(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Diretor do CONTEXTO é agraciado com o título de Cidadão Anapolino

Especial Comentários 30 de novembro de 2013

Vander Lúcio Barbosa foi agraciado com a honraria outorgada pela Câmara Municipal, em uma concorrida solenidade no plenário “Teotônio Vilela”


O empresário e publicitário Vander Lúcio Barbosa, foi agraciado com o título de Cidadão Anapolino, outorgado pela Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite da última terça-feira, 26. Com o plenário “Teotônio Vilela” lotado com a presença de autoridades políticas, empresariais, rotarianas e de outros segmentos da comunidade, familiares e amigos, ele recebeu a honraria que foi proposta em 2007, pelo então Vereador e Presidente da Casa, José Victor Caixeta Ramos e agora resgatada através de iniciativa do Vereador Paulo de Lima (PDT).
O Presidente do Legislativo, Vereador Luiz Lacerda (PT), abriu o ato solene saudando em nome dos seus pares o homenageado, lembrando que a honraria, aprovada por unanimidade pela Casa, é entregue a personalidades que têm relevantes serviços prestados ao Município. “Nosso homenageado é uma pessoa digna, trabalhadora e que tem realmente uma folha de serviços prestados a Anápolis”, ressaltou o Presidente.
O Vereador Paulo de Lima (PDT) ressaltou que ao resgatar o título de cidadania, a Câmara Municipal está “fazendo uma homenagem há muito merecida ao empresário Vander Lúcio Barbosa, pela contribuição que tem dado na vida econômica e social do Município”, salientou. O ex-Presidente da Câmara Municipal, José Caixeta, lembrou que através de sua atuação parlamentar, deixou uma série de projetos que beneficiaram a comunidade. “E ressalto com muito orgulho ser propositor da honraria, que foi uma forma que encontrei para também homenagear a imprensa anapolina pelos serviços prestados a Anápolis. Fico muito contente e muito honrado em poder fazer essa justa homenagem”, pontuou.
A esposa do homenageado, Lina Di Clemente e a sua filha, Ana Rhaíssa, também usaram a tribuna para falar em nome da família, ressaltando as qualidades do homenageado como esposo e pai, além ainda de exaltarem a sua capacidade de criar, inovar e de priorizar Anápolis nos seus projetos profissionais. “É um momento muito bonito, muito marcante para a família, porque o Vander Lúcio é o nosso esteio, um exemplo”, elogiou Lina Di Clemente. “Nós recebemos essa homenagem com muito orgulho no coração”, arrematou Ana Rhaíssa, que falou em nome dos irmãos Victor Yuri, Guilherme e Nicole.

Emoção
Em seu pronunciamento, Vander Lúcio discorreu sobre a sua relação com Anápolis que, segundo ele, começou quando era ainda criança, vindo de Ceres com a família. Conforme relatou, mesmo tendo oportunidade de desenvolver atividades fora, optou por ficar no Município, onde trabalhou em diversos veículos de comunicação, até montar o seu primeiro negócio. (veja mais detalhes no perfil)
“Agradeço ao ex-Vereador e ex-Presidente José Caixeta e ao Vereador Paulo de Lima, por me concederem esta homenagem. Venho de uma família humilde, que experimentou todas as dificuldades de quem sai da roça para vir morar na cidade. Com certeza, não existe maior honra para qualquer ser humano, do que ter o seu trabalho reconhecido, ainda mais, partindo de uma casa legislativa, com os legítimos representantes do povo”, ressaltou Vander Lúcio, acrescentando: “sinto-me ainda mais feliz por estar sendo homenageado com a presença da minha família: esposa, filhos, irmão, tios e, em especial, da minha mãe Maria Barbosa da Silva, com certeza o meio esteio ainda nos dias de hoje; dos meus amigos, colegas de escola e da Faculdade de Direito; dos meus antigos e atuais colegas de trabalho; dos meus companheiros do Rotary, da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, amigos da APAE e da comunidade cristã da qual faço parte . Enfim, com tanta gente que esteve comigo nessa trajetória e que faz a minha emoção vir à tona com esta Casa cheia”, disse.
Ainda em seu discurso, Vander Lúcio afirmou que sempre se sentiu anapolino de fato, mas agora é também de direito, com o título outorgado pela Câmara Municipal. “Vou fazer de tudo para justificar esta honra que estou recebendo. Anápolis sempre me deu muito mais do acho que eu merecia. Com certeza, este é um momento inesquecível e que vai ser uma das páginas mais importantes da minha história”, concluiu.


