(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Crianças e adolescentes lutam para representar Anápolis em concurso nacional

Cidade Comentários 11 de novembro de 2016

Banda de Percussão “Leiny Lopes de Souza” busca apoio da comunidade para participar de concurso nacional de bandas e fanfarras no Rio de Janeiro


Fundada no dia 18 de outubro de 2012, a Banda de Percussão “Leiny Lopes de Souza” (BPLLS) vem, de lá para cá, colecionando vários e importantes títulos em concursos regionais e nacionais. A mais recente foi no II Campeonato de Bandas e Fanfarras, ocorrido no dia 29 de outubro último, na cidade de Santo Antônio de Goiás. Neste certame, o grupo, que é formado por 40 crianças e adolescentes da região do setor Calixtópolis, onde se localiza o Colégio Estadual “Leiny Lopes de Souza”, obteve a primeira colocação em todos os quesitos de avaliação: Corpo musical, Mor (Comandante), Balizador (Ginástica rítmica) e Corpo coreográfico (Dança).
Com o resultado alcançado, a Banda garantiu sua participação no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. A competição será na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de dezembro.
Sem recursos
O problema é que a banda não dispõe de recurso para bancar as despesas da viagem. Através de uma iniciativa do vereador Sargento Pereira (PSL), um ônibus foi disponibilizado pela reitoria da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Agora, o desafio é conseguir em torno de R$ 4,5 mil para custear as despesas de óleo diesel, pedágios e as diárias do motorista. Além, ainda, da alimentação dos componentes da banda na viagem e nos dias de permanência em Barra Mansa.
Segundo o professor e maestro Paulo Sérgio da Mota, os integrantes do grupo estão vendendo jujuba e água em algumas ruas da Cidade, com o objetivo de arrecadar dinheiro para bancar a compra de arroz, feijão e outros alimentos que eles próprios deverão preparar no período da viagem. Fica, portanto, faltando a parte mais pesada: a dos gastos do transporte.
As crianças e adolescentes que integram a banda têm na faixa de 08 a 15 anos de idade e, quase todas, são selecionadas entre as famílias de baixa renda, algumas delas, residentes em ocupações urbanas (invasões), como no Bairro Laranjeiras. São menores que vivem em ambientes de vulnerabilidade social. E, mesmo assim, estão constantemente engajados em campanhas sociais para ajudarem às pessoas carentes da região.
“A origem humilde dos próprios integrantes faz com que eles, conhecedores que são da realidade próxima de cada um, tenham um olhar diferente para com o seu próximo. E, isso faz com que, ainda na flor da idade, sejam também pessoas melhores, bons alunos e cidadãos conscientes”, destaca o maestro.
Com tantos predicativos, estes garotos merecem o reconhecimento da sociedade e, consequentemente, a oportunidade de levarem a sua música e evoluções para o certame nacional, representando o Município de Anápolis. A hora, portanto, é propícia para que eles possam receber de volta pelo trabalho e pelo exemplo que têm dado.
As pessoas ou empresas que tiverem interesse em ajudar ou conhecer melhor o trabalho da Banda de Percussão “Leiny Lopes de Souza” podem entrar em contato com o maestro Paulo Sérgio, pelo telefone: 9 9101-8903 (WhatsApp).

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...