A Governadoria de Goiás sancionou a Lei 19.064, de 02 de junho de 2013, que cria a Delegacia Especializada de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa pelo deputado Marcos Martins (PSDB), a matéria havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em dois turnos de votação.
O Executivo, na justificativa da proposta, destacou a importância ao demonstrar a urgência e extrema necessidade de criação de um órgão especializado no combate exclusivo dessa modalidade criminosa, em razão da situação geográfica e econômica de Goiás, um vetor de atração de criminosos de outras regiões do País.
"Entretanto, as forças policiais locais, de maneira contínua, fizeram frente a essas incursões delituosas, através de meios de que dispunham. Por outro lado, na última década, as ações criminosas tenderam a ser mais elaboradas e especializadas, contando, inclusive, com infiltrações em órgãos públicos e elementos organizacionais de empreitadas empresariais. Daí nasceram as principais organizações criminosas do Brasil, que não respeitam fronteiras nacionais e muito menos os limites interestaduais, apontou o texto.
E ainda acrescenta: Urge, então, a criação de organismos estatais diferenciados para identificação dessas organizações e efetivo combate das mesmas, além de setor especialmente treinado, com recrutamento diferenciado, e acesso a técnicas e informações que possibilitem as necessárias investigações e integração com órgãos idênticos em outras unidades federadas. A maioria dos Estados brasileiros já possui tais serviços e setores especializados, e tem conseguido sucesso na persecução a esse tipo de delito. É, então, o momento de Goiás inserir-se nesse esforço nacional para garantir a paz e segurança da população goiana.
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.