(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

DETRAN esclarece sobre curso de reciclagem

Geral Comentários 21 de fevereiro de 2019

Situação é prevista para vários casos infracionais


Motoristas que tiveram a CNH suspensa por ultrapassar 20 pontos, que se envolveram em acidentes com vítima fatal ou que foram condenados judicialmente por colocar em risco a segurança no trânsito devem passar por reciclagem. Também devem passar pelo curso, condutores que cometeram uma infração grave e que teve como resultado a suspensão da carteira. Como é o caso de quem é flagrado dirigindo embriagado.
Nessas ocorrências, eles têm a carteira suspensa e só podem recuperá-la depois do curso e do tempo estabelecido de suspensão. Quem dirige sob efeito de álcool, por exemplo, é obrigado a ficar longe do volante por pelo menos 12 meses.
Para solicitar a reciclagem, o condutor deve procurar uma unidade de atendimento Vapt Vupt, Ciretran ou sede do Detran-GO e fazer a inscrição. É necessária a apresentação da Carteira de Identidade, cópia da CNH e comprovante de endereço. A taxa do curso é de R$ 116.
O curso de reciclagem é de 30 horas-aula, divididas em direção defensiva (8 horas), relacionamento interpessoal (6 horas), primeiros socorros (4 horas) e legislação de trânsito (12 horas). Em Goiás, o curso é presencial no Detran, na Cidade Jardim, em Goiânia.
Após passar pelas 30 horas de aula, o motorista faz uma prova elaborada pelo Detran com 30 questões, e precisa acertar pelo menos 70%. Caso reprove uma vez, o condutor pode tentar novamente.
A partir da segunda reprovação, porém, é necessário refazer todo o curso. Provas práticas e psicotécnicas também podem ser exigidas, de acordo com a infração cometida pelo motorista. Com a conclusão do curso o condutor receberá um certificado.
A reciclagem da CNH tem como objetivo reeducar os motoristas infratores, revisando as leis de trânsito e fornecendo formação para que ele tenha condições de praticar a direção responsável. Durante o mês de janeiro o Detran-GO realizou três turmas de reciclagem, reeducando 96 condutores.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Procon de Anápolis promove curso de Defesa do Consumidor

15/03/2019

Nesta sexta-feira, 15, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor e, em alusão a data, a Prefeitura de Anápolis, por mei...

Mulher trabalhadora recebe 79,5% do rendimento do homem no Brasil

15/03/2019

Em 2018, o rendimento médio das mulheres ocupadas com entre 25 e 49 anos de idade (R$ 2.050) equivalia a 79,5% do recebido p...

Adesão automática a cadastro vai à sanção presidencial

15/03/2019

A adesão automática de consumidores e empresas aos cadastros positivos de crédito segue para sanção presidencial. O Plen...

Vereador pede reativação da Delegacia de Meio Ambiente

15/03/2019

O vereador Valdete Fernandes (PDT) sempre se mostrou incomodado e sensível quanto às questões ambientais no município de ...