(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Definido prazo para o desligamento do sinal analógico em Anápolis

Geral Comentários 29 de abril de 2016

Seguindo orientações do Ministério das Comunicações, serão divulgados comunicados alertando sobre a mudança do sistema, que trará melhoria para os usuários


O Diário Oficial da União desta quinta-feira,28, trouxe a Portaria nº 1.714 (de 27 de abril de 2016), do Ministério das Comunicações, estabelecendo o cronograma de 2017 para a transição da transmissão analógica dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T), iniciado em 1º de janeiro de 2015, com previsão de encerramento em 31 de dezembro de 2018.
De acordo com a portaria ministerial, nesta fase, Anápolis e outros 28 municípios goianos estão listados para o desligamento, cuja data prevista é 31 de maio de 2017. As demais cidades que terão encerrada a transmissão do sinal analógico e a transmissão para o sinal digital, são: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas , Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, confirmou, recentemente, que Brasília já está preparada para oferecer sinal 100% digital de televisão. A análise foi feita durante a visita à torre de TV Digital, onde ele esteve para conhecer a infraestutura de geração e emissão, que permitirão a propagação do sinal de televisão aberto e digitalizado para a capital do país e mais 09 cidades do entorno do Distrito Federal (Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina).
A região será a primeira a fazer a transição para o sistema digital depois do teste-piloto no município goiano de Rio Verde, que ocorreu no início de 2016. O switch off na capital federal está previsto para ocorrer no dia 26 de outubro deste ano, e contará com a distribuição de 370 mil conversores para inscritos no programa Bolsa Família e no cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Para o ministro, a nova tecnologia proporcionará à população mais qualidade de som e imagem. "O governo federal busca ampliar a inclusão digital em todo o país. A oferta de conversores garante a igualdade de acesso para todas as classes sociais. Isso muda a realidade dos brasileiros", destacou.

Alertas na tela
A portaria 378, do Ministério das Comunicações, intensificou a divulgação que as redes de televisão terão de fazer para avisar os telespectadores sobre o desligamento. A campanha de alerta terá início um ano antes da data prevista para a transição em cada cidade.
O número de inserções do logotipo – indicação de que se trata de uma transmissão analógica - e de tarjas informativas sobre o desligamento vai aumentar à medida em que se aproxima a data-limite para o fim das transmissões analógicas.
Além disso, 180 dias antes do prazo final, começarão a ser exibidos cartelas informativas, e 75 dias antes, vídeos informativos aos telespectadores. As localidades onde o desligamento vai ocorrer neste ano, terão 30 dias para se adequar às novas regras. (Com informações do Diário Oficial da União e do Ministério das Cidades)

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...