(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Digiarte: Evento que fala a língua dos jovens

Cultura Comentários 14 de maro de 2014

Culturas digitais serão evidenciadas em mais uma edição, que acontece até no domingo com vasta programação


Com o objetivo de fomentar as artes e culturas digitais, acontece de 14 a 16 deste mês a quarta edição da Digiarte, com o tema territórios e mapas da cultura. A proposta dos organizadores é debater possibilidades de mapeamentos por meio de ferramentas disponíveis ao usuário, como dispositivos móveis, mapas de georreferenciamento e tecnologias sociais. Assim, preparou-se uma programação que vai proporcionar aos participantes conhecimentos sobre cartografia colaborativa e georreferenciamento dos espaços públicos de Anápolis; performances artísticas envolvendo o uso das novas tecnologias; oficina de robótica; batalha de jogos; e palestra sobre brincadeiras de rua e dispositivos móveis.
Vale destacar as competições que acontecerão durante a programação. Criada especialmente para esta edição da Digiarte, a Gincana DigiMapa é uma disputa entre equipes e consiste em mapear equipamentos públicos existentes em Anápolis, catalogar e inserir os dados em uma plataforma informatizada, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura. Esta plataforma será disponibilizada aos usuários da Internet. A equipe que conseguir mapear o maior número de equipamentos públicos será a vencedora da gincana e ganhará cinco smartphones.
Os interessados em participar deverão se inscrever até nesta sexta-feira, 14, em um dos cinco Telecentros cadastrados para esta competição. O regulamento da gincana pode ser acessado no portal da Prefeitura de Anápolis, na Secretaria Municipal de Cultura e nos Telecentros cadastrados.
Outra competição é a batalha do jogo League of Legend, que será comandada pela equipe ShinSekai. No sábado, a partir das 9 horas, os jogadores iniciarão a disputa na arena eletrônica montada na Praça Bom Jesus. As três melhores equipes ganharão troféus. Para conhecer as regras de participação os interessados devem ler os regulamentos, que podem ser acessados em links ao final da programação.
Está entre as ativiadades a realização do 1º Fórum de Arranjos Produtivos Locais (APL) e o lançamento do projeto Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, da Secretaria Municipal de Cultura, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis. Outra grande atração da 4ª Digiarte é o Planetário Digital, equipamento voltado à pesquisa astronômica recém-inaugurado na cidade. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Anápolis, grande parte das atividades da ocorrerá neste espaço, incluindo sessões de filmes em fulldome.
Desde 2010, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura – e nesse ano em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – aborda temas como cibercultura, software livre, WEB TV, interações entre arte, ciência, tecnologia e comunicação. O intuito é despertar na população o interesse por setores da cultura que estão em franco desenvolvimento na cidade - a cultura digital e o audiovisual -, afirma o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida. Além do público, são esperados para o e evento, artistas, pesquisadores, ativistas da cultura digital, realizadores do audiovisual e arte-educadores. Veja abaixo a programação.

Confira a programação


12 de março
Início da Gincana DigiMapa

15 de março
Encerramento da Gincana DigiMapa

14 de março
Local: Planetário Digital de Anápolis
13h - Oficina de robótica
15h - Abertura da 4ª Digiarte com apresentações artísticas e presença de convidados e de autoridades
15h30 – Palestra sobre Cartografia Colaborativa

15 de março
Local: Praça Bom Jesus
9h - 1º Fórum de Arranjo Produtivo Local do Audiovisual
15h - Palestra Brincadeira de rua em dispositivos móveis
9h às 17h - Batalha de game LeagueofLegends
20h - Show Musical “Da pá virada”, com Pernê, noTeatro Municipal

16 de março
Local: Planetário Digital de Anápolis
16h30 - Sessão de cinema no Planetário Digital de Anápolis
17h30 - Premiação da Batalha de Games e da Gincana DigiMapa

Entrada franca em todas as atividades


Serviço:
4ª Digiarte: territórios e mapas da cultura
Data: 14 a 16 de março
Mais informações: (62) 3902 1111 ou pelo e-mail: cultura@anapolis.go.gov.br

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Embaixada do Japão dará apoio a festival de cultura em Anápolis

04/05/2017

O Embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, esteve em Anápolis nesta quinta-feira,04, para uma agenda protocolar com vá...

Festival de dança vai acontecer até sábado

27/04/2017

Começou na última quarta-feira, 26, o 12º Festival de Dança de Anápolis. A abertura do evento, no Teatro Municipal, se i...

Inscrições abertas para as oficinas do EDAnça

19/04/2017

Um dos eventos consolidados no calendário da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de Dança (EDAnça) acontece, neste...

Cantora busca ampliar horizonte musical

23/03/2017

Estilo despojado na música, no visual e na atitude. Assim é a cantora e compositora Danila Moreira, que busca o seu lugar a...