(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Duplicação da BR-414 entra na pauta do DNIT

Geral Comentários 23 de outubro de 2014

Ministro dos Transportes, ao inaugurar o viaduto do DAIA, sinalizou apoio ao pleito apresentado por lideranças de Anápolis


A duplicação de parte da BR-414, no trecho urbano de Anápolis, poderá ser licitada no ano que vem. O pedido foi feito por lideranças políticas e classistas ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que esteve na Cidade, na última terça-feira, 21, participando da solenidade de inauguração do viaduto da BR-060, que dá acesso ao Distrito Agro Industrial (DAIA).
O ministro acenou de forma positiva e, durante uma rápida conversa com o Prefeito João Gomes; com o Deputado Federal Rubens Otoni; com o presidente da FIEG Regional Anápolis, Wilson de Oliveira; com o Presidente da CDL, Reinaldo Del Fiaco e com o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda, dentre outras lideranças locais, determinou ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Flávio Murilo Prates de Oliveira, que tome as devidas providências quanto ao atendimento da reivindicação.
O superintendente do DNIT informou ao CONTEXTO que, para este ano, não há previsão orçamentária e o que deve ser encaminhado já de imediato, é a licitação de projetos da duplicação. A licitação da obra, em si, ficará para o ano que vem.
A proposta não é nova e visa resolver um problema que causa muitos transtornos para quem utiliza a rodovia federal, devido ao grande fluxo de tráfego. A BR-414 liga Anápolis a Niquelândia e dá acesso às cidades turísticas de Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Além disso, e, principalmente, é o principal acesso à Base Aérea, que demanda também um grande fluxo de tráfego. Inicialmente, a previsão seria duplicar um trecho de 13 quilômetros, que demandaria também ao acesso ao novo presídio, que deverá ser inaugurado ainda este ano e entrar em funcionamento no ano que vem.

Viaduto do DAIA
A inauguração do viaduto do DAIA, obra muito aguardada pelos anapolinos, ocorreu sem pompas, com um público pequeno e, até, com um número acanhado de autoridades, em função do ano eleitoral. O ministro Paulo Sérgio Passos disse, entretanto, que fez questão de vir a Anápolis entregar o projeto, que durou um ano e meio para ficar pronto e consumiu quase R$ 30 milhões. Segundo ele, a BR-060, onde foi construído o viaduto, é a mais importante no Estado, para o escoamento da produção.
Na entrevista coletiva concedida à imprensa, o ministro relatou sua visita a Goiás, foi para a inauguração dos 315 quilômetros da duplicação da BR-060, trecho entre Goiânia e Jataí, e dos viadutos do DAIA e da “Manoela”, no trecho urbano de Aparecida de Goiânia.

Ferrovia
Boa parte da fala do ministro, entretanto, foi para qualificar a importância da Ferrovia Norte Sul que, segundo ele, trará um impacto profundo na economia de Goiás e do País. Apesar de inaugurada no primeiro semestre deste ano pela Presidente Dilma Rousseff, a ferrovia ainda não entrou em operação. Paulo Sérgio Passos não quis adiantar uma data, mas adiantou que a operacionalização da malha está em fase final de teste, para que possa funcionar dentro dos protocolos de segurança exigidos neste tipo de transporte. E que estão em fase de construção os terminais para carga e descarga das composições em várias localidades, ao longo do trecho que sai de Anápolis e vai até Açailândia, no Maranhão.
O Prefeito João Gomes e o Deputado Federal Rubens Otoni, ambos do PT, destacaram a importância do viaduto do DAIA, ora inaugurado, pondo fim a uma luta que envolveu a união de lideranças políticas e classistas. Também esteve presente à solenidade o secretário estadual de Infraestrutura, João Balestra, representando o Governador Marconi Perillo (PSDB), que por impedimento da lei eleitoral, não pôde estar presente.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....