(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Dengue fecha 2010 com 83 vítimas fatais

Saúde Comentários 07 de janeiro de 2011

O levantamento da Secretaria Estadual de Saúde coloca Anápolis em terceiro lugar em número de casos absolutos de dengue, atrás de Aparecida de Goiânia e Goiânia


A Secretaria Estadual da Saúde divulgou, na última quinta-feira,6, o boletim epidemiológico da semana 52 (até o dia 1º/01), trazendo dados comparativos sobre a situação da dengue em Goiás. Os dados revelados não são nada animadores: de 2009 para 2010, o número de casos notificados de dengue subiu de 43.891 para 112.123 (variação de 155,5%). E o número de óbitos, por dengue hemorrágica ou complicações, saltou de 49 para 83 (variação de 69,4%).
Em números absolutos, a capital, Goiânia, apresenta disparado a maior quantidade de notificações de casos de dengue: 43.157, seguido por Aparecida de Goiânia (11.887), Anápolis (5.344), Jataí (4.595) e Rio Verde (3.136).
Em Anápolis, de acordo com o boletim da SES, foram registradas três mortes por complicações causadas pela dengue. Há um caso registrado de dengue hemorrágica, mas não há registro de óbito. Em Goiânia, já foram 14 mortes por complicações da dengue e nove por dengue hemorrágica. O total de casos confirmados de dengue hemorrágica em Goiás é de 225, em 36 municípios. Já os casos de dengue com complicações chegam a 959 casos, espalhados por 60 municípios.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da SES, há notificações de dengue em 242 dos 246 municípios goianos. Quatro estão na condição de silenciosos, ou seja, não há informação sobre as notificações. 187 cidades estão classificadas com coeficiente de incidência de alto risco; 37 de médio risco e 18 com baixo risco de incidência.
Os municípios que apresentam maiores coeficientes de incidência (quantidade de focos em relação à população), são: Campo Limpo de Goiás, Barro Alto, cachoeira Dourada, Rialma e Santa Rita do Araguaia.

Fique alerta aos sintomas da dengue:

* Febre alta
* Dor de cabeça
* Dor atrás dos olhos
* Dor no corpo e nas juntas
* Manchas vermelhas no corpo

Procure uma Unidade de Saúde. Você pode estar com dengue.

Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:

* Dores abdominais
* Vômitos
* Qualquer tipo de sangramento

Retorne imediatamente à Unidade de Saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da dengue.

Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos

Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como:

* Manter-se em repouso.
* Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).
* E só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.

Atenção

Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Combate à “farra” dos cartões do SUS

17/01/2019

O Prefeito Roberto Naves anunciou que deverá enviar uma equipe técnica para conhecer o modelo de gestão de uma espécie de...

Secretário Municipal de Saúde faz “raio-x” nas unidades ligadas ao setor

17/01/2019

Avaliar de perto a realidade de cada uma das unidades da rede municipal e fiscalizar a prestação de serviços ao cidadão. ...

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...