(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Direitos da criança e do adolescente são tema de debates

Geral Comentários 06 de novembro de 2015

Objetivo é orientar profissionais da saúde e da educação sobre procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita ou constatação de crime


Na abertura da rodada de seminários voltados aos direitos das crianças dos adolescentes realizada Prefeitura de Anápolis, via secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, nesta quinta-feira, 05, no auditório do Senac, os participantes foram chamados a atenção pela discussão do Enfrentamento à Violência Contra a Criança e Adolescente de Anápolis. O principal ponto debatido foi o de que este enfrentamento vem da contribuição da população, que tem papel preponderante neste processo.


Participaram da abertura dos trabalhos o prefeito João Gomes, a primeira-dama, Lucimar Gomes, o juiz da Infância e Juventude de Anápolis, Carlos Limongi, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, e de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira, a coordenadora do programa municipal de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Lilian dos Santos Gomes e diretores da Prefeitura.


O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, disse que a reflexão sobre o tema faz com que as autoridades e a população tenham iniciativa e que estas vêm de várias formas. “A etapa inicial e a denúncia, sem dúvida, mas esta deve vir acompanhada de diversas outras formas, principalmente do acompanhamento das vítimas”, citou Francisco. Para o juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi, eventos voltados a estas políticas fortalecem toda a rede. “O problema é realidade e precisamos entendê-lo para que se adote as melhores medidas”, ponderou o juiz.


O prefeito João Gomes prefeito chamou a atenção das autoridades e de toda a comunidade a trabalhar ainda mais pelo tema em Anápolis. "Precisamos ser ainda mais corajosos. Precisamos dar as mãos às nossas crianças e jovens que precisam do fortalecimento dessa rede de proteção", disse o prefeito.


Após a fala das autoridades, assumiu os trabalhos o coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira. Ele também é professor da PUC – Goiás e ministrou, pela manhã, a palestra com o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes” seguida de um debate dos participantes.


À tarde, haverá apresentação da equipe do Samu – “Primeiros socorros em crianças” e outra palestra que vai tratar a “Rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual” com o doutor em Sociologia Rogério Araújo. Outro debate também será realizado.


 


Meio aberto


Na sexta, se desenvolve o 2º Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. O evento também ocorre no auditório do Senac e as inscrições também devem ser feitas no local, a partir das 8 horas, antes do início da programação. Sobre o 2º Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Andréia Lins, coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas)explica que o objetivo é proporcionar orientações práticas para a implementação das medidas socioeducativas em meio aberto - prestação de serviços à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA) – para crianças e adolescentes do município.


Esta iniciativa atende as diretrizes da Lei n°. 12.594, de 18 de janeiro de 2012,que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA artigos 117 e 118). O sistema prioriza a municipalização dos programas de meio aberto e propõe a articulação dos três níveis de governo, levando em conta a intersetorialidade e a co-responsabilidade da família, comunidade e Estado.


 


Programação


6 de novembro – sexta-feira – auditório do Senac


2º Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto


7h30 – Credenciamento


8h – café da manhã


8h30 – Apresentação cultural


9h30 – Palestra com o tema “Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”


Palestrante: Rogério Araújo – doutor em Sociologia


11h – Debate geral


11h30 – Finalização do evento e entrega dos certificados

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...