconhecida; ou
3. Cópia da escritura do imóvel em nome do eleitor; ou
4. Cópia da carteira de trabalho com registro de emprego no município; ou
5. Declaração original da escola onde o eleitor ou filho está estudando; ou
6. Cópia do contracheque; ou
7. Cópia da carteira de vacinação do(s) filho(s).

Autor(a): Gonçalves e Ventura

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...