(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

DETRAN - Goiás lança aplicativo com vasto pacote de serviços

Geral Comentários 29 de maro de 2018

Entre os serviços, estão dispositivos de alerta para vencimento da CNH ou aviso de suspensão por pontuação


O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) lançou, na última desta terça-feira, 27, o Detran GO ON, um aplicativo que promete revolucionar o relacionamento da autarquia com os cidadãos. Além das funcionalidades já disponíveis no site, o software abre um leque de opções que vão de novos serviços a alertas de vencimento de Carteira Nacional de Habilitação ou mesmo do risco de o documento suspenso por pontuação. A ferramenta foi criada e desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação e já está disponível gratuitamente nas lojas Apple Store e Google Play com versões para Android e IOS.
Através do Detran GO ON, o usuário pode, por exemplo, saber informações de veículos, como infrações e débitos; verificar o prontuário do condutor, categoria, validade e pontuação; acompanhar o andamento de serviços solicitados; rastrear a entrega de documentos, consultar achados e perdidos; solicitar certidão negativa de posse de veículo, cartão de idoso (serviços disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito) e alteração de endereço. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados junto ao Detran-GO.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o aplicativo veio suprir uma lacuna de interatividade com o usuário. “Temos buscado a aproximação com os cidadãos, facilitando o acesso aos serviços, sem perder de vista a segurança dos dados”, pondera. Desta forma, os serviços on-line são oferecidos em uma área restrita, que necessita de autenticação para garantir o sigilo das informações.
Além das funcionalidades já implantadas, outros 32 serviços serão disponibilizados até o final do ano. Uma nova versão do aplicativo será liberada a cada mês, conforme cronograma abaixo. A partir de abril, por exemplo, será possível fazer o pré-cadastro da primeira habilitação pelo dispositivo móvel. No mês seguinte, serão oferecidas opções para quem deseja fazer recurso de multa, transferência de pontuação, solicitar a liberação de veículos apreendidos e mesmo fazer o upload de documentos em diversos serviços.

Alertas
Os usuários que se esquecem da renovação da CNH ou se perdem na contagem da pontuação e acabam tendo o direito de dirigir suspenso ganharão um aliado com o aplicativo. As versões a serem liberadas a partir de junho passarão a emitir alertas para débitos, vencidos e a vencer, pontuação de CNH entre 14 e 19 pontos (com informação sobre reciclagem preventiva), pontuação igual ou superior a 20 pontos (com informação sobre suspensão), aprovação em exames teórico e prático e outros.

Serviços disponíveis no APP:
- Consulta de informações do veículo (detalhamento, infrações e débitos), tanto para o cidadão logado, quanto para veículos de terceiros.
- Consulta de informações do condutor (prontuário, categoria, validade e pontuação) tanto para o cidadão logado, quanto CNH de terceiros.
- Acompanhamento de solicitações de serviços
- Consulta de processos
- Consulta de achados e perdidos
- Rastreamento de documentos (CRV/CRLV)
- Solicitar cartão do idoso
- Certidão negativa de posse de veículo
- Solicitar alteração de endereço de veículo

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Cartões do Renda Cidadã estão no radar do MPF

20/04/2018

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio de sua Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), instaurou, na últi...

Memorial resgata parte da história do classismo e da economia local

20/04/2018

Um acontecimento casual levou à descoberta de um acervo importante para o resgate da história da Associação Comercial e I...

Mãe se diz punida, apenas, pelo seu inconformismo

20/04/2018

Desde a morte do filho, Paulo Gabriel Lopes Tonetto, ocorrida em novembro de 2014, quando o mesmo contava, então, com 24 ano...

PRF se engaja em campanha “Eu sou do bem, Eu sou de Deus”

20/04/2018

Na manhã da última quarta-feira, 18, mais um passo importante foi dado para tornar nacionalmente difundida a campanha “Eu...