(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Deputado quer ampliar ações do Criança Feliz em Goiás

Social Comentários 27 de abril de 2017

Programa terá atendimento domiciliar a crianças de 0 a 3 anos, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família.


O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Antonio (PSDB), se reuniu na última terça-feira, 25, com o Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade. Na ocasião, o parlamentar pôde conhecer melhor o programa “Criança Feliz” e oferecer apoio da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria) para o alcance de resultados práticos nos municípios goianos e de todo o País. O encontro foi no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em Brasília.
Carlos Antonio preside a Fenacria, criada para atuar na promoção e defesa dos direitos destes segmentos. A plataforma, que conta com representantes nas Casas Legislativas de todos os Estados e do Distrito Federal, possibilita a formalização da interação de ações dos deputados, das Comissões Técnicas e de Frentes Parlamentares Estaduais pertinentes.
Munido de informações, Carlos Antonio diz estar pronto para ser um elo entre o Criança Feliz e os municípios contemplados. O deputado ressalta que, no que depender dele, haverá um trabalho de entusiasmo e responsabilidade para fazer com que esse programa seja um instrumento de desenvolvimento para as crianças e as famílias. “Esse será um grande legado que a Comissão da Criança e do Adolescente deixará para uma sociedade futura”, orgulhou-se.
O Secretário Halim Girade fez questão de parabenizar a Fenacria por lutar pelo fortalecimento de ações que garantam os direitos da criança e ressaltou a importante contribuição social que ela deixa para o Brasil. “Esta Frente vem fortalecer o que nós temos na nossa Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Marco Legal da Primeira Infância e, principalmente, é uma defesa da família”. E finalizou: “No que diz respeito ao Criança Feliz, a Fenacria tem a missão de levar às famílias uma mensagem de esperança”.
O programa
Na ocasião, Halim Girade fez uma explanação sobre o programa federal e explicou que o objetivo é fortalecer políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil por meio de apoio e acompanhamento profissional. O público prioritário são crianças de até três anos de idade incluídas no programa Bolsa Família; até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); e aquelas afastadas do convívio familiar por medida protetiva. Gestantes também são alcançadas pela iniciativa.
A adesão ao programa “Criança Feliz” garantirá aos municípios repasses do Governo Federal para a contratação dos profissionais responsáveis pelas visitas domiciliares. O Estado também será contemplado com recursos para o trabalho de capacitação, mobilização e coordenação, que irão estimular o pleno desenvolvimento de crianças nos primeiros mil dias de vida.
Goiás foi um dos primeiros a aderir ao Criança Feliz. No dia 20 de março deste ano, o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve em Goiânia para o lançamento do programa. Ele foi recebido pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que, na ocasião, assinou o termo de adesão. Nesta primeira etapa, participam 96 cidades.
Girade comemora o êxito do programa nessa primeira fase, já que de 3.279 municípios habilitados pelo Governo Federal a participarem, 2.484 já estão recebendo o benefício. Ele informa que a segunda etapa de cadastramento deverá ser iniciada no próximo semestre. A meta do Ministério é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o País até 2018.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Social

Parque Calixtópolis recebe o “Prefeitura em Ação”

27/09/2018

O poder público perto de você. Este é o lema do Programa Prefeitura em Ação, que todo mês leva aos bairros anapolinos s...

“Central Solidária” da APAE busca apoio da comunidade anapolina

06/09/2018

“Precisamos ajudar instituições que prestam um serviço correto e de qualidade, por isso coopero com o trabalho da APAE...

Rotary e Plumatex promovem encontro de alunos da APAE com “Os Incríveis”

23/08/2018

“Um programa diferente, esperado com muita ansiedade, expectativa e alegria. Assim definiu e comemorou o seu primeiro encon...

Montadora doa caminhões para projeto social

10/05/2018

Na terça-feira, 08, a Prefeitura de Anápolis recebeu dois caminhões que foram doados pela Caoa Montadora Hyundai e Chery. ...