(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Dia Municipal da Jaiara será comemorado

Cidade Comentários 22 de agosto de 2014

Várias atividades irão ocorrer no domingo, inclusive, um desfile cívico-militar


A Vila Jaiara, localizada na região norte de Anápolis, possui, desde 2008 – quando completou 60 anos -, um dia oficial em sua homenagem no calendário de comemorações da cidade: 21 de agosto. De lá para cá, todos os anos, é realizada programação especial para marcar a data e, neste não é diferente, mas as festividades não vão acontecer na data instituída pela Lei 3.307/08, mas no domingo, 24. O evento, promovido pela Prefeitura, começa às 7h30 com café da manhã no Restaurante Popular, local de concentração para a saída do desfile cívico-militar marcado para 8h30.
Participam do desfile a Base Aérea de Anápolis, o Tiro de Guerra, o Colégio Militar de Goiás – unidade Cezar Toledo; as escolas municipais Alfredo Jacomossi, Clóvis Guerra, Lindolfo Pereira da Silva e Senador José Lourenço Dias; e os colégios estaduais Leny Lopes, Gomes de Souza Ramos e José Ludovico de Almeida. As apresentações cívicas acontecem ao longo da Avenida Fernando Costa, com término em frente ao Sesi.
O Dia Municipal da Jaiara se justifica como reconhecimento à importância histórica, política e social da região que é apontada, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a mais populosa de Anápolis. Com 66 anos, a Jaiara possui um centro comercial pulsante, e desde 1951 passou a ser conhecida por sua vocação industrial. Ao longo de décadas ali ficaram instaladas as fábricas de tecidos Companhia Goiana de Fiação, Tecelagem do Algodão e Vicunha S/A. Seu fundador foi o engenheiro Luiz Caiado de Godoy e o nome Jaiara é em homenagem aos seus filhos Jairo e Iara.

Histórico
A vila foi planejada em 1946 e fundada em 1948 a partir do espírito empreendedor do engenheiro agronômo Luiz Caiado de Godoy. O nome do bairro se deve a junção dos nomes de dois dos filhos de Luiz de Godoy - Jairo e Yara - formando então, Jaiara. Na Vila foi fundada também, a primeira fábrica de tecidos do estado de Goiás, denominada "Cia. Goiana de Fiação e Tecelagem de Algodão" inaugurada em 21 de julho de 1951, que era de propriedade da Família Pina. Abrigou também a Rádio Carajá de Anápolis Ltda, fundada pela família Simonetti e a segunda do estado de Goiás.
Características
Possui muitos pontos comerciais e muitas residências, características que fazem muitos considerarem a Vila como outra cidade dentro de Anápolis. A principal avenida é a Fernando Costa, via importante não só para o bairro mas para toda a cidade.
Grande Jaiara. Atualmente é o maior bairro da cidade de Anápolis. No entorno da Vila Jaiara existem aproximadamente vinte bairros, que surgiram por causa da Vila Jaiara, surgindo então, a expressão "Grande Jaiara", que hoje tem aproximadamente 100 mil habitantes.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis gerou 139 novos empregos formais em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo, Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, a...

Anápolis mantém redução alta em casos de dengue

18/08/2017

A dengue tem dado uma trégua em Anápolis, desde o começo do ano. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secreta...

Desvio de rede de esgoto interdita trecho da Avenida Brasil

18/08/2017

O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Cezar Toledo, comentou, em sua rede social, sobre as...

Gerados 139 novos empregos em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, al...