(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Dicas de saúde para as festas de Fim de Ano

Saúde Comentários 18 de dezembro de 2015

Um novo estudo mostrou que mesmo os obesos mórbidos podem emagrecer apenas com tratamentos clínicos


As festas de final de ano são marcadas pelos encontros entre pessoas queridas, muita animação e também mesa farta. Isso significa que alguns acabam enfiando o “pé na jaca” ou seja, exageram. Por isso, antes mesmo das comemorações chegarem é importante garantir a preparação psicológica, a fim não correr o risco de ir além do que o corpo possa suportar.
Essa dica não está relacionada apenas a fartura de comidas, mas também de bebidas, visto que é um período tendencioso a variedades. Quando o assunto é a saúde, as ponderações relacionadas precisam ser consideradas, porque o equilíbrio é a base da evolução. Ou seja, ninguém precisa deixar a vontade passar, se houver harmonia.
A alimentação balanceada é capaz de garantir a manutenção da saúde, pois aprender a comer de forma correta é algo que garante mais vitalidade e a prática deve permanecer pelo resto da vida. Por que é importante comer bem todos os dias? Algumas pessoas podem confundir o “bem” com o fato de comer muito, entretanto, tem mais a ver com a variedade de alimentos que se pratica.
Como se sabe, o alimento é a base para manter o corpo forte e saudável ou não, dependendo do que se come. É contra a regra comer alimentos não saúde festas de fim de anomuito saudáveis nas festas de final de ano? Claro que não, mas o segredo está na quantidade, bem como na frequência que se consome.
A educação nutricional é algo que deve ser levado por toda a vida, por isso, as escapulidas, como mencionado, devem ser controladas. Ou seja, as pessoas precisam a aprender tirar vantagem dos alimentos, mesmo em períodos de festas, visto que, apenas como uma boa alimentação, é possível garantir, pelo menos, alguns anos a mais de vida.
As aves fazem parte do contexto das festividades de fim de ano, assim como a carne suína, entre outras. Nesse caso, é importante retirar a pele ou as gordurinhas, pois por mais que o sabor seja agradável, não faz bem para a saúde. Dessa maneira, curta as festividades optando pelas carnes magras.
Quem não quer ganhar peso com as comidas das festas de final de ano precisa controlar também o consumo de castanhas, amendoim, azeitonas, entre outros petiscos, visto que são altamente calóricos. Como dito, ninguém precisa passar vontade de comer algo, basta controlar a quantidade, que fica tudo certo. Para não chegar com o apetite muito ressaltado na ceia, é importante comer uma barrinha de cereal ou mesmo tomar um iogurte, pois isso ajuda a dar certa saciedade.
Outra maneira de garantir mais saúde e peso equilibrado é combinar os acompanhamentos no prato, evitando muitos carboidratos. Dessa maneira é sempre bacana abusar das saladas, mas controlar a quantidade de iguarias com maionese ou salpicão, por exemplo.
O panettone é outro alimento calórico, sendo assim, é importante evitar o seu consumo diário, ou seja, dos dias que antecedem as festividades. Nessas ceias de final de ano sempre há uma mesa de frutas, por isso é importante que os participantes aproveitem, pois podem ser consumidas sem muitas restrições.
Além da ingestão de água, como frequência, faz-se necessário evitar ao consumo exagerado de açúcar, sal e frituras, por exemplo, pois em épocas como essa a tendência é a de encontrar muitos alimentos que se enquadram nessas características. Para se ter uma ideia, uma fatia de rabanada contém cerca de 229 calorias, o que é bem alto, considerando a porção. Ou seja, esse tipo de alimento deve ser controlado, pois o risco do exagero por ocorrer.

As dicas
Beber água é fundamental, principalmente, para aqueles que consomem bebida alcoólica. A função desse elemento no corpo é de extrema necessidade porque ajuda a regular a temperatura, hidratando-o. Ainda cuida de eliminar resíduos do metabolismo, elimina suor, transporta os nutrientes para as células, mata a sede e ainda auxilia no emagrecimento. Ou seja, quem quer perder uns quilinhos pode usar e abusar.

Atividades físicas
Praticar exercícios físicos pode ajudar muito nesse processo de manter a saúde em dia, mesmo em meio às festas de final de ano. Por mais que alguns torçam o nariz é importante mencionar que uma simples caminhada ou deixar o elevador para subir as escadas já conta muitos pontos. Controlar o consumo de carboidratos auxilia sobremaneira, principalmente, se os alimentos com fibras forem inseridos na alimentação, de uma forma periódica.

Calorias
Para se ter uma ideia, quatro fatias finas de Chester contém cerca de 125 cal. A mesma quantidade de lombo, pernil e peru, respectivamente, equivalem a 171 cal, 144 cal, 100 cal. Quem curte tomar uma champanhe é importante saber que uma taça de 125 ml, contém 85 cal. Ou seja, controlar a bebida alcoólica é necessário. Já uma fatia de panettone, de cerca de 85 gramas, apresenta 280 cal.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Faculdade promove campanha educativa

24/11/2017

Em novembro, a Faculdade Fama realiza uma ação, em parceria com a Prefeitura de Anápolis e apoio de empresas, voltada para...

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...