(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Cruzada pela segurança no trânsito é promovida nas escolas

Trânsito Comentários 09 de outubro de 2014

Objetivo é fazer com que os alunos se tornem “amiguinhos do trânsito”. Mais de 30 mil estudantes já participaram das ações de conscientização promovidas pela CMTT


Os alunos das escolas municipais de Anápolis podem participar da construção de um trânsito melhor e, também, fiscalizar se seus pais ou responsáveis estão dirigindo com segurança. Para que isto se torne realidade, a ‘Cruzada pela segurança no trânsito’ é realizada nas instituições de ensino do município. Somente em 2014, mais de 30 mil estudantes já participaram da iniciativa, o mesmo número registrado em 2013.
“Ele (aluno) vai ser um amiguinho do trânsito”, explicou o diretor-geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes do município, Alex de Araújo Martins. A novidade, explicou, é que, este ano, os professores, diretores, coordenadores e demais colaboradores das escolas participarão das ações. Ele entende que o “professor é um formador de opinião e conhece a realidade in loco (das escolas)” e que, “quando o professor fala, o aluno grava”.
As crianças vão receber uma espécie de talonário, um bloco de papel onde anotarão as infrações de trânsito dos seus pais. Estas informações serão recolhidas pela CMTT e utilizadas, posteriormente, para que a Companhia saiba quais são os principais desvios de conduta no trânsito dos pais desses alunos e para que sejam feitas estratégias de conscientização. No talonário haverá jogos educativos e informações sobre o trânsito.
“Como vai receber esse livreto, a criança observará o comportamento daquela pessoa que a leva para a escola”, declarou o diretor Alex de Araújo. Outras ações serão feitas, como o incentivo à utilização das informações do livreto nas disciplinas de sala de aula, com conceitos de física; matemática; português, geografia, sob a ótica do trânsito.
Pais desobedientes
Alex de Araújo Martins citou algumas das infrações cometidas por pais de alunos e que darão trabalho para os “amiguinhos do trânsito”. Os principais desvios constatados são a fila dupla nas proximidades dos colégios e a utilização do celular enquanto dirige. Já, os estudantes, também cometem seus deslizes, como atravessar a rua fora da faixa de pedestre e/ou falando ao celular. Para reforçar as ações da ‘Cruzada pela segurança no trânsito’, nesta sexta-feira, 10 de outubro, a CMTT vai participar de reuniões de pais que estão sendo realizadas nas instituições de ensino locais.

Vou de táxi
CMTT anuncia instalação de abrigos nos pontos de táxi
A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes anunciou que a instalação de abrigos em 16 pontos de táxi do Município já foi realizada neste segundo semestre. O objetivo, de acordo com o órgão, é dar um ambiente mais confortável para os motoristas e facilitar a visualização do ponto por parte dos usuários. “Criando uma identificação do próprio trânsito”, explicou o diretor do CMTT, Alex de Araújo. Mapas do sistema viário, telefones úteis, informações sobre a Cidade e a identidade visual da Prefeitura estão pintados ou adesivados nos pontos. Uma estrutura metálica, com proteção contra mau tempo, ou “casinha”, foi construída nos pontos reestruturados.

Autor(a): Felipe Homsi

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

Semana Nacional registra redução de acidentes em ruas e rodovias

21/09/2017

A redução dos índices de violência no trânsito demonstra que as políticas públicas municipais de educação para o set...

Campanha conscientiza sobre o uso da faixa de pedestres

24/08/2017

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), através da diretoria de Educação, continua com ações de conscie...

Frota de Anápolis registra pequeno crescimento

24/08/2017

A frota de veículos emplacados em Anápolis teve crescimento pequeno no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao mes...

Estacionamento de veículos em calçadas será regulamentado

10/08/2017

O uso de calçadas para estacionamento de veículos vai ser regulamentado em Anápolis, através de um capítulo específico ...