(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Cursos de informática básica para idosos

Geral Comentários 14 de maio de 2015

“Estou realizando um sonho”, conta Dona Virgilina, 74, uma das idosas que está em fase de conclusão do curso gratuito oferecido pela instituição apaeana


O CDI Comunidade APAE Anápolis está concluindo mais um curso de informática básica voltada para idosos. Orientados pelos educadores sociais Jéssica Souza e Davi Gonçalves, os alunos aprenderam durante os últimos quatro meses a utilizar o computador e algumas de suas ferramentas. “Antes eu não sabia nem ligar um computador, agora uso a internet para manter contato com meus filhos que moram longe, uma em Uberlândia – MG e outro na Irlanda”, comemora o senhor Belmiro Cintra de 68 anos de idade.


Dona Virgilina Rodrigues, de 74 anos, soube do curso de informática oferecido pela APAE no Centro de Convivência de Idosos, CCI, onde participa de algumas oficinas. “Era meu sonho fazer um curso de informática para navegar na internet e saber notícias e ouvir músicas, agora já faço isso. Estou realizando um sonho”, confessa Virgilina que lamenta o tempo passar tão rápido enquanto está no laboratório de informática.


Em uma conversa com a vizinha, Dona Maria de Castro também soube do curso de informática para idosos e logo se matriculou. “Gosto muito de aprender coisas novas e, assim que comecei este curso, comprei um notebook e tenho acesso à receitas e assuntos religiosos, que são os meus preferidos”, expõe a senhora de 76 anos de idade.


De acordo com os educadores sociais dos cursos de informática do CDI Comunidade da APAE a didática do curso básico para idosos é voltada para o estilo de vida deles, tendo uma estética menos  empresarial e sim de maior cunho pessoal. “Vamos sentir bastante falta dessa turma, que nos marcou pela sua animação e interesse em realmente aprender”, ressaltam Jéssica e Davi.


Os experientes alunos foram unânimes na opinião que têm em relação aos professores. Garantem que, apesar de jovens, Jéssica e Davi são dedicados e sabem ensinar.


Cássio Felipe Correia, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa da APAE que é responsável pelo projeto CDI Comunidade na instituição, atesta que no universo da informática não há limites estabelecidos pela idade. “Os benefícios do acesso à informação também alcançam a turma da terceira idade, mantendo-os atualizados, elevando sua autoestima e mantendo a mente de cada um em exercício”, pontua.


Para o coordenador, a formação das turmas de idosos ultrapassa a satisfação no seu âmbito profissional. “É inarrável o contento em saber que a necessidade informacional e tecnológica destes alunos está sendo alcançada, atingindo o cotidiano deles de forma eficaz, não sendo apenas um passatempo, mas, de fato, um ganho para cada dos que estão envolvidos nesse processo, especialmente eles próprios”, declara Cássio.


Os cursos oferecidos pelo CDI são gratuitos e uma nova turma de informática básica para idosos com 20 vagas está prevista para ter início no segundo semestre deste ano.


Os interessados devem procurar o Departamento de Ensino e Pesquisa da APAE para realizarem sua pré-matrícula: 3098-3535.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...