(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

DEM é cortejado

Contexto Político Comentários 28 de maio de 2010

O Democratas é o alvo da cobiça para as composições visando a sucessão ao Governo de Goiás. Seu líder maior em Goiás, deputado federal Ronaldo Caiado, esteve presente - e a sua presença foi bem valorizada - na visita do pré-candidato à República pelo PSDB, José Serra, em Goiânia, há poucos dias. PSDB e DEM, têm em comum o fato de serem oposição ao Governo Lula. Ideologicamente, têm perfis distintos, mas nada insuperável para a definição de uma aliança no Estado.


DEM é cortejado
O Democratas é o alvo da cobiça para as composições visando a sucessão ao Governo de Goiás. Seu líder maior em Goiás, deputado federal Ronaldo Caiado, esteve presente - e a sua presença foi bem valorizada - na visita do pré-candidato à República pelo PSDB, José Serra, em Goiânia, há poucos dias. PSDB e DEM, têm em comum o fato de serem oposição ao Governo Lula. Ideologicamente, têm perfis distintos, mas nada insuperável para a definição de uma aliança no Estado.
A chamada Nova Frente, encabeçada por Vanderlan Cardoso (PR) também corteja o Democratas. Obviamente, estão em jogo não só o apoio de lideranças expressivas da legenda, mas também e, sobretudo, os preciosos minutos na propaganda política no rádio e na TV que o Democratas tem para compartilhar, já que não lançará nome próprio para cabeça-de-chapa. E, como se sabe, a mídia eletrônica tornou-se, nos últimos anos, um diferencial das campanhas com a proibição dos chamados showmícios.
Tudo ainda depende de muita conversa. Os partidos têm prazo até 30 de junho para realizarem as suas convenções e definirem candidaturas e alianças. E, claro, pode se esperar, até lá, muitas surpresas. Ou não!

Barbosa e a Frente
O deputado federal Sandro Mabel, que é presidente regional do PR, declarou que Barbosa Neto, do PSB, “é o pai da Nova Frente”, encabeçada por Vanderlan Cardoso. Só se esqueceram, no entanto, de avisar ao socialista, que ainda não demonstra muita convicção no projeto político, que, ele próprio reconhece, deixa o seu partido dividido. Mas, para o deputado Sandro Mabel não tem conversa. “Eu não acredito que um pai que faz um filho não vá cuidar dele”, diz ele, ao afirmar que Barbosa foi um dos principais articuladores da Nova Frente.

Visita I
A vinda do senador Marconi Perillo a Anápolis, para participar da Audiência Pública sobre o projeto do viaduto do Daia, acabou sendo mais proveitosa do ele imaginava. Ele recebeu homenagens da Polícia Militar na sede do Clube dos Bancários, visitou pastores da Igreja Assembleia de Deus e almoçou com pastores da Igreja Quadrangular em uma churrascaria da cidade.

Visita II
"Não adianta falar da boca pra fora. Quem ama trata bem, respeita, valoriza. Nós não precisamos falar que tratamos o funcionalismo com respeito. Vocês são testemunhas do que fizemos. Demonstramos o nosso apreço à PM com ações concretas e não com palavras.” Estas foram as palavras deixadas pelo tucano depois das homenagens recebidas. Ainda aproveitou a deixa para criticar o que chamou de “demagogia de um candidato a governador” que declarou amar o funcionalismo público.

Visita III
Em visita à Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Anápolis, Marconi foi recebido pelo pastor José Clarimundo César. "É uma visita de cortesia. O senador é um grande amigo da nossa igreja. Pelo menos duas vezes no ano ele nos visita, participa de congressos de jovens, de senhoras e das convenções dos pastores. Sempre o apoiamos e vamos continuar ao lado dele", disse o pastor. Marconi encerrou a manhã de visitas com almoço que reuniu superintendentes da Igreja Evangélica Quadrangular do Estado. No encontro estiveram o presidente da igreja, pastor Washington, e o deputado João Campos.


