(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Dia dos Pais: Campanha propõe “adoção” de idosos

Cidadania Comentários 09 de agosto de 2018

A Delegacia do Idoso realiza a campanha solidária, com o apoio de redes sociais


A delegacia do Idoso em Anápolis realiza, pelo quinto ano consecutivo, a campanha “Adote um Idoso”. Desta vez, a missão de solidariedade é direcionada ao Dia dos Pais. Vários perfis e grupos em redes sociais estão circulando listas, onde a pessoa interessada pode interagir e atender a um pedido simples de presente como, por exemplo, uma barra de chocolate; um sabonete; uma bermuda; um chinelo, uma camiseta ou um vestido. O mais importante nesta campanha não é dar um presente de valor, mas, literalmente, estar presente e doar-se afetivamente com aquele escolhido para ser adotado, um momento único para comemorar a data.
A ideia da campanha, de acordo com o Delegado Manoel Vanderic Filho, surgiu quando ele e sua equipe perceberam que geralmente em ocasiões mais festivas, os idosos assistidos nos abrigos ficavam mais retraídos e, até, com estado depressivo por relembrarem a situação de quase ou total abandono que boa parte vivencia. A partir de então e, utilizando um caminho mais fácil para chegar às pessoas, ou seja, as redes sociais, tiveram início as campanhas em três ocasiões: Dia das Mães, Dia dos Pais e no Natal.
A ideia é simples: os idosos fazem um pedido sobre o que gostariam de ganhar e, a partir daí, são formadas as listas de “adoção”. Este ano, a campanha “Neste Dia dos Pais, adote um idoso”, vai contemplar idosos assistidos em três instituições: Abrigo Monte Sinai; Abrigo Jesus Cristo é o Senhor e o Abrigo da Sociedade São Vicente de Paula, para os quais, comumente, são encaminhadas as vítimas de violência e abandono que passam pela especializada.
Segundo o delegado Manoel Vanderic, as instituições que acolhem os idosos recebem ajuda de donativos em roupas e alimentos constantemente. Mas, nem sempre, as doações são suficientes para atender às demandas. Porém, ele reforça que, independentemente de doação, o que os idosos mais necessitam é, mesmo, do afeto, do carinho e amor das pessoas. E, conforme observa, muitas das vezes, o retorno tem o mesmo peso e a mesma medida para quem está doando, ou melhor, se doando. “O que nós temos visto, nestes cinco anos da campanha, é que as pessoas que participaram uma vez estão voltando e isso é muito bom”, destaca, acrescentando que independentemente de campanha, inclusive, é fundamental que a solidariedade e o amor ao próximo, em especial, aos idosos seja uma ação constante.
Manoel Vanderic pondera que os diretores e diretoras dos abrigos são verdadeiros “heróis” e pouco reconhecidos. Além de atuarem para fazer a gestão dos locais de acolhimento, de lutarem para cumprir as exigências regulatórias e burocráticas e de buscarem meios para a sobrevivência com as doações e a ajuda pública que é muito pequena. “Quando morre um idoso, são estas pessoas que vão atrás providenciar o enterro; são elas que ficam de acompanhantes, quando um idoso vai para um leito de hospital até nas madrugadas”, pondera. De tal forma, que as campanhas direcionadas aos idosos, acabam tirando e dividindo um pouco da enorme responsabilidade que pesa sobre as instituições e os seus gestores e faz lembrar o velho ditado que “uma andorinha só não faz verão”, sobretudo, quando o objetivo é trabalhar para colocar um tijolo a mais na construção da justiça social. “Ainda temos um caminho longo”, sentencia o delegado, porém, observando que as pessoas, hoje, estão mais propensas a ser solidárias. E, caminhos para isso, não faltam.
O Delegado informa que as instituições devem abrir suas portas nestes sábado e domingo (dias 11 e 12), no período entre 10 e 17 horas, para receberem os adotantes. Ele avisa que a Delegacia do Idoso não recebe, diretamente, donativos para as campanhas Adote um Idoso. Mas, quem quiser se informar melhor, pode utilizar os telefones: (62) 3328-2736 e 3328-2737.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cidadania

Anápolis ocupa a 17ª posição no Índice Goiano de Longevidade

16/11/2018

Um estudo desenvolvido e divulgado recentemente pelo Instituto Mauro Borges (IMB), resultou na criação do Índice Goiano de...

APAE/Anápolis recebe título nacional pela segunda vez consecutiva

08/11/2018

Chegar ao topo parece ser fácil, mas o difícil é permanecer ali, onde, geralmente, os melhores se encontram. De acordo com...

Programa Semana Cidadã compartilha conhecimento

08/11/2018

A III Semana Cidadã, realizada neste ano na Escola Municipal Professora Lena Leão, foi uma excelente oportunidade para que ...

Ministério Público Federal pretende impedir censura em redes sociais

30/08/2018

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás ofereceu representação à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em ...