(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Crianças atendidas no Projeto recebem certificados

Cidade Comentários 04 de dezembro de 2015

Elas participaram de um curso durante o ano sobre cidadania e primeiros socorros e estão preparados para agir em situações de emergência


O Projeto Samuzinho concluiu, neste mês, o treinamento de sua sétima turma. Os 43 alunos que atenderam às aulas de cidadania e primeiros socorros receberam seus certificados de conclusão de curso, na manhã desta quarta-feira, 2. Dentre os formandos, dois receberam uma homenagem especial. O motivo é que eles tiveram 100% de aproveitamento em todas as disciplinas e, inclusive, assiduidade. O projeto é desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Luiz Carlos Bento da Silva filho, 11 anos, é um deles. Ele já sabe o que quer fazer para o resto da vida: salvar vidas. “Eu me esforcei muito durante o ano para aprender”, disse. Agora, ele tem uma grande expectativa que é conseguir colocar em prática o conteúdo do curso e poder ajudar as pessoas.
O outro formando homenageado é Higor Jesus Vieira Silva, 11 anos, e também sonha em fazer parte da equipe do SAMU quando for adulto. Ele garante que aprendeu a sua missão. “Nós aprendemos a fazer imobilização, retirada de capacete, e várias outras coisas que pode salvar a vida de uma pessoa envolvida em um acidente. Também aprendi que não podemos passar trotes e agora eu sou responsável por repassar essas informações”, disse.
Para o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Teixeira, é gratificante participar de mais uma formatura, que já somam mais de 150 crianças que fizeram parte do Projeto. “A partir de hoje, essas crianças aqui presentes são multiplicadoras da mensagem do Samu para conscientizar melhor as pessoas de quando realmente o acionar o serviço, não passar trotes e os primeiros cuidados quando alguém está passando mal ou está envolvida em um acidente. São ensinamentos que eles levarão para a vida inteira”, falou.
Para o prefeito João Gomes, a satisfação no rosto das famílias e crianças ao receber este certificado é um verdadeiro presente. “Esse curso faz desses garotos e garotas que passam pelo Projeto Samuzinho verdadeiros cidadãos”. Segundo o prefeito, eles passam a ser formadores de opinião e vão carregar esse aprendizado para as suas escolas, famílias, vizinhos e amigos, mesmo na sua faixa etária. “Então seus grupos de relacionamento passam a ser influenciados de maneira positiva. Com isso a cidade cresce e o poder de multiplicação é muito grande”, destacou João Gomes.
Estiveram presentes na cerimônia de formatura, além do prefeito João Gomes e do secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, a primeira-dama Lucimar Gomes, o secretário de emprego e renda, Ilmar Lopes; o coordenador geral do Samu, Sérgio Marques; a coordenadora do Projeto Samuzinho, Sandra Mendes; o representante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Duarte, a representante do Conselho Municipal de Educação, Marlene Rocha Ribeiro; a representante do deputado federal Rubens Otoni, Marta Rodrigues, e a representante da Caixa Econômica Federal, Elma Aparecida.

Projeto Samuzinho
O Projeto Samuzinho tem o objetivo de promover educação permanente das crianças, alertá-las sobre os prejuízos provocados pelos trotes, informar as funções do Samu e orientá-las sobre primeiros socorros. Durante todo o ano, as crianças envolvidas no Projeto participaram de aulas e promoveram capacitações sobre primeiros socorros em escolas de enfermagem do município.
Para fazer parte do Samuzinho as crianças devem ter entre 7 e 10 anos de idade e estudar em escola municipal. As inscrições para a próxima turma estarão abertas a partir do mês de fevereiro de 2016. Já foram formadas mais de 150 crianças desde o início do projeto, em 2010.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...