(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Deputado faz balanço positivo de ações da comissão

Política Comentários 02 de agosto de 2013

Carlos Antônio (PSC), enumerou uma série de conquistas para a melhoria dos conselhos tutelares de dezenas de municípios goianos


O presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Antônio (PSC), avaliou como “muito positivo” o trabalho realizado no primeiro semestre de 2013. Ao fazer um balanço das ações, ele avaliou que foi o período mais produtivo de sua gestão à frente da Comissão.
Para o parlamentar, isso se deve às visitas realizadas aos conselhos tutelares de vários municípios goianos e aos inúmeros benefícios conquistados e também aos que estão encaminhados para o segundo semestre.
Carlos Antônio especifica que o Governo Federal assumiu o compromisso de enviar para 80 cidades 80 Kits, que incluem um automóvel, cinco computadores desktop, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. “Além disso, através de uma emenda individual que apresentei, o Estado se compromissou com a entrega de 20 veículos.”
Segundo relatório divulgado pela Comissão da Assembleia, ao longo do primeiro semestre de 2013, foram realizadas atividades de ordem administrativa, legislativa e de pesquisa, através de reuniões, audiências públicas, visitas, averiguação de denúncias, seminários e discussões com a sociedade. Todas essas atividades, observou, são amparadas pelo artigo 45 do Regimento Interno da Casa.
Durante o mês de março, foram realizadas duas reuniões ordinárias para a discussão e apreciação de matérias e assuntos de competência da Comissão, como a aprovação da pauta de atividades realizadas, a exemplo do II Concurso de Linguagem Expressiva; e a aprovação do projeto nº 3.856/12, de autoria do deputado Daniel Messac (PSDB), que veda a realização de procedimentos de tatuagem e piercing em crianças e adolescentes sem autorização expressa dos pais ou responsáveis pelo menor.
Para tratar de assuntos pertinentes à sua temática, de forma a atender a demanda social, escutar as entidades afins e discutir com a sociedade os problemas vivenciados pela população goiana, a Comissão realizou uma audiência pública e participou de outras duas.
No dia 5 de fevereiro, a Comissão da Criança e Adolescente promoveu audiência na Casa para discutir sobre a agenda de atividades que seriam desenvolvidas em parceria com os Conselhos Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Já no dia 17 de maio, dentro das mobilizações da Semana de Combate à Exploração Sexual no município de Jussara, o deputado Carlos Antonio proferiu palestra para os alunos da rede pública de ensino do município.
Com o tema “A unificação de ações, propondo a implementação e efetivação de políticas públicas direcionadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, a Comissão integrou o grupo de sete estados presentes na audiência realizada no dia 22 de maio, em Recife (PE). O evento foi promovido pela União dos Legislativos Estaduais (Unale).
Além disso, a Comissão participou de audiência de entrega de veículo doado pelo Governador no dia 26 de abril; e realizou entrega oficial de veículo doado pelo Estado ao Conselho Tutelar de Porangatu e também de equipamentos e veículos doados pelo Governo Federal à 20 Conselhos Tutelares da Região do Entorno do Distrito Federal.

Visitas e seminário
Dando sequência ao trabalho iniciado no ano de 2011, de verificar o funcionamento da rede de proteção à criança e adolescente no Estado de Goiás, a Comissão realizou visitas técnicas aos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos seguintes municípios: Hidrolina, Avelinópolis, Araçu, Aurilândia, Abadiânia, Itaguaru, Itaguari, Taquaral, Jussara, Nova Iguaçu, Itauçu, Iporá, Turvânia, Aporé e Guaraíta.
Também foram visitados os municípios de: Sanclerlândia, São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás, Rialma, Ceres, Carmo do Rio Verde, Itumbiara, Buriti Alegre, Hidrolândia, Santa Terezinha de Goiás, Minaçu, Goiandira, Nova Aurora, Santa Isabel e Rianápolis (duas visitas).
Encerrando as atividades semestrais, aconteceu no dia 2 de julho na Assembleia Legislativa, o 2º Seminário Legislativo intitulado “O Conselho Tutelar e o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Diversas autoridades ligadas ao setor participaram do seminário, onde 93 municípios goianos foram representados pelos seus respectivos conselheiros tutelares.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

19 prefeitos assinam filiação ao PSDB

18/08/2017

Os deputados estaduais Manoel de Oliveira (PSDB), Santana Gomes (PSL), Francisco Oliveira (PSDB), Charles Bento (PRTB), Gusta...

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...