Segurança
O Tribunal Regional Eleitoral está antecipando as providências para garantir que Goiás tenha uma eleição tranquila em Goiás, no dia três de outubro próximo. No último dia 25, o presidente do TRE se reuniu com o alto comando da Polícia Militar, para traçar as estratégias visando coibir abusos e ajudar a garantir a legitimidade do processo.

Plenária
A vereadora Dinamélia Rabelo (PT) é portadora do convite para a Plenária do Mandato Popular do Deputado Federal Rubens Otoni que será realizada neste sábado, 29, a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Anápolis. O evento tem por objetivo avaliar ações e traçar metas de atuação. Claro que a sucessão em Goiás não ficará fora do roteiro dos debates.

Dobradinha
O vereador Sírio Miguel (PSB) trabalhar para fazer uma dobradinha com Rubens Otoni (PT), na próxima eleição. Rubens, é claro, disputando a reeleição para a Câmara Federal. E, Sirinho, buscando uma cadeira na Assembleia Legislativa. Diz o vereador que somente o respaldo do deputado é o bastante. “O resto a gente corre atrás”.

Homenagens
A Câmara Municipal de Goiânia realizou uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Medicamento Genérico que, há 11 anos, tornou-se uma realidade no País. E, Anápolis, hoje, é o segundo maior pólo produtor brasileiro desse tipo de medicamento. Durante a sessão, foram homenageados três farmacêuticos que contribuíram para a implantação da política de medicamentos genéricos no Brasil: o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos; a ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Nara Luiza de Oliveira; e o empresário Heno Jácomo Perillo, do Laboratório Halex Istar. Além de três empresas que foram pioneiras na produção dos genéricos: os laboratórios Neoquímica, Teuto Brasileiro e Vitapan.

Estatuto I
A Assembleia Legislava, onde o governador Alcides Rodrigues conta com maioria de votos, derrubou o veto ao projeto que institui o Estatuto do Portador de Câncer, de autoria dos deputados Hélio de Sousa (DEM) e Wagner Guimarães (PMDB), os quais contaram com um apoio importante: do líder do governo, deputado Ernesto Roller (PP).

Estatuto II
O projeto do Estatuto do Portador de Câncer foi elaborado em parceria com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), mantenedora do Hospital “Araújo Jorge”. Aprovada pela Assembleia, a matéria havia sido vetada pela Governadoria que, depois, segundo explicou o deputado Hélio de Sousa (que já foi secretário da Saúde do atual governo), reconheceu a importância e o alcance do estatuto.

Estatuto III
Os princípios fundamentais do Estatuto, conforme o projeto, são: o respeito à dignidade do paciente, à autonomia individual e à promoção da melhoria das condições de assistência à saúde dos portadores de câncer. Agora lei, prevê ainda a não discriminação, a inclusão e participação plena e efetiva na sociedade, a igualdade de oportunidades, com a orientação das pessoas em tratamento sobre os direitos e procedimentos cabíveis, e ainda a igualdade entre homens e mulheres.

Contas
A Prefeitura de Anápolis confirmou para o próximo dia 31, às 10 horas, no Plenário Teotônio Vilela da Câmara de Vereadores, a realização da Audiência Pública para prestação de contas da gestão de Antônio Gomide, referente ao primeiro quadrimestre do exercício financeiro de 2010. A apresentação será coordenada pelo secretário da Fazenda, José Roberto Mazon.

AGI
O jornalista Valterli Guedes tomou posse, na última terça-feira, 25, na presidência da Associação Goiana de Imprensa (AGI). O período do mandato vai de 2010 a 2013. Em Anápolis, já se tentou muitas vezes criar uma associação ou clube de imprensa para unir os profissionais, mas nunca vingou. Quem sabe a AGI não tenha um “braço” na cidade, que hoje tem muitos profissionais e veículos de comunicação.

Lixo
Tramita na Câmara Municipal, um projeto de autoria do vereador João Feitosa (PP), que busca regulamentar a coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final de lixo tecnológico no município. Tem muita gente com sucatas de computador em casa e não sabe o que fazer com elas. A ideia é dar uma solução a este problema.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.623

26/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...