Novo cidadão anapolino

Filho de Oswaldo Silva e Maria Barbosa da Silva, Vander Lúcio Barbosa da Silva nasceu em 04 de novembro de 1962 na cidade de Ceres, Vale do São Patrício. É irmão de Vânia, Vanderley (já falecido) e Vônei. É casado com Lina Di Clemente Silva e pai de Anna Rahyssa; Victor Yuri, Étore (falecido há quatro anos), Nicole e Guilherme.
Veio para Anápolis ainda menino e começou a trabalhar, logo cedo, em atividades próprias da infância daquela época. Depois, aos 12 anos ingressou na Organização Jaime Câmara, como entregador de jornais, passando a contínuo e cobrador na sucursal do Jornal O Popular em Anápolis. Do Jornal O Popular transferiu-se para a TV Tocantins, uma empresa do mesmo grupo, no início dos anos 80, onde aprendeu de tudo o que se fazia naquela emissora, incluindo as partes técnica e jornalística.
Em pouco tempo tomou gosto pela publicidade e, aos 19 anos, já havia fundado sua primeira empresa: a Arte em Movimento, produtora de peças comercias para TV, rádio e mídia impressa, painéis e outdoors.
Posteriormente começou a editar o Guia Anápolis - Lista Telefônica, uma inovação, tendo em vista ser a primeira do gênero, no Brasil, a publicar a relação de assinantes pelo prenome. Hoje, o Guia Anápolis é o maior veículo do gênero em todo o Centro Oeste.
Vander Lúcio tem, ainda, no currículo, uma série de outras atividades. Foi repórter mirim, aos 15 anos, do Jornal de Brasília; editor, repórter e apresentador da TV Tocantins e editor de vários jornais, revistas e publicações periódicas. Fundou e dirige, até hoje, o Jornal CONTEXTO, um dos principais veículos de comunicação impressa de Anápolis, com influência em dezenas de outras cidades, incluindo Goiânia. No CONTEXTO, assina artigos, editoriais e a Coluna Personalidades, retratando o mundo sociopolítico e econômico do Município.
Em suas atividades paralelas, destacam-se participação na Comissão de Patrimônio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), onde é Diretor de Comunicação; Presidente do Rotary Clube Anápolis Oeste; diretor de marketing do Anápolis Futebol Clube, dentre outras.


DEPOIMENTOS

“Estou com o coração muito alegre. Aqui estão pessoas que admiram e gostam do Vander Lúcio, esta pessoa com a qual desenvolvemos uma relação de cumplicidade que já beira 40 anos e que tenho alegria de compartilhar de sua amizade e da sua família. É uma proximidade que nos permitimos ser irmãos. Esse reconhecimento da Câmara Municipal é importante porque confirma que tem homens e mulheres que dignificam a nossa terra e são merecedores dessa homenagem. Fico muito feliz, porque acompanhei a sua trajetória e por dividirmos muitos e importantes momentos”
Nilton Pereira- Jornalista

“O Vander Lúcio é um exemplo para todos nós como empresário e como liderança classista. Este título de cidadania, concedido pela Câmara Municipal, é uma homenagem mais do que justa”.
Luiz Medeiros- Presidente da ACIA

"De repente estou mais orgulhoso de ser um anapolino porque temos um novo conterrâneo: Vander Lúcio"
Edno de Pina – Médico, Diretor do HEG

"Eu o considero um ícone da comunicação em Anápolis. Ele também é um exemplo de empresário, que nunca desistiu dos seus sonhos e lutou muito para chegar onde está. Um bom esposo e pai. Sou muito afortunado em tê-lo como amigo"
Edson Tavares – Superintendente do Porto Seco

"Homenagem oportuna, sobretudo, destinada a uma pessoa portadora de todos os méritos daqueles que contribuem para o desenvolvimento de Anápolis"
Eurípedes Junqueira
Ex-Prefeito de Anápolis


