(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Droga "lícita" é ameaça às escolas de Anápolis

Comportamento Comentários 23 de maio de 2010

No Jardim Tesouro, uma adolescente de 13 anos, segundo denúncia feita por um vereador, teve coma alcoólica após ingerir bebida num bar próximo à escola, em horário de aula


O novo subsecretário regional da Educação em Anápolis, Paulo Henrique de Freitas Miranda, disse que espera maior cooperação das famílias, para combater um mal que vem se alastrando pela cidade: o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes em bares que ficam próximos às unidades escolares. Uma denúncia neste sentido, inclusive, foi relatada pelo vereador Carlos Antônio (PSC), na tribuna da Câmara Municipal, dando conta que estudantes da Escola estadual Helena Nasser, localizada na Rua da Bondade, no Jardim Tesouro. Segundo o relato feito pelo vereador, uma adolescente de 13 anos de idade teria entrado em coma alcoólica.
O subsecretário de Educação ressaltou que a orientação que tem sido dada aos professores e coordenadores é para que estes fiquem atentos à presença dos menores nos bares e lan houses e, quando necessário, buscar o apoio dos conselhos tutelares ou do Juizado da Infância e da Juventude. “Nós temos encontrado este apoio, mas é necessário que os pais, também, assumam a sua parcela de responsabilidade de educação dos filhos e não deixar que essa tarefa fique, apenas, com a escola”, ponderou, acrescentando que, em sua gestão no cargo, irá procurar fazer com que aumente essa integração entre a família e a escola, especialmente, para combater problemas relacionados com o consumo de álcool e drogas.
O vereador Carlos Antônio observou que não se trata de um caso isolado, mas, há denúncias que chegam a seu conhecimento, de bares comercializando bebidas para estudantes, em horário de aula, por diversos pontos na cidade. Ele informou que um bar localizado próximo à Escola Estadual “Helena Nasser”, inclusive, chegou a ser interditado. E, na região, há também uma lan house que estaria sendo monitorada pelo Juizado da Infância e da Juventude. O vereador Amilton Batista lamentou que não tivesse sido aprovado na Casa, o projeto de lei prevendo que estabelecimentos que comercializam bebidas localizados a menos de 100 metros das escolas ficassem proibidos de vender bebida alcoólica durante o horário de aulas.

Debate
Paulo Freitas participou de uma verdadeira sabatina na Câmara Municipal, na sessão ordinária da última quarta-feira, 19. A presença dele foi bem recebida pelos vereadores que reclamaram de sua antecessora na subsecretaria regional, Juliana Almada, que não teria estabelecido um elo com a Câmara Municipal para discutir questões de interesse da cidade, relacionados com a pasta.
O subsecretário reconheceu que há necessidade de reformas e ampliações em várias unidades da rede e que, num primeiro momento (ele assumiu o cargo há um mês), está realizando um “diagnóstico” da situação que será, posteriormente, levado ao conhecimento da secretária estadual de Educação, Milca Severino, para que, a partir daí, sejam estabelecidas as prioridades para os investimentos na rede física das unidades municipais. Uma atenção especial deverá ser dada ao Caic do Conjunto “Filostro Machado Carneiro”.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Comportamento

Registros de casamentos caem e os de divórcios aumentam, mostra IBGE

02/11/2018

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acaba de divulgar a estatística de registro civil. Os números trazem dad...

Palmadas estimulam agressividade em crianças, diz estudo

29/04/2016

A criança que apanha (leves palmadas no bumbum ou em outra extremidade) é mais propensa a desafiar seus pais, ter um compor...

Brasileiras iniciam vida sexual na adolescência

02/10/2015

etade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, reali...

Qual é a melhor idade para conversar com os filhos sobre o álcool?

14/09/2015

ara evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica entre pré-adolescentes e jovens...