(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Doações de órgãos têm recorde este ano

Saúde Comentários 02 de novembro de 2018

A Central de Transplantes registrou a 71ª doação efetiva em 2018


A Central Estadual de Transplantes de Goiás (CET) informa que na última quarta-feira,31, realizou-se a 71ª doação efetiva de órgãos no ano de 2018. Esse número é o mesmo de todo o ano de 2017 e, até então, o maior registrado em toda a série histórica da CET.
Os dados consolidados do 3º trimestre mostram que em Goiás houve a realização de 120 transplantes renais (em todo o ano de 2017 foram 113), 1 transplante de fígado, 621 transplantes de córnea, 32 de medula óssea e 13 de tecido ósseo. Apesar da diminuição das doações e transplantes de córneas, Goiás ainda permanece como o maior transplantador de córnea por milhão de população.
Além dos pacientes beneficiados em nosso estado, inúmeros receptores que aguardavam em outros estados puderam ser atendidos com os mais de 70 órgãos aqui captados e encaminhados via Central Nacional de Transplantes.
33 unidades hospitalares notificaram 322 possiblidades de morte encefálica à Central Estadual de Transplantes. Dentre elas destaque para os maiores notificadores e efetivadores: Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), Hospital Estadual de Urgências de Anápolis (HUANA), Hospital Estadual de Urgências de Goiânia (HUGO), Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (HUGOL); e para aqueles que pela primeira vez obtiveram consentimento familiar para a doação: Hospital Santa Rosa, Hospital Santa Maria, Hospital e Maternidade Santa Bárbara e Hospital das Clínicas. Outros hospitais como São Silvestre, Santa Mônica, Neurológico e Amparo também contribuíram para o alcance desse número.
Conscientização
Nos últimos 4 anos mais de 170 eventos foram realizados pela ou em parceria com a Central Estadual de Transplantes. Foram campanhas de conscientização e sensibilização, palestras e cursos de formação e atualização nos mais diversos ambientes: rua, praças, shoppings, escolas, universidades, hospitais e outras instituições privadas e públicas.
Aproximadamente 2.620 pessoas, somente em 2018, fizeram os cursos oferecidos pela CET-GO, com destaque para o Curso de Formação de Coordenadores de Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes que ocorreu na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Também, muito importante ressaltar os inúmeros cursos oferecidos para Capacitação de Médicos para Diagnóstico de Morte Encefálica promovidos em vários hospitais do estado.
Não diferente, muitas pessoas foram sensibilizadas nas inúmeras campanhas realizadas durante os últimos anos. Além de Goiânia, as campanhas foram realizadas em Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Senador Canedo, Goianésia, Vianópolis, Brazabrantes, Santa Helena, Inhumas, Rio Verde, e várias outras. Em muitas delas, pessoas que participaram de algum processo de doação ou transplantes foram os idealizadores e promotores dos eventos.
Além do processo de conscientização e sensibilização da sociedade, os colaboradores da Central Estadual de Transplantes estão em constante processo de aprendizado e formação. Foram vários os cursos e capacitações/treinamentos que tiveram participação efetiva da equipe da CET-GO aqui em Goiás ou em outros estados, contribuindo para uma melhor performance na entrega dos resultados esperados.
Enfim, as ações da Central Estadual de Transplantes promoveram debates em várias redes sociais, jornais impressos e online, além de várias inserções em programas de televisão e rádio locais e a nível nacional.
Diuturnamente, o sistema estadual de doação e transplantes tem trabalhado pela disponibilização de serviços de qualidade, seguros e transparentes. Através do site www.saude.go.gov.br/transplantes podem ser acessados dados estatísticos e outros materiais informativos.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Combate à “farra” dos cartões do SUS

17/01/2019

O Prefeito Roberto Naves anunciou que deverá enviar uma equipe técnica para conhecer o modelo de gestão de uma espécie de...

Secretário Municipal de Saúde faz “raio-x” nas unidades ligadas ao setor

17/01/2019

Avaliar de perto a realidade de cada uma das unidades da rede municipal e fiscalizar a prestação de serviços ao cidadão. ...

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...