Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zika vírus. Para isso, retoma reuniões com igrejas e sociedade civil organizada para reforçar essa luta, que resultou numa queda de 90% dos casos da doença no início desse ano em relação ao mesmo período de 2016.
A gerente do Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Dias, apresentou números impressionantes em relação ao trabalho feito com esses parceiros desde o início do ano. Ela explicou que a redução de 90% dos casos, também resultou numa economia de R$ 3,6 milhões aos cofres da saúde, pois cada pessoa, apenas com uma suspeita da doença, gera um custo mínimo de R$ 120. “Essa redução foi sentida não só na saúde da nossa população”, ressaltou.
Outro dado importante apresentado pela profissional da área foi de que 85% dos focos do Aedes Aegypti foram encontrados em residências habitadas. E a população é a maior responsável, seja pelos cuidados adotados, seja pela recepção ao agente. “E esse foi o ponto fundamental dessa ação conjunta. A conscientização que vocês e os outros parceiros fizeram foi essencial para sensibilizar o cidadão da importância dos cuidados e da visita dos agentes”, disse o prefeito Roberto Naves.
Representando o bispo Dom Frei João Wilk, na reunião que ocorreu na última segunda-feira, 06, com o Prefeito Roberto Naves, o padre Francisco Soares, da Paróquia São Cristóvão, observou que essa mobilização é extremante importante para cobrar uma ação da sociedade por se tratar de uma causa de todos. “A dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito não escolhe vítima, por isso todos devem estar engajados nessa luta”, declarou.
As reuniões com os parceiros tiveram continuidade na quinta-feira, 09, com representantes das igrejas evangélicas. Já no dia 14, às 8h30, no Teatro Municipal, acontece a grande mobilização “Anápolis contra a dengue”, com a participação de vários representantes da sociedade e entidades classistas.
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.