(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Documentário resgata a memória das antigas salas de cinema

Cultura Comentários 24 de julho de 2015

Avant première do documentário será apresentado no dia 31, no auditório do Sesc


O projeto “Do Gramofone à Grande Tela: cinema x salas de cinema em Anápolis 1920-1980” deu início à produção do documentário curta-metragem “Do Gramofone a Grande Tela”, sobre as salas de exibição em Anápolis. O projeto foi contemplado pela seleção do I Fundo Estadual de Cultura, pelo Governo de Goiás, através da Secretaria Estadual de Cultura (atual Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes - Seduce). A avant premeiére, ou a estreia, do documentário será no dia 31 deste mês, no Auditório do Sesc Anápolis, às 19h30.


O documentário resgata a memória das salas de cinema de “rua” com entrevistados que assistiram e colaboraram para que a 7ª arte esteja tão viva na memória anapolina e goiana. O projeto contou com equipe de profissionais locais durante a produção do documentário, fomentando as oportunidades no setor audiovisual, cativando novas vocações para o cinema e também movimentando outros setores de serviço na cidade. A iniciativa conta com o apoio cultural do Sesc Anápolis, Cineprime Anápolis e Associação Cineclube Xícara da Silva.


 


O Documentário


O projeto se foca na trajetória das salas de exibição em Anápolis entre as décadas de 1920 e 1980, tudo isso através da própria linguagem cinematográfica na realização deste curta metragem. “Essas décadas foram as de mais prestígio e quantidade de público nas projeções de cinema, nesse aspecto Anápolis tem muito o que contar”, destaca o diretor do documentário e do projeto, Carlos Cesar Santos, conhecido no setor audiovisual local como “Cesinha”.


Na produção do material, foram várias as pessoas entrevistadas, ou seja, historiadores, projecisnistas, ex-donos de cinema e pessoas que trabalham e trabalharam nesta área. Entre eles: João Asmar, Juscelino Polonial, Mozart Soares Filho, Tiziano Mamede, Marcos Fernandes Vieira, Etelvina Pires, José Bueno “Jubileu”, Marcos Roriz, Renata Roriz e Loraine Resende.


“Do Gramofone à Grande Tela” será uma oportunidade de conhecer um pouco da relação do público e a grande tela ao longo do período onde reinava os cinemas de “rua”. Nestas seis décadas de salas de cinema muitos aspectos são levantados pelo documentário, como a do acontecimento social que era assistir aos filmes, no qual os frequentadores se vestiam da mesma forma como iam para um evento de formalidade social. Isso não seria possível, se não fosse também o esforço e a dedicação dos trabalhadores por trás das cabines de projeção.


O site do projeto traz informações, fotos da produção, nome dos entrevistados, trailers e outras curiosidades sobre o processo de produção do documentário. Pode ser conferido na nossa página: www.anapoliseseuscinemas.com.


 


Serviço


Evento: Estreia do documentário “Do Gramofone à Grande Tela”


Data: 31/07/15


Horário: 19h30


Local: Auditório do Sesc Anápolis – Av. Santos Dummont com Rua Zeca Lousa, Bairro Jundiaí – Anápolis, Goiás


Custeio: Entrada Franca

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Escola de Teatro abre vagas para interessados em cursos

20/07/2017

Um curso de teatro é essencial para quem está interessado em investir na carreira da arte dramática, mas pode ser muito ú...

Grupo anapolino é destaque em circuito paulista de dança

13/07/2017

O Grupo Jovem da Escola de Dança de Anápolis fez bonito no X Circuito Brasileiro de Dança, realizado entre os dias 06 a 09...

Abertas as inscrições para o curso de dança contemporânea

06/07/2017

Se você é bailarino e gosta de dança contemporânea vai se interessar em saber que, em julho, entre os dias 11 e 15, vai a...

Profissionais farão o registro de quilombolas em Cavalcante

29/06/2017

Após ministrarem palestra para os inscritos na Maratona Fotográfica “Retratando a Cidade de Anápolis”, programada para...