(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Descentralização e investimentos em tecnologia mudam realidade

Saúde Comentários 13 de maio de 2011

A saúde pública no Município avança em dois eixos: ficar mais próxima da comunidade e prestar um serviço de melhor qualidade para atender à crescente demanda social


O prefeito Antônio Gomide (PT) comemora os avanços de sua gestão, num dos setores mais complexos: a saúde. O motivo para a comemoração é que, além de ampliar o atendimento à população, a oferta dos serviços prestados está acompanhada por alguns avanços considerados por ele importantes em relação à qualidade.
Citando algumas conquistas recentes, Antônio Gomide destacou o programa Remédio em Casa, lançado recentemente e que visa facilitar o acesso de medicamento para portadores de hipertensão arterial e diabetes. A iniciativa, de fato, vai alcançar um número significativo de pessoas que têm dificuldade de locomoção para ir ao local onde o medicamento estava disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a secretária municipal de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, o programa Remédio em Casa traz a humanização da assistência no Município, contemplando pacientes hipertensos e diabéticos. Na primeira fase do programa, apenas os pacientes do primeiro grupo cadastrado nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) - antigo PSF- dos bairros Recanto do Sol; Adriana Parque; Bairro Bandeiras e Nova Vila receberão os remédios. Ainda este mês, no período de 20 a 30, a Secretaria de Saúde pretende já iniciar a segunda fase, atendendo as unidades do ESF no Jardim América, Boa Vista, Boa Vista/ São Carlos e Bairro de Lourdes. E, daí, progressivamente para outras regiões.

Centro de Diagnóstico
Outro avanço, segundo apontou o chefe do Executivo, foi a também recente inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Municipal “Jamel Cecílio”, que contará com equipamentos para exames de tomografia,
Antônio Gomide observa que inúmeras ações neste setor visam fazer com que a saúde pública no Município seja um modelo. E, dentro dessa perspectiva, “é importante que a nossa população não pague para fazer exames complementares”, ponderou.
O Centro de Diagnóstico por Imagem é o primeiro da rede pública de saúde e será implantado com o objetivo de prevenir e diagnosticar doenças através da imagem, contando, para isso, com dois aparelhos de ultrassom, um endoscópio e um tomógrafo. As salas que abrigarão o centro foram ampliadas e reformadas com revestimento especial de argamassa especial para proteção radiológica. A expectativa é de que sejam atendidos 150 pacientes por dia.

Jardim Guanabara
Ainda fazendo um “diagnóstico” da saúde no Município, o Prefeito Antônio Gomide citou a inauguração da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Guanabara, que vai atender a uma região muito carente e que há tempos aguardava pelo benefício.
A nova unidade de saúde conta com uma área construída de 261 m², além de salas de curativo, vacina, aerossol, sutura, uma central de esterilização de material, farmácia, recepção, banheiros adaptados para pacientes com deficiência, consultório médico, odontológico e de enfermagem. O posto vai cobrir uma região de quatro mil pessoas, com uma média de atendimento de 600 pessoas por mês.
Dentre os profissionais disponíveis para a unidade estão: um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontólogo, um auxiliar de consultório dentário e agentes de saúde.
Para Gomide, não se trata apenas de mais uma unidade de saúde, mas um modelo de descentralização da saúde que está sendo consolidado com muito esforço por parte da Administração Municipal. Com essa ação, pontuou, milhares de pessoas estão deixando de vir ao centro da Cidade, porque têm o atendimento mais perto de sua casa.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Projeto atende a quase 800 pacientes que estavam na fila

26/05/2017

Há dois anos, a auxiliar de limpeza, Lídia dos Reis, 38, sentia fortes dores de vesícula. As pedras acumuladas no órgão ...

Dengue recua, mas população não deve baixar a guarda

26/05/2017

Em que pese as estatísticas demonstrem um recuo bastante significativo de casos de dengue em Goiás e, particularmente, em A...

Infectologia tem jornada sábado

18/05/2017

A Sociedade Goiana de infectologia realiza neste sábado, 20, a I Jornana de Infectologia de Anápolis. As palestras têm por...

Como superar o fim de um relacionamento?

27/04/2017

Ter o ‘coração partido‘ é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Univ...