(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Denúncia grave

Contexto Político Comentários 07 de maio de 2010

O vereador Amilton Batista (PTB) trouxe ao plenário, na sessão ordinária do último dia 4, uma denúncia grave relatada, segundo ele, por moradores da região do Parque Calixtópolis, onde o médico Antônio Carlos, de Trindade, organizou um mutirão de atendimento com consultas ginecológicas, cardiológicas, oftalmológicas, pequenas cirurgias e, até, segundo foi relatado, vasectomia.


Denúncia grave
O vereador Amilton Batista (PTB) trouxe ao plenário, na sessão ordinária do último dia 4, uma denúncia grave relatada, segundo ele, por moradores da região do Parque Calixtópolis, onde o médico Antônio Carlos, de Trindade, organizou um mutirão de atendimento com consultas ginecológicas, cardiológicas, oftalmológicas, pequenas cirurgias e, até, segundo foi relatado, vasectomia. Os atendimentos foram realizados nas dependências da Escola Estadual “Hermínio Lopes”.
De acordo com o vereador, as consultas ginecológicas tiveram de ser interrompidas por que crianças e adolescentes estariam observando os procedimentos. No entanto, o que mais chamou atenção foram, mesmo, as pequenas cirurgias, já que o local não parece ser apropriado. Ficou a dúvida se esse tipo de evento havia sido autorizado pelos gestores da saúde municipal e, se foram, resta saber se teria havido inspeções para a liberação dos procedimentos médico/cirúrgicos naquele local.
O vereador alertou que novo evento estaria agendado para este sábado, 08, em Goialândia, e no dia 16, no Vivian Park, na Escola “Cora Coralina”.

Alcides em Anápolis
O governador Alcides Rodrigues estará em Anápolis nesta sexta-feira, 07. Ele vem participar da solenidade de inauguração do Centro de Pacificação Social do Poder Judiciário. Aguarda-se que ele anuncie, oficialmente, o início das obras de duplicação da Avenida “Pedro Ludovico”.

APL automotivo I
O Arranjo Produtivo Local (APL) do setor automotivo de Goiás, envolvendo os municípios de Anápolis e Catalão está se consolidando. Na semana que vem, na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), será anunciada a liberação de 1,8 milhão de dólares para projetos de pequenas e médias empresas que pretendam atuar no segmento. Trata-se de um recurso a fundo perdido do Banco Interamericano de Desenvolvimento, cujo programa é apoiado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).

APL automotivo II
O presidente da Acia, Ubiratan Lopes, adianta que esse projeto conta com apoio integral da montadora Caoa/Hyundai, que está interessada em formar uma rede de fornecedores no Município e esta é uma oportunidade para que as empresas de pequeno porte possam buscar algumas oportunidades, inclusive, as dos segmentos comercial e prestacional de serviços, que também são o foco do projeto.

Apoio de Valadão
A assessoria do pré-candidato ao Governo de Goiás, Vanderlan Cardoso (PR), anunciou o apoio do ex-governador Ary Valadão ao seu projeto político. Ao fazer o anúncio, o ex-governador preferiu a modéstia quando disseram que ele tem muita influência política em Goiás e que vai estar, efetivamente, engajado no trabalho na Nova Frente.

Bola
O senador Marconi Perillo mandou recado ao presidente do Atlético, o neotucano Valdivino de Oliveira, pela vitória do time diante do Palmeiras na Copa do Brasil, no Serra Dourada. “Que venha o Bahia!”, disse, poucos depois de retornar da região do Entorno de Brasília.

PTB e a saúde I
O secretário municipal de Saúde, Wilmar Alves Martins, tem sido alvo de muitas críticas de vereadores da base de sustentação ao prefeito Antônio Gomide (PT), no Legislativo. O vereador Amilton Batista (PTB) afirmou que os problemas da Pasta não podem ser justificados pelo aumento da demanda, lembrando que a receita mensal, na época do então prefeito Ernani de Paula, era de em torno de R$ 3 milhões e, hoje, cerca de R$ 10 milhões.

PTB e a saúde II
O vereador Domingos de Paula (PTB), por sua vez, saiu em defesa do secretário, afirmando que o mesmo tem enfrentado uma dificuldade que não ocorre somente em Anápolis, mas em várias outras cidades: a falta de médicos. A vereadora Gina Tronconi (PPS), rebateu dizendo que os problemas da saúde não são os médicos. E, sugeriu, inclusive, que seja feita uma reunião entre os profissionais, a Secretaria de Saúde e os vereadores não para “lavar roupa suja”, mas buscar soluções.

Parceria
O prefeito Antônio Gomide recebeu, em gabinete, o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno. Ele ressaltou que se trata de uma visita de aproximação e, num primeiro momento, serão levantadas as necessidade do município para posteriormente, viabilizar projetos e investimentos nesta área.

