(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Curió de Anápolis é campeão nacional

Geral Comentários 08 de janeiro de 2015

Lothar, como é chamado, se prepara, agora, para o campeonato nacional. Dono Da ave mostra como prepara seu pássaro para os torneios e a relação de amizade que tem com ele.


“Muito amigo meu”. Luiz Carlos de Oliveira Honorato, 60, comerciante e fazendeiro, dono do Magazine Anapolino, demonstra seu carinho pelos pássaros, ao falar sobre o seu curió, de nome Lothar, que em 2014 foi campeão nacional (Campeonato Brasil Central). No dicionário Tupy Guarany, curió significa ‘amigo do homem’. Ao todo, foram 18 etapas até a consagração do “passarinho” como campeão, sendo duas, uma em agosto e outra em novembro, realizadas no município de Anápolis.
Cada etapa do ‘Brasil Central’ vale 30 pontos. Lothar venceu o campeonato por antecipação, duas etapas antes do final do torneio, com 439 pontos. “Ele veio se revelar na minha mão”, explicitou Luiz Carlos de Oliveira, conhecido como Luiz Magazine, que comprou o bicho sem ter a intenção de colocá-lo para competir. Com a vitória, “o nome de Anápolis é elevado em todos os lugares”, destacou Luiz. Ele afirmou que recebe telefonemas de pessoas de todo o Brasil, em que outros criadores o parabenizam pela vitória. E, não é o primeiro título de Lothar. Em 2013, ele foi campeão do torneio de verão, regional Centro-Oeste.
Somente no Campeonato Brasil Central, Anápolis teve quatro curiós entre os dez mais bem colocados. “Entre os melhores do Brasil, Anápolis está bem. Muito bem”, destacou o criador Luiz que, hoje, possui aproximadamente 70 curiós e faz parte do Clube de Criadores de Pássaros de Anápolis e de outros grupos de criadores de pássaros. O quesito para ser campeão do ‘Brasil Central’, de acordo com Luiz Magazine, é ser o “passarinho que canta mais”. Em todas as 18 etapas, uma primeira marcação de tempo é feita às 08 horas, para a eliminação dos que cantam durante menos tempo. O cronômetro marca dez minutos.
Nesse tempo, os melhores curiós ficam no torneio, de acordo com o período em que cantam dentro dos dez minutos. Luiz explicou que, neste momento, aproximadamente 50% dos pássaros do torneio são eliminados. Às 11h30, ocorre a final da etapa. A marcação de tempo dura, desta vez, 15 minutos. O curió que ficar mais tempo cantando durante este período, ganha os 30 pontos da etapa. Ele se orgulha de que Lothar consegue cantar por, aproximadamente, nove minutos, o que o coloca em um nível para competir em outros campeonatos nacionais.
A partir de agosto, ocorrerá o Campeonato Brasileiro, com curiós de todo o Brasil. Lothar já se prepara para este desafio. Luiz Magazine acrescentou que, em 2014, para o ‘Campeonato Brasil Central’, percorreu mais de 10 mil quilômetros com o seu pássaro. Em todas as etapas, esteve acompanhado de sua esposa, Rosângela Honorato.
Encanto pelo canto
Luiz Carlos de Oliveira Honorato explicou sua paixão pelos pássaros: “É o canto, o entendimento que eles têm”. Ele mostrou ter intimidade e levar ao pé-da-letra o significado de curió, “amigo do homem”. “Quando ele está no torneio, eu chego e, às vezes, ele não está bom. Eu converso com ele, mando cantar e ele me obedece”, explicou sobre sua relação com Lothar. E, este encanto não vem de hoje. Entre oito e nove anos de idade, conforme de lembra, Luiz teve seu primeiro pássaro, comprado escondido do pai, no Mercado Municipal. “Foi o primeiro passarinho que eu comprei”.

Segredo
Para deixar o curió Lothar em condições de competir, é preciso treino e cuidado. A alimentação do pássaro é bem variada, com alpiste; painço; arroz de casca; milho, couve e pepino. Um funcionário trabalha durante meio período limpando as gaiolas, trocando a água e colocando comida para os 70 pássaros, todos os dias. Para treinar o canto, são realizados minitorneios aos domingos, em que criadores anapolinos se reúnem próximo ao campo de treinamento do Anápolis Futebol Clube.
No período da tarde, Lothar fica junto a uma curió fêmea. Este é um dos segredos para treinar o canto, explicou Luiz. “O segredo do passarinho bom, ganhar torneio, o segredo está na fêmea”, destacou. Ele entende que “a fêmea é que o faz cantar” e que “a fêmea é o termômetro do curió”. Para um bom treinamento da cantoria, é preciso “saber medir a quantidade de tempo que você deixa o curió com a fêmea”.

Desafios
Luiz Magazine lamenta que a divulgação do hobby de criar curiós ainda esteja a desejar: “Realmente, é uma falha nossa”. E indicou que os criadores buscarão maneiras de “divulgar mais” a criação de pássaros. Ele, que é o único criador de pássaros na família, incentiva outras pessoas a se envolverem neste hobby. E elucida que, para começar, é preciso ter uma autorização do IBAMA. Orgulhoso, Luiz posa com Lothar para uma sessão de fotos após a entrevista, ao lado de inúmeros troféus conquistados por outros pássaros seus. Ele está confiante e acredita que “tem muita possibilidade” da vitória de Lothar no Campeonato Brasileiro, que começa em agosto. Luiz não vai inscrever o pássaro no torneio de verão, que tem início em janeiro, pois, por enquanto, Lothar “vai descansar e procriar”.
Serviço
Telefone para interessados em criar pássaros: 62 - 9198-0120.

Autor(a): Felipe Homsi

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...