“Este é um momento ímpar para Anápolis. Tenho certeza de que toda a família está muito orgulhosa de ver o Vander com este Título de Cidadão, que reconhecidamente fez por merecer”.
João Gomes- Vice-Prefeito de Anápolis

“Você [Vander Lúcio] tem este plenário cheio aqui na Câmara, por ter muitos amigos, por ter uma boa família e porque abraçou Anápolis, colaborando para o seu desenvolvimento, através do seu trabalho nas empresas, na Acia e no Rotary, onde tem atuado para fazer a sociedade mais justa e humana através do servir”.
Carlos Limongi- Juiz de Direito – Diretor do Foro Comarca de Anápolis

“Vander, você é a cara de Anápolis, pelo seu espírito empreendedor e pela simplicidade. Hoje, você está apenas se tornando de direito o que é de fato: um verdadeiro Cidadão Anapolino”.
Geli Sanches- Vereadora

“O Vander Lúcio é para mim mais do que um companheiro, é um irmão. Uma pessoa que muito admiro pela sua capacidade de trabalho e que sempre teve os seus olhos voltados para Anápolis. É um momento gratificante estar fazendo parte dessa homenagem ao meu irmão Vander”.
Mário Alves- Diretor da Rádio Manchester e Presidente do AFC


Solenidade prestigiada
A entrega do Título de Cidadão Anapolino ao empresário de comunicação Vander Lúcio Barbosa, reuniu dezenas de familiares e autoridades de vários segmentos. Compuseram a mesa solene:
A mãe Maria Barbosa; a esposa Lina Di Clemente e os filhos: Victor Yuri, Ana Rhaíssa, Nicole e Guilherme.
Os vereadores: Luiz Lacerda (PT), Paulo de Lima (PDT), Geli Sanches (PT), Jakson Charles (PSB), Gleimo Martins (PTN) e Wilmar Silvestre (PT).
Ex-prefeitos: Wolney Martins, Adhemar Santillo e Eurípedes Barsanulfo Junqueira.
E ainda: Vilmar Arantes, Prefeito de Abadiânia; João Gomes, Vice-Prefeito; Carlos Limongi Sterse, Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca; Coronel Raimundo Nonato, Assessoria de Segurança Pública da PM; Coronel Sidney Pontes, Assessor Especial de Segurança Pública do Município; Tenente Coronel Paulo Inácio da Silva, Sub-Comandante do 3º CRPM; Air Ganzarolli, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; Edson Tavares, Superintendente do Porto Seco; Luiz Medeiros, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA); Hélio Lopes, Presidente da APAE e dirigente da Anapolina; Degmar Pereira, Sub-Delegado Regional do Trabalho; Rui Abdalla e José Pereira D´Abadia, do Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis; Munir Caixe, do Sindicato das Revendedoras e Concessionárias de Veículos; Wilson de Oliveira, Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG); Ubiratan Lopes, Presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (FACIEG); Willian O´Dwyer, Consul Honorário da República da Alemanha em Goiás; Lacy Martins, Diretor da TCA; Mário Alves, diretor da Rádio Manchester e do Anápolis Futebol Clube; Onaide Santillo, empresária e ex-Deputada Estadual; Pedro Canedo, médico-oftalmologista e ex-Deputado Federal; José Caixeta Ramos, ex-Vereador e Presidente da Câmara Municipal e atual Presidente do Sindicato Rural de Anápolis; Adair Rodrigues, Presidente do Sindicato Sittra e o empresário Carlos Nogueira, diretor do jornal O Estado e Canal 5.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Equipe realiza Seminário de Educação em Kuito

12/01/2018

A equipe que participa do projeto EDUKA+ANGOLA realizou entre os dias 03 a 05 de janeiro, na cidade do Kuito, na província d...

Força tarefa investiga morte de agentes prisionais em Anápolis

05/01/2018

Em entrevista coletiva na manhã da última quarta-feira, 03, o Delegado Geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, anunciou a...

RETROSPECTIVA 2017 - Um ano de muitas conquistas para o setor cultural anapolino

29/12/2017

O ano de 2018 foi positivo para o setor cultural de Anápolis, apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura. A avalia...

RETROSPECTIVA 2017 - A economia tenta retornar aos trilhos do desenvolvimento

29/12/2017

Balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho revelou que 2016 fechou com saldo negativ...