Título
Termina nesta sexta-feira, 07, às 18 horas, o prazo para quem tem de regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, para participar das eleições gerais deste ano. Todas as 130 zonas eleitorais de Goiás, do interior e da capital, estão realizando os serviços de alistamento e transferências de domicílio. Em um balanço parcial, o TRE-GO contabilizou 2.691 eleitores regularizados na capital e 5.066 no interior. Documentação exigida para o alistamento: documento de identidade, comprovante de endereço atualizado e de quitação militar, no caso de homem a partir de 18 anos. Para a transferência se exige o título antigo com os comprovantes de votação ou justificativa de ausência nas eleições anteriores, além de identidade e comprovante de endereço.

Multa
O Democratas protocolou mais uma representação do Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente Lula e a pré-candidata Dilma Rousseff, por suposta propaganda extemporânea (fora de época) durante evento do Dia do Trabalhador em um evento organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É só uma pequena amostra de que os adversários estão de olho para que a máquina do governo não seja utilizada na campanha.

Contas
Segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral, todos os 27 partidos registrados apresentaram à Corte as suas prestações de contas relativas ao exercício de 2009, visando atender a determinação da lei eleitoral. De acordo com a legislação, as prestações de contas devem conter a discriminação dos valores e destinação dos recursos recebidos do fundo partidário, a origem e valor das contribuições e doações, as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios, e demais atividades de campanha e a discriminação detalhada das receitas e despesas.
No caso de ser confirmada alguma irregularidade que leve à desaprovação de suas contas, o partido pode sofrer, como sanção, a suspensão do recebimento de cotas do Fundo Partidário, por até um ano após a decisão final da Corte.

Homenagens
A Câmara Municipal rendeu homenagem a alguns de seus funcionários e terceirizados, pela passagem do Dia do Trabalho. Entre os servidores do legislativo homenageados estão: Roberto Savedra Moya, diretor do Departamento de Comissões; Edna da Silva Pádua, servidora do Arquivo; Isabel Ferreira, diretora do Departamento de Pessoal; Valdivina Natália, servidora da Contadoria e Girlene Vieira da Silva Cotrin, funcionária da Net Limpeza, que presta serviço na Câmara.

Secretaria
O secretário estadual de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros Pinto, defende a tese de que, independentemente de quem venha a ser eleito para governar Goiás a partir de primeiro de janeiro do ano que vem, que o setor produtivo, através de suas representações classistas, faça um trabalho objetivando manter a Pasta com Anápolis, visto que a mesma é alvo da cobiça de vários municípios. Ou seja, a senha é começar as articulações para não ser pego de surpresa depois.

Ficha limpa I
O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu, em votação ocorrida na quarta-feira, 05, manter os pontos essenciais do texto do Projeto Ficha Limpa, rejeitando três destaques colocados em apreciação. No entanto, a votação ainda não terminou. Outros nove destaques serão votados na sessão da próxima terça-feira, 11.

Ficha limpa II
O PTB apresentou um destaque, pelo qual se pretendia retirar do texto a possibilidade de o candidato ficar inelegível com decisão judicial de colegiado em relação a crimes contra o patrimônio público e de lavagem de dinheiro e tráfico de entorpecentes, por exemplo. Foi rejeitado com 377 votos contra e apenas dois a favor, com duas abstenções. O plenário rejeitou ainda o destaque do PMDB que pedia a retirada do dispositivo que aplica a inelegibilidade à eleição em curso, e às futuras, nos oito anos seguintes, para os casos de condenação por abuso de poder econômico ou político. Com a rejeição, a inelegibilidade nessa situação foi mantida. Atualmente, ela já existe na Lei Complementar 64/90, que está sendo mudada pelo projeto, e é de três anos.

Ficha limpa III
Quase no fim da sessão, outro destaque, proposto pelo PP, entrou em apreciação. Trata-se de uma proposta para excluir do texto do texto, os crimes contra o meio ambiente e a saúde pública daqueles que poderão tornar a pessoa inelegível por oito anos após o cumprimento da pena, com base em decisão final ou de colegiado da Justiça.

Azedou
Na sessão de segunda-feira, 04, a Mesa Diretora da Câmara foi cobrada pro alguns vereadores questionando gastos com divulgação e publicidade. Mas, não foram citados os veículos que estariam levando o dinheiro. O Presidente Sírio Miguel disse estranhar pro que somente agora está sendo feita esta argüição, já que a Câmara tem esse tipo de despesa há mais de um ano.

Ele vem
José Batista Júnior, prefeito casado em 1973, está se recuperando de um problema de saúde no Hospital “Sara Kubitscheck”, em Brasília, onde mora desde que deixou a Prefeitura e anuncia que vai se mudar de volta para Anápolis. E mais: vai participar das eleições. Há quem aposte que ele estará apoiando Marconi Perillo para Governador e Ridoval Chiareloto para deputado.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.623

26/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...