(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Dicas para motoristas através de rede social

Geral Comentários 18 de setembro de 2014

Órgão de trânsito utiliza o Facebook para repassar orientações ao público


O Facebook do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) é atualizado diariamente com informações sobre legislação, dicas para motoristas, prazos para pagamento do IPVA, datas de eventos e campanhas e outros assuntos relacionados às questões de trânsito. A postagem da última quarta-feira, 17, por exemplo, foi sobre o uso indevido do alarme de veículos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração usar indevidamente aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público. Alarme disparado a madrugada inteira, atrapalhando a vizinhança, não pode.
Outra informação da página é sobre a condução do veículo com um dos braços para fora. Uma regra que facilmente um condutor infringe. Seja para cumprimentar alguém ou apenas descansar o braço, dirigir com o braço para fora do veículo é proibido. A situação está prevista no Artigo 252 e o CTB define a infração como média.
Para aqueles que vão deixar a moto parada muito tempo, mais de 15 ou 20 dias, a orientação do Detran é, antes disso, encher os pneus com uma pressão bem acima da indicada pelo fabricante. A ideia não é compensar a natural perda de ar, mas sim evitar a deformação por conta do peso da moto.

Velocidade mínima
Muita gente não sabe, mas, de acordo com o Artigo 231 do CTB, é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Andar na “banguela”, além de ser uma infração média sujeita a multa, é uma imprudência que pode custar a vida. Ao contrário da crença popular, que não existe velocidade mínima na faixa da direita. Para o Código de Trânsito Brasileiro, é infração média passível de multa “transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita”.
Os internautas também podem tirar dúvidas no site do Detran. No link Detran Responde, é possível conferir uma lista de perguntas frequentes e enviar perguntas ao Detran.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Cartões do Renda Cidadã estão no radar do MPF

20/04/2018

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio de sua Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), instaurou, na últi...

Memorial resgata parte da história do classismo e da economia local

20/04/2018

Um acontecimento casual levou à descoberta de um acervo importante para o resgate da história da Associação Comercial e I...

Mãe se diz punida, apenas, pelo seu inconformismo

20/04/2018

Desde a morte do filho, Paulo Gabriel Lopes Tonetto, ocorrida em novembro de 2014, quando o mesmo contava, então, com 24 ano...

PRF se engaja em campanha “Eu sou do bem, Eu sou de Deus”

20/04/2018

Na manhã da última quarta-feira, 18, mais um passo importante foi dado para tornar nacionalmente difundida a campanha “Eu...